Perda de água pelo organismo

A perda de água pelo organismo pode ocorrer por meio das fezes, suor, urina, respiração e difusão pela pele.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A água é fundamental para a sobrevivência do homem e de todos os outros organismos vivos. No nosso corpo ela exerce as mais variadas funções, atuando desde o controle de nossa temperatura até as reações químicas existentes no interior da célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante da importância da água e da nossa incapacidade de armazená-la no organismo, é necessária a ingestão de pelo menos 2,5 litros dessa substância diariamente. A ingestão deve ser diária, pois a sua perda ocorre a todo tempo, podendo provocar graves desequilíbrios.

Uma das formas mais perceptíveis de perda de água é pela urina. Essa substância, que é produzida pelos rins, contém produtos do metabolismo e substâncias que se encontram em excesso no corpo. A eliminação da urina é fundamental para que a composição química do meio interno permaneça em equilíbrio.

A urina é um ótimo indicador de como está a hidratação do corpo. Uma urina que apresenta uma coloração mais escura, por exemplo, indica que a quantidade de água ingerida não está sendo suficiente. A eliminação dessa urina concentrada é consequência de uma maior reabsorção de água nos túbulos renais.

Outra forma de perda de água é por meio das fezes. Apesar de normalmente a perda ser pouco significativa, pode tornar-se preocupante em casos de diarreia, uma vez que a intensa eliminação de líquidos pode desencadear desidratação. Esse problema é grave e tem levado à morte um considerável número de pessoas todos os anos, principalmente crianças.

A eliminação do suor também é uma forma de perda de água. O suor evita que nossa temperatura aumente exageradamente, principalmente em dias quentes ou quando praticamos exercícios intensos. Como o suor possui alguns importantes sais, a reposição não deve ser apenas de água, sendo fundamental a reposição eletrolítica.

Além dessas perdas que podem ser facilmente observadas, temos aquelas que não são visíveis, também chamadas de perdas insensíveis ou não mensuráveis. Essa eliminação de água ocorre por meio da respiração e por difusão na pele.

A quantidade de água ingerida diariamente deve ser superior àquela perdida. Sendo assim, fica fácil concluir que a quantidade de água necessária varia de acordo com a situação de cada pessoa, sua saúde e com as atividades realizadas no dia. Em dias quentes, em que a sudorese é maior, por exemplo, devemos ingerir uma maior quantidade de água. O mesmo vale para quando apresentamos quadros de diarreia, em que se faz necessária rápida hidratação.

Dentre os fatores que aumentam a necessidade de água em um indivíduo, podemos destacar a realização de exercícios físicos, cirurgias, queimaduras, diarreia, vômito, febre, uso de diuréticos, alto consumo de sal, gestação, lactação, entre outros.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Em dias quentes e ao praticar exercícios, ocorre uma perda acentuada de água pelo suor
Em dias quentes e ao praticar exercícios, ocorre uma perda acentuada de água pelo suor
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Perda de água pelo organismo"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/perda-agua-pelo-organismo.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

A água é fundamental para nossa sobrevivência, por ser usada em vários processos em nosso corpo. Parte dessa substância que ingerimos é perdida, o que mostra a necessidade de sua reposição diária. Todos os processos abaixo referem-se a atividades em que há perda de água, exceto

a) eliminação de urina.

b) eliminação de suor.

c) eliminação de sebo.

d) eliminação das fezes.

e) respiração.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Em alguns processos, ocorre um grande aumento da eliminação de água pelo nosso corpo. Em razão disso, se não observados e tratados com a devida atenção, eles podem levar à desidratação. Analise as alternativas e marque aquela que não constitui um quadro que pode levar à desidratação.

a) Diarreia intensa.

b) Exercício vigoroso.

c) Sudorese intensa.

d) Constipação intestinal.

e) Queimadura grave.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Enem - 2015) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes aram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação, o sistema excretor dos estudantes

a) aumentou a filtração glomerular.

b) produziu maior volume de urina.

c) produziu urina com menos ureia.

d) produziu urina com maior concentração de sais.

e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(Enem - 2009) Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.

b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.

c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.

d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.

e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.

VER TODAS AS QUESTÕES