Artes

As artes são expressões da capacidade humana de imitar a natureza e de atribuir sentido à sua existência.

Conteúdos de Artes


Música

Artigos de Artes


Abaporu

Abaporu é uma pintura modernista de Tarsila do Amaral. Essa obra possui caráter nacionalista e inspirou o escritor Oswald de Andrade a criar o movimento antropófago.

Mona Lisa

Mona Lisa é uma pintura de Leonardo da Vinci e, provavelmente, o trabalho mais famoso desse artista. Atualmente é parte do acervo do Museu do Louvre, em Paris.

A Arte Grega

A estrutura das cores

A Percepção das Cores

Anita Malfatti

Anita Malfatti, pintora brasileira, é considerada a precursora do modernismo no Brasil. Sua exposição de 1917 foi de suma importância para o desenvolvimento desse movimento.

Arte Cênica

Arte Cristã Primitiva – A fase oficial

Arte e História

Artesanato

Candido Portinari

Candido Portinari foi um pintor paulista. Suas obras apresentam elementos neorrealistas, cubistas e expressionistas. A tela Café é uma de suas obras mais conhecidas.

Cores

Cores primárias

As cores primárias são as que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores.

Cosplay

Dadaísmo

O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”.

Desenho

Desenho é basicamente uma composição bidimensional constituída por linhas, pontos e formas. Há desenhos simples em que é empregada pouca técnica e outros mais sofisticados.

Desenhos em Quadrinhos

Escultura

A Escultura é a arte das formas espaciais em terceira dimensão, isto é, seu significado está na transformação da matéria bruta em peças com significado.

Expressionismo

O expressionismo é um movimento artístico de vanguarda ocorrido no início do século XX. Seu principal representante é Edvard Munch, autor da famosa obra O grito.

Fauvismo

O Fauvismo é um movimento associado à pintura sa, cujas obras apresentam simplicidade e cores puras. Um dos principais pintores desse estilo é Matisse.

Futurismo

Arte de vanguarda que enfatizava a velocidade, o futurismo glorificava a tecnologia, a cidade, as máquinas e as invenções da Segunda Revolução Industrial.

Grafite

O grafite é uma expressão artística realizada em espaços públicos. Essa arte surgiu da realidade da periferia urbana e evidencia críticas sociais.

História do cinema

A história do cinema é marcada por muitos avanços e inovações tecnológicas que ocorrem desde a sua criação, em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895.

Impressionismo

O impressionismo é um movimento artístico francês surgido no final do século XIX. Artistas impressionistas, como Claude Monet, retrataram paisagens com contornos imprecisos.

Mangá

O mangá se diferencia das histórias em quadrinhos tradicionais pela forma de lê-lo, da direita para a esquerda, e pelos traços em preto e branco.

Memórias de um cinema de relíquias

Miniaturismo

Minimalismo

Neoclassicismo

O neoclassicismo é um estilo de época do século XVIII. Ele é antibarroco e valoriza a racionalidade. Artistas como o francês Ingres e o italiano Canova são neoclássicos.

Neoconcretismo

Neoconcretismo é um movimento artístico de origem brasileira que surgiu no final da década de 1950. A principal característica de suas obras é seu caráter interativo.

Neorrealismo

O neorrealismo é um movimento artístico do século XX. Ele está associado a uma arte ideológica que denuncia os problemas sociais.

O que é dança?

Dança é uma prática de expressão e movimento corporal. A dança relaciona aspectos culturais e sociais e é constituída de elementos como espaço, som, corpo e movimento.

Op-art

Origami

O origami teve origem no Japão, mas foi aperfeiçoado e propagado pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses.

Pablo Picasso

Nascido na Espanha, Pablo Picasso é considerado um dos mais importantes artistas do século XX e o principal representante do movimento cubista.

Pedro Américo

Pedro Américo foi um artista brasileiro que conquistou a fama por suas pinturas feitas para a monarquia, destacando-se as obras “Batalha do Avaí” e “Independência ou Morte!”.

Pintura

Pop art

A pop art é um movimento estético surgido na década de 1950, que dá destaque para a sociedade de consumo. O principal artista da pop art é o estado-unidense Andy Warhol.

Pós-impressionismo

O pós-impressionismo é um movimento estético francês surgido no final do século XIX. Artistas pós-impressionistas, como Vincent van Gogh, valorizavam as emoções e sensações.

Teatro

Tendências da escultura moderna

As tendências da escultura moderna transitam entre as heranças do impressionismo do século XIX e do construtivismo desenvolvido no século XX.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As artes, de um modo geral (incluindo arquitetura, literatura, música, dança, cinema e teatro), e as artes plásticas (escultura, pintura e desenho), de modo especial, referem-se ao desenvolvimento de formas simbólicas, algo que vem sendo praticado pelos seres humanos desde a idade mais remota. Arte e história estão intimamente entrelaçadas. A história, isto é, nosso conjunto de experiências sociais, econômicas e culturais, é atravessada pelas artes, que existem em razão de uma demanda por constituição de sentido, por uma necessidade de compreensão de nossa situação no mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O homem, por ser um ser histórico, e não meramente natural (no sentido biológico), lança-se à produção simbólica, e as artes são a etapa mais complexa desse processo. As técnicas empregadas na escultura, por exemplo, revelam nossa capacidade de dar forma e significado a uma matéria natural bruta, seja essa matéria um pedaço de madeira, seja um pedaço de mármore. A pintura e o desenho, por sua vez, dão a dimensão de nossa capacidade de imitar as cores da natureza e as formas dos mais variados seres, reais ou imaginários.

Em cada época, as artes dão testemunho da evolução e das preocupações do gênero humano. É o caso, por exemplo, da arte rupestre entre os povos pré-históricos. As pinturas encontradas nas cavernas revelam tanto rituais e cenas do cotidianos daqueles indivíduos quanto inquietações cosmológicas (que podem ser observadas a partir dos desenhos do Sol, das estrelas e de vários fenômenos astronômicos).

Com o aparecimento das primeiras organizações sociais complexas, como a das antigas cidades-estado, as artes tornaram-se mais sofisticadas. É o caso da arte da Mesopotâmia, do Egito e da Pérsia, no Oriente Médio, bem como a arte do período clássico, no Ocidente, como a arte grega, romana e a arte cristã primitiva em sua fase catacumbária e em sua fase oficial. Além disso, houve também o desenvolvimento artístico no Extremo Oriente, nas Américas e na Oceania.

A arte cristã alcançou seu apogeu na Idade Média e no início do Renascimento. Nesse mesmo período, houve também o florescimento da arte islâmica e da arte bizantina, que enriqueceram o cenário cultural e compam a tradição artística tanto europeia quanto do Oriente Médio e do Norte da África.

Já na Idade Moderna, as artes assumiram grande expressão na formação das escolas artísticas. Do século XVII até o início do século XX, essas escolas foram se sucedendo e superando-se umas às outras. Foi o caso da escola barroca, do classicismo, do romantismo, do impressionismo e do expressionismo. A essas escolas, o modernismo apresentou, por sua vez, propostas de extrema radicalidade que serviram de modelo para todo o século XX e ainda continuam servindo à arte praticada no século XXI. Foi o caso do fauvismo, do surrealismo, do cubismo, do dadaísmo, etc.


Por Me. Cláudio Fernandes

As artes plásticas acompanham a história humana desde os seus primórdios
As artes plásticas acompanham a história humana desde os seus primórdios
Deseja fazer uma citação?
FERNANDES, Cláudio. "Artes"; Brasil Escola. Disponível em: /artes. o em 22 de maio de 2025.
Copiar