Anatomia humana

Anatomia humana é a parte da biologia voltada para o estudo da forma e estrutura do nosso corpo. Sem ela seria impossível compreender o funcionamento do organismo.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A anatomia utiliza, principalmente, a técnica conhecida como dissecação, que se baseia na execução de cortes que permitem uma melhor visualização das estruturas do organismo. Essa prática é muito realizada nos cursos da área da saúde, tais como medicina, odontologia e fisioterapia.

Leia também: Fisiologia, e compreenda como esses dois ramos da biologia são interligados

Tópicos deste artigo

A história da anatomia humana

Acredita-se que as primeiras dissecações em seres humanos tenham acontecido no século II a.C., por intermédio de Herófilo e Erasístrato, em Alexandria. Após esse período, a área ficou praticamente estagnada, principalmente em decorrência da pressão da Igreja, que não aceitava esse tipo de pesquisa.

Os estudos na área retornaram com maior força durante o Renascimento, destacando-se, nesse período, as obras de Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius. Aquele ganhou notoriedade na anatomia por seus espetaculares desenhos do corpo humano, nos quais trabalhou por 15 anos. Para a feitura deles, esse importante artista fez vários estudos, participando, inclusive, de dissecações.

O primeiro atlas de anatomia, o De humani corporis fabrica, foi produzido, em 1543, por Vesalius, atualmente considerado o pai da anatomia moderna. Seu livro quebrou falsos conceitos e contribuiu para um aprofundamento maior na área, marcando, assim, sua fase moderna.

Saiba mais: Renascimento científico – fim do monopólio da ciência exercido pela Igreja na Idade Média

Divisões da anatomia

A anatomia humana foi e é, sem dúvidas, extremamente importante para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Atualmente, podemos dividi-la em várias partes, e duas delas merecem destaque:

Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano, tais como o digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema.

Anatomia regional ou topográfica: estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas. Esse estudo facilita na orientação correta ao analisar-se um corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A posição anatômica

Quando estudamos a anatomia humana, devemos obedecer algumas regras para que a descrição das estruturas seja entendida mundialmente. Há uma convenção internacional de que as descrições devem ser feitas considerando-se a chamada posição anatômica.

Na posição anatômica o indivíduo está:

  • Em pé, numa postura ereta;

  • Com a face voltada para a frente e o olhar no horizonte;

  • Com os membros superiores estendidos e paralelos ao tronco;

  • Com as palmas das mãos voltadas para frente;

  • Com os membros inferiores unidos;

  • Com os dedos dos pés voltados para frente.

Corpo humano nas posições de frente, de costas e de lado, para mostrar a anatomia humana.
Observe a chamada posição anatômica do corpo.

Quando descrevemos uma estrutura, é fundamental que indiquemos sua posição no corpo. Considerando-se a posição anatômica, temos as seguintes direções:

  • Superior ou cranial: parte superior do corpo

  • Inferior ou caudal: parte inferior do corpo

  • Anterior, ventral ou frontal: frente do corpo

  • Posterior ou dorsal: parte de trás do corpo

  • Medial: mais perto da linha mediana do corpo

  • Lateral: mais perto da lateral do corpo e mais afastada da linha mediana

  • Proximal: próxima da raiz do membro

  • Distal: longe da raiz do membro

Ilustração do corpo humano com o nome da direção da anatomia.
Observe o desenho para compreender melhor os termos de direção em anatomia.

Principais sistemas da anatomia humana

Normalmente, ao estudar-se anatomia humana no Ensino Fundamental e Médio, o foco maior é dado à anatomia sistêmica. Os sistemas estudados, em geral, são: tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor. Veja um pouco mais sobre eles a seguir.

Sistema tegumentar: formado pela pele, que é responsável por isolar nosso corpo, protegê-lo contra a entrada de patógenos e regular a temperatura.

Sistema esquelético: formado por ossos e cartilagens, fornece sustentação e garante movimento ao nosso corpo.

Sistema muscular: formado pelos músculos estriados esqueléticos que atuam, por exemplo, na locomoção.

Sistema nervoso: formado por encéfalo, medula espinhal e nervos, ajuda na percepção de mudanças no meio externo e interno do nosso corpo.

Sistema cardiovascular: formado pelo coração e por vasos sanguíneos, atua na distribuição de substâncias para todas as células do corpo.

Sistema respiratório: formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, atua garantindo a entrada do oxigênio no nosso corpo e a eliminação de gás carbônico.

Sistema digestório: formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas órias, sua principal função é retirar e absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Sistema urinário: formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, é responsável por eliminar substâncias tóxicas ao corpo.

Sistema endócrino: formado por todas as glândulas endócrinas do corpo e envolvido com a produção de hormônios, que regulam as mais variadas funções do nosso organismo.

Sistema reprodutor: na mulher é formado por ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; no homem é formado por testículo, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e algumas glândulas. Sua função é garantir a reprodução da espécie.

Fontes

SOUSA, O. M. Anatomia Topográfica (conceito e métodos de estudo). Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/viewFile/50129/54244

UNICAMP. Leonardo da Vinci, o desbravador do corpo humano. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/568/leonardo-da-vinci-o-desbravador-do-corpo-humano.

JACOB, FRANCONE & LOSSOW. 5º Edição. Anatomia e fisiologia humana. Pág. 12.

COSTA, Valéria Catelli Infantozzi. Anatomia Geral Humana. Disponível em: https://neurociencia.tripod.com/labs/lela/textos/APOSTILA_ANATOMIA_HUMANA.pdf.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Ilustração do corpo humano para representar a ideia de anatomia humana.
O estudo da anatomia humana é bastante antigo, mas estagnou-se por muito tempo devido a fatores religiosos.
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Anatomia humana"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/anatomia-humana.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Artigos de Anatomia humana


Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que apresentam formato de pequenos sacos e possuem paredes delgadas. São responsáveis por formar grande parte do parênquima pulmonar.

Aorta

Aorta é um vaso sanguíneo extremamente importante que garante que o sangue saia do coração e siga para outras partes do nosso organismo. É a maior artéria do nosso corpo.

Apêndice

O apêndice é um órgão tubular formado a partir do ceco. Por muito tempo, foi considerado um órgão vestigial; atualmente, sabe-se que ele tem papel na resposta imunológica.

Artérias

Artérias são vasos sanguíneos que garantem o transporte de sangue sob alta pressão do coração para todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.

Articulações

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Baço

O baço é um órgão do sistema linfático. Ele filtra microrganismos do sangue e produz células de defesa, atuando na proteção do organismo contra infecções.

Bile

A bile é um líquido amarelo esverdeado viscoso, produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar, com a função de ajudar na digestão ao emulsificar a gordura dos alimentos.

Brônquios

Brônquios são vias que garantem que o ar chegue até os alvéolos. Surgem da bifurcação da traqueia e ramificam-se no interior dos pulmões.

Capilares sanguíneos

Capilares sanguíneos são vasos do sistema cardiovascular que possuem paredes delgadas que permitem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes.

Cerebelo

O cerebelo é uma porção do sistema nervoso central que está relacionada com a nossa postura, coordenação e equilíbrio, bem como com o controle cognitivo, motivação e emoção.

Cérebro

O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e de aprendizagem do organismo.

Circulação sistêmica e pulmonar

A circulação nos mamíferos é chamada de dupla circulação e apresenta dois sistemas: a circulação sistêmica e a pulmonar.

Coluna vertebral

A coluna vertebral é uma estrutura que faz parte do nosso esqueleto axial e é formada por 33 vértebras. A coluna garante sustentação ao nosso corpo e protege a medula espinal.

Coração humano

O coração humano, órgão muscular formado por quatro cavidades, possui capacidade de contração e garante que o sangue seja impulsionado para todo o corpo.

Corpo humano

O corpo humano é constituído por diferentes órgãos e sistemas, que, juntos, desempenham diversas funções essenciais para a sobrevivência do indivíduo.

Costelas

As costelas são ossos que desempenham um papel importante na proteção de órgãos vitais e na sustentação do corpo. O ser humano tem 24 costelas, organizadas em 12 pares.

Dentes

Os dentes são estruturas resistentes que estão localizadas em nossa boca e possuem como função a quebra do alimento em partículas menores para facilitar a ação de enzimas digestivas.

Diferença entre fratura, entorse e luxação

Diversas lesões acometem o sistema esquelético, sendo, portanto, essencial o entendimento da diferença entre fratura, entorse e luxação, os problemas mais comuns.

Diferença entre veia, artéria e capilar

A diferença entre veia, artéria e capilar pode ser encontrada no calibre de cada vaso e no caminho que o sangue percorre pelo corpo.

Doze pares de nervos cranianos

Os doze pares de nervos cranianos fazem conexão com o encéfalo, atuam em diferentes funções e apresentam, na maioria das vezes, fibras motoras e sensitivas.

Encéfalo

As diversas estruturas do encéfalo trabalham juntas para garantir o funcionamento adequado do organismo e, consequentemente, a nossa sobrevivência.

Epiglote

A epiglote é uma estrutura localizada na entrada da laringe que garante que nenhum alimento entre no sistema respiratório.

Esôfago

Esôfago é um órgão musculoso do sistema digestório que garante que o bolo alimentar siga da faringe ao estômago. Quando inflamado, pode causar sintomas como dor no peito.

Esqueleto humano

O esqueleto humano é formado por uma série de ossos que sustenta nosso corpo e garante a proteção de importantes órgãos.

Estômago

O estômago é um órgão localizado entre o esôfago e o intestino delgado. Essa estrutura produz suco gástrico e atua na digestão das proteínas.

Faringe

Faringe é um importante órgão do corpo humano que faz parte tanto do sistema digestório quanto do sistema respiratório. A inflamação desse órgão é conhecida como faringite.

Fígado

O fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano e relaciona-se com diversas funções, entre elas, a produção da bile e a detoxificação hepática.

Fraturas

As fraturas são lesões nos ossos que causam a interrupção da continuidade dessas estruturas. Podemos classificá-las em dois tipos principais: fratura exposta e fechada.

Funções da coluna

Nossa coluna é um bem precioso. Ela dá sustentação aos nossos membros e mantém nossa cabeça suspensa. Às vezes sentimos fortes dores na coluna, que podem ser causadas por vários fatores como colchão ruim, travesseiro alto ou baixo demais, má postura, dentre vários outros.

Glândula pineal

A pineal é uma pequena glândula responsável pela produção da melatonina, a qual é secretada na ausência de luz e regula o ritmo circadiano.

Glândula sudorípara

A glândula sudorípara é a responsável pela produção do suor, uma substância que atua na termorregulação do corpo.

Glândulas

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial que eliminam secreções.

Glândulas endócrinas

Conhecer as principais glândulas endócrinas e seus hormônios é fundamental para a compreensão do funcionamento do organismo.

Hipófise

A hipófise é uma glândula que apresenta duas porções: a adeno-hipófise e a neuro-hipófise. Essa última apresenta conexão com o sistema nervoso.

Hipotálamo

Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada abaixo do tálamo e que atua na regulação da temperatura do corpo, da fome, da sede e do comportamento sexual.

Interstício

Órgão rico em fluído, o interstício é encontrado em grande parte do corpo. Anteriormente, ele era identificado como um tecido conectivo.

Intestino delgado

O intestino delgado é um órgão do sistema digestório que se apresenta como um tubo longo de aproximadamente 6 m e pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo.

Intestino grosso

O intestino grosso é a porção final do sistema digestório, sendo responsável pela formação da massa fecal. As principais partes do intestino são ceco, cólon, reto e ânus.

Laringe

Laringe é um órgão tubular do sistema respiratório que promove a conexão entre a faringe e a traqueia e atua na formação dos sons devido à presença de pregas vocais.

Linfa

Linfa é o nome dado ao líquido intersticial após entrar no sistema linfático. Apresenta composição semelhante à do plasma sanguíneo, porém com poucas proteínas.

Mamas

As mamas são órgãos localizados na região anterior e superior do tórax, e nelas são encontradas as glândulas produtoras de leite. São bem desenvolvidas em mulheres.

Medula espinhal

Medula espinhal é um cordão de tecido nervoso que está localizado no interior da coluna vertebral e está relacionado, entre outras funções, com os atos reflexos.

Meninges

As meninges são três membranas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que revestem o sistema nervoso central.

Mesentério

O mesentério é uma estrutura contínua que garante a posição adequada dos intestinos no corpo, além de proporcionar a nutrição e a inervação desses órgãos.

Miocárdio

Miocárdio é uma das camadas da parede do coração. Ele é formado por células musculares cardíacas e apresenta um sistema capaz de controlar o ritmo cardíaco.

Músculos do corpo humano

Os músculos do corpo humano constituem o sistema muscular. Podem ser divididos em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.

Nervos

Os nervos são estruturas formadas por feixes de fibras nervosas e fazem parte, juntamente com os gânglios, do sistema nervoso periférico.

Olhos humanos

Os olhos humanos são órgãos responsáveis pela visão e, apesar de parecerem simples, possuem uma série de estruturas que garantem a captação de imagens.

Órgãos do corpo humano

Órgãos do corpo humano são estruturas responsáveis por diferentes funções do nosso organismo. Pulmões, rins, coração e estômago são exemplos de órgãos.

Ossos da mão

Os ossos da mão podem ser divididos em três grupos. Cada grupo é responsável por formar o punho, os ossos da palma da mão e os ossos dos dedos.

Ossos do corpo humano

Os ossos do corpo humano constituem nosso esqueleto, o qual sustenta o organismo e fornece proteção aos órgãos.

Ossos do pé

Os ossos do pé estão agrupados em três conjuntos: ossos tarsais, metatarsais e falanges. No total, cada pé apresenta 26 ossos e 33 articulações.

Ovários

Os ovários são estruturas do sistema reprodutor feminino responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais.

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista localizada na região do abdômen que produz hormônios e enzimas.

Pele

A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.

Pelo humano

O pelo humano é uma estrutura queratinizada que apresenta uma cutícula, um córtex e uma medula.

Pênis

O pênis é um órgão presente no sistema reprodutor masculino que se destaca pela presença de tecido erétil que se enche de sangue no momento da ereção.

Pericárdio

O pericárdio é um saco fibrosseroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos, protegendo o coração e auxiliando os movimentos de contração.

Pulmão

O pulmão é um órgão do sistema respiratório formado por milhões de alvéolos pulmonares e envolto por uma membrana denominada de pleura.

Rins

Rins são estruturas responsáveis pela formação da urina. Apresentam formato de feijão, e, neles, analisando-os internamente, é possível perceber duas regiões: o córtex e a medula.

Saliva

A saliva é composta por água e diversos componentes que iniciam a digestão e protegem o trato respiratório e digestório contra vírus e bactérias.

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular, formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, é o sistema responsável por garantir a circulação de sangue por todo nosso corpo.

Sistema digestório

O sistema digestório garante que nosso corpo seja capaz de absorver os nutrientes dos alimentos, bem como eliminar aquilo que não será aproveitado pelo organismo.

Sistema endócrino

O sistema endócrino é responsável por exercer várias funções no nosso corpo por meio da produção dos hormônios, moléculas sinalizadoras que agem em todo o organismo.

Sistema esquelético

Sistema esquelético é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, uma vez que está relacionado com a sustentação, a proteção dos órgãos vitais e a movimentação.

Sistema linfático

Sistema linfático, formado por uma rede de vasos e linfonodos, é o sistema do corpo que garante o fluxo do líquido presente nos espaços teciduais de volta para o sangue.

Sistema Locomotor

O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver.

Sistema muscular

Sistema muscular engloba os músculos do corpo e está relacionado, principalmente, com a nossa movimentação e a de alguns órgãos internos.

Sistema nervoso

O sistema nervoso está relacionado com a captação, interpretação e resposta a estímulos. Pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central está relacionado com o recebimento e interpretação de mensagens vindas de várias partes do corpo e é constituído pelo encéfalo e medula espinal.

Sistema Nervoso Periférico

O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que está relacionada com a transmissão de informações para o SNC e para órgãos periféricos.

Sistema reprodutor

Sistema reprodutor, ou sistema genital, é responsável por garantir a perpetuação da espécie. Nesse sistema encontram-se as gônadas, responsáveis por produzir gametas.

Sistema respiratório

O sistema respiratório é responsável por garantir a captura do oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico para o meio externo.

Sistema Sensorial

O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especializadas que são capazes de captar estímulos internos e externos.

Sistema tegumentar

O sistema tegumentar é composto pela pele e pelas estruturas anexas a ela. O revestimento do corpo e a proteção contra os raios ultravioletas são algumas de suas funções.

Sistema urinário

Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema urinário é o responsável por formar e garantir a eliminação da urina para fora do corpo.

Tireoide

A tireoide é uma glândula fundamental para o funcionamento adequado do organismo, sendo responsável pela síntese de T3, T4 e calcitonina.

Traqueia

A traqueia é um tubo cilíndrico e vertical formado por anéis de cartilagem. Está localizada entre a laringe e os brônquios e funciona como um canal para a agem de ar.

Unhas

As unhas, que são formadas a partir da ectoderme e compostas principalmente de queratina, possuem como função principal proteger as extremidades dos dedos.

Uretra

A uretra é um órgão que liga a bexiga ao meio externo. Na mulher é exclusiva do sistema urinário, mas, no homem, também faz parte do sistema reprodutor.

Vasos sanguíneos

Entender o que são vasos sanguíneos é fundamental para compreender melhor o sistema cardiovascular e como o sangue é transportado pelo nosso corpo.

Veias

Veias são vasos sanguíneos que garantem a condução do sangue dos tecidos para o coração. Apresentam parede fina e válvulas que evitam refluxo do sangue.