Artigos de Educação Física


A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física

Para que servem as aulas de Educação Física? O que a Educação Física precisa trabalhar? A estrutura curricular da disciplina de educação física tem como propósito trabalhar com a cultura corporal que o aluno carrega consigo devido à sua vivência, assim como apresentá-lo a diversas manifestações da c

Alguns atletas brasileiros que conquistaram ouro em Olimpíadas

Os atletas brasileiros que conquistaram ouro em Olimpíadas foram prestigiados em suas conquistas, mas nem todos ficaram na nossa memória.

Atividade Física Durante o Inverno

Automassagem: benefícios para o corpo e para a mente

Autonomia para um estilo de vida ativo

Balé

Cacuriá

Carnaval, Corpos e Poder

Corrida de São Silvestre

A Corrida de São Silvestre tem 15 km, é a mais famosa do país e considerada a mais importante da América Latina.

Dança do Ventre

Dança Moderna

Dança: história, ritmo e movimento

Danças circulares sagradas

As danças circulares sagradas, também conhecidas como danças de roda, foram criadas por Bernhard Wosien e sintetizam danças de diferentes culturas pesquisadas por ele.

Flexibilidade e Alongamento

Frevo

Tradicional na cultura brasileira, o frevo é uma dança folclórica que tem destaque no Carnaval, principalmente nas cidades de Olinda e de Recife.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é a prática de exercícios corporais realizada por trabalhadores a fim de prevenir acidentes de trabalho e melhorar as condições de saúde.

Índice de massa corporal (IMC)

O índice de massa corporal, também chamado de IMC, é um parâmetro que classifica, entre outras coisas, o nível de obesidade de um indivíduo.

Ioga

A ioga, que teve origem na Índia, é uma forte disciplina imposta sobre o corpo e a mente do homem. Há diferentes tipos de ioga, cada uma com uma ênfase.

Jazz

Jogos dos povos indígenas

Jogos Mundiais Militares

Os Jogos Mundiais Militares são um evento esportivo organizado pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos são a competição que reúne atletas dos continentes americanos para a disputa de jogos envolvendo dezenas de modalidades.

Jogos: entre a cooperação e a competição

Levantamento de peso

O levantamento de peso é um esporte que consiste na suspensão da maior quantidade de peso possível a uma altura acima da cabeça.

Luta não é violência: a importância das lutas nas aulas de Educação Física

Massagem

A massagem consiste na manipulação do corpo do outro por meio do toque e é geralmente realizada por um especialista. Existem diversos tipos de massagem, cada uma com determinado objetivo.

Movimento Ginástico Europeu

O Movimento Ginástico Europeu surgiu no século XIX e teve como finalidade fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudáveis os corpos dos europeus.

O que é Educação Física?

Práticas corporais alternativas: trabalhando o corpo e a mente.

Prêmios

Dentro da Educação Física, seja ela escolar ou voltada para a área da saúde e do esporte, os prêmios são dados como forma de recompensa e encorajamento. Há tipos diferentes de recompensa: extrínseca e intrínseca.

Rally

O Rally é uma modalidade de competição automobilística que pode ser realizada de duas maneiras: o rally de estrada e o rally de estágio. No Brasil, a competição mais destacada é o Rally dos Sertões.

Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões é uma competição de estilo rali, que a princípio era exclusiva para motos. Hoje em dia, motos e carros percorrem as rotas, que variam a cada ano.

Resultados da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares

Os Jogos Mundiais Militares são um evento esportivo organizado pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). Confira os resultados da 5ª edição.
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.

A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:

 

Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas Atividades rítmicas e expressivas
Conhecimentos sobre o corpo

 

Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.

O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.

Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional.

A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.


Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Segundo os (PCNs) a luta pode constituir a Educação Física nas escolas
Segundo os (PCNs) a luta pode constituir a Educação Física nas escolas
Deseja fazer uma citação?
RONDINELLI, Paula. "Educação Física"; Brasil Escola. Disponível em: /educacao-fisica. o em 22 de maio de 2025.
Copiar