Geografia

Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas. Logo, a Geografia estuda a relação entre a sociedade e o meio.

Conteúdos de Geografia


Astronomia

A astronomia é a ciência mais antiga do mundo. Ela investiga os corpos celestes em sua estrutura, formação e ciclo de vida, além dos fenômenos que acontecem no Universo.

Cartografia

A cartografia é uma área do conhecimento que se dedica à representação da superfície terrestre em escala reduzida e ao desenvolvimento de técnicas para a leitura de mapas.

Curiosidades da Geografia

Essa seção possui diversos artigos que abordam sobre as curiosidades referentes à geografia.

PUBLICIDADE

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fontes de energia

Fontes de energia são opções energéticas com origens diversas. Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis.

Geografia ambiental

A Geografia ambiental é uma área de estudo de grande importância para a sociedade. Com ela, compreendemos nossa relação com a natureza e pensamos em estratégias para o futuro.

Geografia econômica

A Geografia econômica é uma área da Geografia que se dedica ao estudo das atividades econômicas e produtivas e da maneira como elas se relacionam com o espaço geográfico.

Geografia Física

Geografia Física é uma subárea relacionada com o estudo da Terra e seus fenômenos, seja na superfície terrestre, seja no seu interior, ou sua relação com a atmosfera.

Geografia Geral

A Geografia Geral engloba os estudos sobre as múltiplas espacialidades da sociedade contemporânea e suas significações históricas.

Geografia urbana

A geografia urbana é uma área do conhecimento geográfico que pertence ao campo da geografia humana e se dedica à compreensão e análise das cidades e do espaço urbano.

Meios de transporte

Meios de transporte fazem parte da infraestrutura de um lugar, e a sua presença e aperfeiçoamento constantes são fundamentais para a população e economia.

Oceanos

Os oceanos são imensos reservatórios de água salgada que recobrem 70% da superfície terrestre. São cinco: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

Países

O mundo é atualmente composto por um conjunto de 193 países reconhecidos internacionalmente. Todos apresentam um território, um sistema de governo próprio e uma população.

Pensadores da Geografia

Os principais pensadores da Geografia destacaram-se por conferir os postulados básicos e principais dessa ciência.

Artigos de Geografia


29 de maio — Dia do Geógrafo

O Dia do Geógrafo é comemorado no dia 29 de maio. Essa data é um reconhecimento da importância desse profissional para a sociedade.

5 formas de estudar Geografia sem ler livros

5 formas de estudar Geografia sem ler livros são por meio dos jogos, dos eios, das fotografias, do o a jornais, revistas e redes sociais e dos próprios questionamentos.

Bacia Platina

Bacia Platina abrange uma área que percorre Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, sendo importante hidrovia para esses países e meio de ligação com o Atlântico.

Bacias hidrográficas

Bacias hidrográficas são áreas delimitadas pelo relevo, formadas por um rio principal e seus afluentes, águas da chuva via escoamento, nascentes, e lençol freático.

Brasília

Brasília é a capital federal do Brasil e é uma das maiores cidades do país. Possui grande importância política, pois abriga a sede do Governo Federal.

Cânions

Cânions são formações rochosas esculpidas em vales profundos graças às ações dos rios e à movimentação de placas tectônicas e da erosão eólica ao longo de milhões de anos.

Categorias da Geografia

As categorias da Geografia são conceitos-chave que nos auxiliam na compreensão do espaço geográfico. São quatro categorias principais: território, região, paisagem e lugar.

Esgoto

Esgoto é a água depois de usada pelos seres humanos nas atividades domésticas e econômicas, o que muda a composição desse recurso e demanda tratamento para retorná-lo ao meio.

Estado laico e Estado religioso

Para compreender a relação dos governos e instituições políticas com as instituições religiosas, é importante conhecer a diferença entre Estado Laico e Estado Religioso.

Fordismo

O fordismo foi um modelo de produção industrial desenvolvido pelo empresário estadunidense Henry Ford no início do século XX.

Geografia Humana

A Geografia Humana é uma área do conhecimento geográfico que se dedica à compreensão da relação entre os seres humanos e o meio em que vivem, e da sua organização no espaço.

Importância da Geografia

A importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.

O trabalho do Geógrafo na sociedade

O trabalho do geógrafo é muito importante para a sociedade, pois ele está relacionado ao meio ambiente, planejamento urbano e até mesmo turismo.

Racismo ambiental

O racismo ambiental é um problema que afeta as minorias étnicas e está atrelado ao impacto desproporcional da degradação do meio ambiente sofrido por essa camada da população.

Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016)

Uma série de fatores fez com que os países permanentes (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) promovessem a suspensão da Venezuela do Mercosul.

Volvismo

O volvismo é um modelo de produção que foi empregado nas fábricas da Volvo nas décadas de 1970 e 1980. Baseia-se na qualificação da mão de obra e autonomia do trabalhador.

Videoaulas


Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Geografia é, nos dias atuais, a ciência que estuda o espaço geográfico, produzido por meio da dinâmica das relações estabelecidas entre o homem e o meio. Em suma, a Geografia analisa a dinamicidade das relações entre a sociedade e a natureza, capazes de transformar o espaço geográfico. A maneira como essas relações são estabelecidas confere à Geografia sua identidade e importância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estudo das dinâmicas estabelecidas no espaço geográfico permite compreender a organização do espaço terrestre, contribuindo para que a sociedade alcance meios de explorar e transformar o meio ambiente sem agredi-lo. Dessa forma, desenvolvem-se alternativas para melhorar as relações socioespaciais.

É válido lembrar, contudo, que essa definição não é unânime entre os geógrafos, pois a Geografia, enquanto ciência, sofreu diversas transformações ao longo dos anos. Portanto, não há como afirmar que haja um consenso entre estudiosos a respeito do objeto de estudo e da orientação metodológica dessa área.

Leia também: Produção do espaço geográfico

Tópicos deste artigo

O que a Geografia estuda?

Geografia é a ciência que estuda as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre a sociedade e o meio. Esse espaço é transformado pelo homem e está, por isso, em constante modificação. Contudo, é difícil limitar o que é estudado pela Geografia ou não, visto que essa é uma ciência horizontal, ou seja, seu campo de estudo é amplo e relaciona-se com outras ciências, transcendendo seu próprio saber.

Assim, a Geografia, em virtude de sua orientação, é diferenciada dos demais saberes científicos. Trata-se de um estudo categorial, que abrange conceitos que definem sua orientação, como lugar, paisagem, território e região.

Professor de Geografia mostrando o Mapa-Múndi.
Atualmente, o objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico, no qual se estabelecem as relações entre o meio e a sociedade.

O que significa Geografia?

A palavra “geografia” tem origem grega e é formada pelos radicais “geo”, que significa Terra, e “grafia”, que significa descrição. Essa nomenclatura refere-se à definição antiga da ciência geográfica, que relacionava Geografia somente aos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Leia também: Os dois principais tipos de paisagem

Construção da Geografia como ciência

A Geografia é uma ciência que foi construída, ou desconstruída, ao longo dos anos. Isso ocorreu pelo fato de que, ao longo do tempo, essa ciência ou por diversas alterações em relação às correntes filosóficas e aos processos históricos vividos pelas sociedades. Ao longo de toda essa transformação, os conceitos-chaves que norteavam o estudo da Geografia renovaram-se, alterando a abrangência dessa área de estudo. Região, território, lugar, paisagem e espaço são os principais conceitos-chaves que fizeram parte dessa (des)construção.

A Geografia ficou conhecida como Geografia Tradicional do período que se estendeu de 1870, quando essa ciência foi institucionalizada nas universidades europeias, até 1950. Nesse período, foram privilegiados os conceitos “região” e “paisagem” como objeto de estudo da Geografia. Portanto, o espaço, nesse momento, não era um conceito-chave para o estudo geográfico.

Em meados dos anos 50, no período pós-guerra, no qual o mundo experimentava o aparecimento de diversos avanços tecnológicos, surgiu uma nova geografia. Nesse período, o conceito-chave “espaço” ou a orientar o pensamento geográfico. Todo o estudo geográfico anterior a essa época pregava a neutralidade, sem se preocupar com os problemas sociais, pois acreditavam que esses problemas não deveriam ser estudados por geógrafos.

Surgiu, então, o que ficou conhecido como Geografia Crítica, que acreditava que os geógrafos deveriam engajar-se politicamente, ou seja, não desvincular a produção científica do contexto histórico. O espaço, então, ou a ser visto como espaço social, no qual se estabelecem as relações entre a sociedade e o meio. O principal representante dessa corrente filosófica no Brasil foi o geógrafo Milton Santos.

As correntes da Geografia conhecidas como Humanista e Cultural surgiram nesse mesmo período, contudo, apresentaram uma nova noção de espaço: o espaço vivido, no qual se destacam as experiências vividas e os aspectos subjetivos. Assim, o conceito-chave deixou de ser “espaço” e tornou-se “lugar”. O lugar representa, então, a subjetividade, as experiências, o cotidiano, a ligação da sociedade com o meio por meio do simbólico.

A Geografia, portanto, é palco de diversas discussões a respeito de seu objeto de estudo, visto que, ao longo dos anos, essa ciência ou por períodos de construção e desconstrução de seu pensamento.

Ramos da Geografia

A Geografia é dividida em alguns ramos, o que não significa que essa ciência deve ser estudada de forma compartimentada. Essa divisão é feita apenas para nortear os estudos, visto que as relações entre o meio e a natureza são indissociáveis.

As duas frentes principais da Geografia são:

1. Geografia Geral

→ Geografia Humana: estuda a interação entre a sociedade e o espaço, envolvendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais. A Geografia Humana divide-se em categorias, como Geografia Urbana, Geografia Rural e Geografia Econômica.

Ilustração de um professor de Geografia em sala de aula.
A Geografia Humana é um dos ramos da Geografia, e seu estudo é pautado nas relações sociais, econômicas e políticas.

→ Geografia Física: estuda a dinâmica da Terra e dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. A Geografia Física divide-se em categorias, como Climatologia, Geomorfologia, Geografia Ambiental e Hidrologia.

2. Geografia Regional

A Geografia Regional estuda as regiões da Terra de forma descritiva, a fim de entender as características e particularidades de cada uma delas.

Estante com livros e diversos objetos utilizados nas aulas de Geografia.
A Geografia Regional é um dos ramos da Geografia e compreende os estudos das regiões que constituem a Terra.

Qual é a importância da Geografia?

É essencial entender as relações entre o meio e a sociedade. É por meio dessas relações que podemos compreender a dinâmica do mundo, os processos históricos que interferem nela e a influência das características geográficas em uma determinada cultura.

Por meio da Geografia, podemos compreender os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e suas implicações sobre a sociedade. Podemos distinguir as diferenças culturais, econômicas e políticas entre os povos.

A Geografia permite que analisemos nossa relação com o meio, com os recursos naturais e com tudo aquilo que a natureza fornece para a manutenção da vida. Permite ainda compreender como a sociedade impacta positivamente e negativamente o meio, oferecendo alternativas para preservá-lo.

A compreensão do espaço geográfico e das alterações que o homem provoca nele permite-nos analisar nossa existência, nossa história e, por que não, nosso futuro.

Frases de importantes geógrafos

Quadro com o escrito "Frases de importantes nomes que influenciaram a Geografia"
O geógrafo Milton Santos foi um dos grandes influenciadores do pensamento geográfico brasileiro.

→ Milton Santos

"O poder da Geografia é dado pela sua capacidade de entender a realidade em que vivemos."

"A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une."

→ Yves Lacoste

A Geografia deve ser para o espaço o que a História é para o tempo.”

Pois, a Geografia serve, em princípio, para fazer a guerra.”

Fontes:

SANTOS, Milton. O papel ativo da Geografia — Um manifesto. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/wp-content/s/2011/08/O-papel-ativo-da-geografia-um-manifesto_MiltonSantos-outros_julho2000.pdf.

MEC. Objetivos do ensino da Geografia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Geografiaparte2de6.PDF.

NITSCHE, Júlio Cesar Vaz. Espaço... Realmente é o objeto de estudo da Geografia? Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/exatas/article/viewFile/753/669.

SILVEIRA, Samuel. Objeto de estudo Geográfico em Milton Santos: em busca da sistematização da vida. Disponível em: http://www.novoscursos.ufv.br/graduacao/ufv/geo/www/wp-content/s/2013/08/Samuel-Silveira.pdf.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Globo terrestre, objeto muito utilizado nas aulas de Geografia.
Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e as relações entre a sociedade e o meio em são estabelecidas.
Deseja fazer uma citação?
SOUSA, Rafaela. "Geografia"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia. o em 22 de maio de 2025.
Copiar