Célula eucarionte 6y5y60

As células eucariontes são tipos de células que têm DNA linear, núcleo organizado e organelas membranosas. Estão presentes em animais, plantas, fungos e protistas. 5n3c6b

Célula eucarionte é um dos dois tipos celulares existentes e é a característica comum entre os seres vivos do domínio Eukarya. Estão presentes nos animais, plantas, fungos e protistas e podem ser encontradas em organismos unicelulares e multicelulares. As principais características dessas células são: presença de núcleo organizado isolado do citoplasma por membrana nuclear; DNA linear ligado a histonas; e presença de organelas membranosas. 55up

A célula eucarionte tem estrutura composta por núcleo, citoplasma e membrana plasmática. O citoplasma é a denominação dada ao conjunto formado pelas subestruturas celulares — as organelas — e o citosol. As organelas da célula eucarionte são: mitocôndria, lisossomo, peroxissomo, retículo endoplasmático (liso e rugoso) e complexo de Golgi. As células eucariontes têm organização complexa e genoma rico em DNA regulador.

Leia também: Qual a diferença entre células animais e células vegetais?

Resumo sobre célula eucarionte 57s5f

  • A célula eucarionte é o tipo celular presente em todos os representantes do domínio Eukarya.
  • Animais, plantas, fungos, algas, amebas e protozoários têm células eucariontes.
  • As células eucariontes têm núcleo organizado e isolado por membrana nuclear.
  • O DNA eucarionte é linear e está ligado a histonas.
  • Organelas membranosas são exclusivas das células eucariontes.
  • A estrutura da célula eucarionte pode ser dividida em núcleo, citoplasma e membrana plasmática.
  • As organelas membranosas incluem os lisossomos, mitocôndrias, retículos endoplasmáticos liso e rugoso, e complexo de Golgi.
  • Algumas organelas são exclusivas de alguns grupos eucariontes, como os cloroplastos nas células vegetais.

O que é uma célula eucarionte? 3u721t

A célula eucarionte é um dos dois tipos celulares existentes entre os seres vivos, sendo a característica comum dos representantes do domínio Eukarya. Essas células estão presentes em animais, plantas, fungos, algas e protozoários.

A característica distintiva mais marcante das células eucariontes é a presença de membrana nuclear (também chamada de carioteca ou envoltório nuclear). Essas células têm núcleo organizado delimitado pela membrana nuclear, que separa o conteúdo do núcleo do citoplasma celular.

A palavra eucarionte tem origem etimológica grega, na qual karyon se refere a núcleo, centro, e eu se refere a verdadeiro. As células eucariontes são aquelas que têm um núcleo verdadeiro.

Características da célula eucarionte 1mi9

As células eucariontes têm núcleo organizado que abriga DNA em forma linear com e estrutural fornecido por proteínas chamadas histonas. O tamanho das células eucariontes é grande quando comparado ao tipo celular procarionte, assim como a complexidade de suas estruturas. Existem diversas estruturas subcelulares — as organelas — que desempenham funções específicas nas células eucariontes. Seres vivos formados pelo tipo celular eucarionte podem ser unicelulares ou pluricelulares e têm genoma rico em DNA regulador.

Veja também: Quais são as características gerais dos seres vivos?

Diferenças entre célula eucarionte e célula procarionte 1t1f6o

A célula eucarionte tem DNA linear, núcleo organizado delimitado por membrana nuclear e organelas celulares membranosas. Representantes eucariontes podem ser unicelulares ou pluricelulares e incluem animais, plantas, fungos, algas e protozoários. A célula procarionte tem DNA circular, não tem membrana celular e não tem núcleo organizado.

A única organela presente nas células procariontes são os ribossomos. Representantes procariontes são exclusivamente unicelulares e incluem as bactérias e as arquibactérias. Para saber mais sobre essas diferenças, clique aqui.

Seres eucariontes 3b26n

Os seres formados por células eucariontes incluem os representantes dos seguintes reinos:

  • Reino Animalia;
  • Reino Plantae;
  • Reino Fungi;
  • Reino Protista.

Com exceção das bactérias e arquibactérias (Reino Monera), todos os outros organismos são formados por células eucariontes. Os seres vivos eucariontes podem ser unicelulares ou pluricelulares e incluem os animais, plantas, fungos e protistas (como algas, protozoários e amebas).

Estrutura da célula eucarionte 6x43v

As células eucariontes têm estruturas que são comuns a todas as células desse tipo. São elas:

  • Núcleo: o núcleo da célula eucarionte é envolvido pela membrana nuclear e isola o DNA linear do citoplasma celular. O núcleo tem uma região dedicada à síntese de ribossomos chamada nucléolo.
  • Citoplasma (com organelas membranosas): é a denominação dada à região da célula entre o núcleo e a membrana plasmática. Inclui o citosol, as organelas e o citoesqueleto. O citosol é um líquido transparente e viscoso que preenche o espaço intracelular e fornece um meio adequado para as estruturas subcelulares. As organelas são estruturas que desempenham funções específicas na célula. O citoesqueleto é composto com uma trama de proteínas que mantém a forma e dá sustentação à célula. Para saber mais sobre o citoplasma, clique aqui.
  • Membrana plasmática: estabelece o limite entre a célula e o meio e é composta por uma bicamada fosfolipídica com proteínas aderidas. Participa da regulação da entrada e saída de substâncias na célula, da comunicação intercelular, da manutenção do equilíbrio químico e elétrico e, de forma geral, fornece proteção à célula. Saiba mais sobre essa membrana clicando aqui.

Organelas da célula eucarionte 4f3q6c

As células eucariontes têm diversas organelas, como os ribossomos e um conjunto de organelas chamadas de membranosas (retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomo e mitocôndria).

Ilustração da estrutura de duas células eucariontes, animal e vegetal, com os nomes de suas organelas.
A célula eucarionte contém núcleo, citoplasma, membrana plasmática e organelas membranosas.
  • Ribossomos: organelas formadas por rRNA e responsáveis pela síntese proteica. Realizam a tradução de mRNA, formando cadeias polipeptídicas. Os ribossomos são o único tipo de organela presente tanto nas células eucariontes como nas células procariontes.
  • Lisossomos: organelas compostas por compartimentos membranosos preenchidos com enzimas. São originados no complexo de Golgi, têm função digestiva e são responsáveis por degradar moléculas. Estão relacionados à manutenção e limpeza celular, ao reparo de estruturas celulares e à digestão de partículas fagocitadas.
  • Mitocôndrias: organela responsável pela respiração celular. Esse processo utiliza glicose e oxigênio para produzir energia para célula em forma de ATP. O ciclo de Krebs ocorre na mitocôndria. Essas organelas têm dupla membrana e DNA próprio de formato circular, características envolvidas na teoria endossimbiótica.
  • Retículo endoplasmático: tem função metabólica relacionada à síntese, ao armazenamento e ao transporte de substâncias. O retículo endoplasmático liso (REL) está relacionado ao processamento de substância lipídicas, enquanto o retículo endoplasmático rugoso (RER) está associado ao processamento de substâncias proteicas e tem ribossomos aderidos.
  • Vacúolo: organela relacionada à osmorregulação celular. Em células vegetais, o vacúolo é único e extenso. Nas células animais, frequentemente essas organelas são múltiplas e diminutas.
  • Peroxissomos: são organelas capazes de autorreplicação e que têm função relacionada à produção de enzimas digestivas. Atuam na degradação de moléculas e na produção de secreções enzimáticas, como os ácidos biliares. Estão presentes na maioria das células eucariontes.
  • Complexo de Golgi: também chamado de aparato de Golgi, essa organela é composta por diversas membranas e atua no processamento de substâncias no que diz respeito ao seu transporte e armazenamento. Sua estrutura tem vesículas membranosas empilhadas e conectadas chamadas de cisternas. Saiba mais sobre essa estrutura clicando aqui.

Algumas organelas eucariontes são exclusivas a alguns grupos:

  • Organelas exclusivas da célula vegetal: as células vegetais são eucariontes e têm as estruturas e organelas típicas desse tipo celular. Organelas exclusivas das células vegetais são o cloroplasto, que contém clorofila e está relacionado à fotossíntese; o aminoplasto, responsável pelo armazenamento de aminos em algumas células vegetais; e a parede celular, estrutura rígida que dá forma e sustentação às células vegetais.
  • Centríolos e microtúbulos: estão presentes nas células dos organismos eucariontes, com exceção dos fungos e das plantas gimnospermas e angiospermas (com sementes). Os centríolos são formados por microtúbulos, e esse conjunto tem o nome de centrossomo. Tem funções relacionadas à estrutura e sustentação, atuando na movimentação do DNA durante a divisão celular e formando estruturas de mobilidade como cílios e flagelos.

Saiba mais: Os três tipos de RNA e suas principais funções

Exercícios resolvidos sobre célula eucarionte 3h33z

1. (Enem) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

a) núcleo.

b) mitocôndria.

c) peroxissomo.

d) complexo golgiense.

e) retículo endoplasmático.

Resposta: B)

De acordo com o enunciado, a nanopartícula tem como alvo bloquear o ciclo de Krebs. A mitocôndria é responsável pela respiração celular e é nessa organela que acontece o ciclo de Krebs. Dessa forma, o endereçamento feito pelo peptídeo sinal deve ser para a mitocôndria.

2. (Enem) Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas.

Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

a) Ribossomos e mitocôndrias, ausentes nas células animais.

b) Centríolos e lisossomos, organelas muito numerosas nas plantas.

c) Envoltório nuclear e nucléolo, característicos das células eucarióticas.

d) Lisossomos e peroxissomos, organelas exclusivas de células vegetais.

e) Parede celular e cloroplastos, estruturas características de células vegetais.

Resposta: E)

Para diferenciar a célula animal (pele de rato) da célula vegetal angiosperma (flor de margarida), devemos procurar pelas organelas exclusivas desses tipos celulares. Centríolos poderiam ser encontrados apenas nas células animais, enquanto cloroplastos e parede celular poderiam ser encontrados apenas nas células vegetais. A única alternativa que atende corretamente a esses critérios é a letra E.

Fontes

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.


Fonte: Brasil Escola - /biologia/celulas-eucariontes.htm