Fisiologia

A Fisiologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. Estudar a fisiologia dos seres vivos é extremamente importante, pois não basta saber, por exemplo, quais são os órgãos que compõem um organismo, é fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para compreender a Fisiologia é necessário ter conhecimento básico de várias áreas da Biologia, tais como Anatomia, Morfologia, Biologia Celular, Bioquímica, Ecologia e Biofísica. Isso se faz necessário, pois todas essas áreas estão interligadas, e o funcionamento de um organismo está relacionado com processos que ocorrem em vários níveis de organização.

Na Fisiologia, estuda-se como o organismo funciona. A circulação sanguínea é um dos temas abordados nessa área.
Na Fisiologia, estuda-se como o organismo funciona. A circulação sanguínea é um dos temas abordados nessa área.

Tópicos deste artigo

Fisiologia humana

A fisiologia humana preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo. Dentre os processos estudados nessa área, podemos citar a digestão, a excreção, a circulação e a respiração.

Na fisiologia humana, estuda-se o funcionamento do corpo humano.
Na fisiologia humana, estuda-se o funcionamento do corpo humano.

Quando compreendemos a fisiologia humana, entendemos o funcionamento correto do organismo e, com isso, torna-se mais fácil entender alterações nesse funcionamento e criar métodos que façam com que o corpo retorne ao equilíbrio. Podemos concluir, portanto, que essa área é extremamente importante no campo da medicina.

Leia também o texto Corpo humano para aprender mais sobre as células, tecidos, órgãos e sistemas que formam o nosso organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fisiologia vegetal

A fisiologia vegetal é a parte da Botânica que estuda todos os processos que ocorrem em um vegetal, permitindo, desse modo, o entendimento de como as plantas funcionam. Nessa área são analisados todos os eventos químicos e físicos que ocorrem na planta e garantem seu crescimento e desenvolvimento.

A fotossíntese é um dos temas abordados na fisiologia vegetal.
A fotossíntese é um dos temas abordados na fisiologia vegetal.

Dentre os fenômenos estudados na fisiologia vegetal, podemos destacar a fotossíntese, respiração, ação dos hormônios vegetais, movimento de água e nutrientes pelo corpo da planta e os movimentos vegetais.

Leia também: Conceitos botânicos

História da Fisiologia

O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”.

Uma das figuras mais influentes no campo da fisiologia da Antiguidade foi Cláudio Galeno (129-200 d.C.), um médico conhecido por tratar gladiadores. Galeno realizou diversos trabalhos com animais e seguia uma doutrina conhecida como “quatro humores”. Essa doutrina partia da ideia de que o corpo era formado por quatro diferentes fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Segundo esse médico, o coração, o fígado e o cérebro eram os principais órgãos do corpo humano.

Outra figura que merece destaque é Andreas Versalius (1514-1564), que publicou, em 1543, a obra intitulada De Humani Corporis Fabrica. Esse trabalho ficou conhecido como um grande marco tanto no estudo da anatomia como para a fisiologia moderna, iniciando uma nova forma de compreender o funcionamento do corpo.

Outro estudo que merece destaque é o de William Harvey (1578-1657). Ele propôs a teoria de que o sangue circulava por todo o organismo graças ao bombeamento garantido pelo coração. Até esse momento, a teoria mais aceita afirmava que o sangue era constantemente produzido, e não que ele circulava pelo corpo. O trabalho de Harvey, sem dúvidas, foi fundamental para a compreensão de diversos outros processos fisiológicos.

O maior avanço dessa área da Biologia aconteceu, no entanto, ao longo do século XIX, em especial na Alemanha e na França. Nessa época, houve o entendimento da teoria celular e o desenvolvimento da fisiologia experimental. Nesse último caso, devemos destacar os trabalhos de Claude Bernard, que é considerado o pai da fisiologia experimental contemporânea e destacava a importância da experimentação.

No século XX, diversos processos foram desvendados, e o entendimento da bioquímica e da biologia molecular foi fundamental para o aprofundamento do conhecimento em fisiologia. Com os avanços tecnológicos, essa área continua a crescer e muitos processos ainda serão entendidos.

 


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fisiologia"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/fisiologia.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Na história do estudo da Fisiologia, sabemos que diversas pessoas foram essenciais para o desenvolvimento desse ramo da Biologia. Uma das mais influentes foi um médico que tratava de gladiadores e dizia que o corpo era formado por quatro fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Analise as alternativas a seguir e marque o nome desse importante médico:

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Hoje todos sabemos que o sangue circula pelo organismo graças ao bombeamento do coração, entretanto, antes, aceitava-se a ideia de que o sangue era constantemente produzido pelo corpo. O pesquisador que pela primeira vez propôs essa ideia de bombeamento do sangue pelo coração foi

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Um dos marcos no estudo da Anatomia e Fisiologia moderna foi a publicação da obra De Humani Corporis Fabrica, do autor

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

São descritas a seguir algumas situações analisadas no estudo do corpo humano. Qual dessas situações não representa um estudo relacionado à Fisiologia?

a) Estudo do processo de digestão.

b) Análise do funcionamento do transporte de nutrientes.

c) Estudo dos processos que envolvem a produção de anticorpos.

d) Análise das estruturas do coração.

e) Compreensão dos mecanismos que levam aos batimentos cardíacos.

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Fisiologia


Choque circulatório

O choque circulatório é uma falha do sistema circulatório em levar oxigênio para os tecidos do corpo, causando sequelas e podendo, às vezes, causar a morte.

Coagulação sanguínea

O processo de coagulação sanguínea é um evento que envolve uma série de fatores e garante que perdas sanguíneas consideráveis não ocorram.

Contração em músculos esqueléticos

A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina.

Coordenação motora

A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.

Dor

A dor é detectada por nociceptores e transmitidas ao SNC por meio de fibras nervosas. A dor pode receber diferentes classificações, que variam de acordo com a origem do problema.

Ecolocalização

A ecolocalização, biossonar ou localização pelo eco, é uma importante adaptação de algumas espécies de animais que permite o reconhecimento do ambiente sem o auxílio da visão.

Espermatozoide

O espermatozoide é o gameta masculino que foi produzido durante a espermatogênese que ocorre nas gônadas masculinas.

Estrogênio

Estrogênio, também chamado de estrógeno, é um termo usado em referência a hormônios esteroides com 18 carbonos, que são conhecidos como hormônios sexuais femininos.

Evolução da respiração

A respiração é um processo muito importante para a vida no planeta, à medida que os organismos vivos foram evoluindo, foram desenvolvendo novas formas de respiração.

Formação da urina

A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis.

Formação de uma pérola

Gonadotrofina Coriônica humana (hCG)

A Gonadotrofina Coriônica humana (hCG) é um hormônio produzido pela placenta que impede a destruição do corpo lúteo e estimula a produção de esteroides.

HDL e LDL

HDL e LDL são lipoproteínas que garantem a circulação do colesterol no nosso corpo. Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças.

Hematose

A hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado.

Hemocromatose

A hemocromatose é o acúmulo de ferro que ocorre no organismo de algumas pessoas, podendo ser de natureza hereditária ou adquirida.

Homeostase

A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade.

Hormônio antidiurético ou vasopressina

Hormônio antidiurético ou vasopressina é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Ele promove a reabsorção de água nos rins.

Hormônios

Os hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que são lançadas na corrente sanguínea para atuar em tecidos-alvo.

Hormônios masculinos

Os hormônios masculinos são produzidos nos testículos, mas o principal hormônio é a testosterona, responsável pelas características secundárias masculinas.

Importância da água para o corpo humano

A água permite a realização das mais diversas reações químicas necessárias para a sobrevivência. Por esse e outros fatores, ela é de extrema importância para o corpo humano.

Impulso nervoso

O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana.

Imunidade

Imunidade garante a defesa do nosso organismo, prevenindo-nos de diversas doenças. A imunidade é conseguida graças à ação do nosso sistema imunológico.

Insulina e Glucagon

Irritabilidade

A irritabilidade é a capacidade dos seres vivos de responder a estímulos internos ou externos, tais como luz, pressão e temperatura.

Mecanismo de

O mecanismo de pode ser definido como um conjunto de respostas produzidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio.

Menstruação

A menstruação é a etapa do ciclo menstrual que consiste na eliminação de partes do endométrio, região que reveste o interior do útero, quando não ocorre a fecundação.

Movimentos peristálticos

Os movimentos peristálticos são controlados pelo sistema nervoso autônomo e garantem a movimentação do alimento pelos órgãos do sistema digestório.

Ocitocina: o hormônio do amor?

A ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, possui diversas funções e muito mais complexas do que você pode imaginar.

Perda de água pelo organismo

A perda de água pelo organismo pode ocorrer por meio das fezes, suor, urina, respiração e difusão pela pele.

Progesterona

A progesterona é um hormônio-chave no ciclo menstrual, na gravidez e na síntese de outros hormônios. Alterações em seu nível podem afetar a saúde reprodutiva.

Prolactina

Quimo e quilo

Durante o processo de digestão, o quimo e o quilo são formados pela ação de várias enzimas presentes no estômago e no intestino delgado.

Relógio Biológico

Manter o relógio biológico sincronizado é fundamental para preservar a saúde e a qualidade de vida.

Respiração pulmonar

A respiração pulmonar é responsável por garantir que o oxigênio do meio consiga ser absorvido e utilizado pelas células.

Sistema imunológico

Sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é fundamental para a manutenção da nossa saúde. Deficiências nesse sistema aumentam chances de infecções.

Sistemas do corpo humano

Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos que atuam de forma integrada e realizam funções específicas no nosso organismo.

Somatotropina

Somatotropina, também conhecida como hormônio do crescimento, é secretada pela adeno-hipófise, que atua no crescimento do nosso corpo.

Suor

O suor é um líquido inodoro produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. Ele tem a função de refrigerar o corpo.

Testosterona

Testosterona é um importante hormônio presente tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, apresenta-se em maior quantidade nos homens.

Tipos de respiração dos animais

Os diferentes tipos de respiração dos animais garantem a sobrevivência dos seres vivos em variados ambientes.

Tiroxina e Tri-iodotironina