Sociologia

Sociologia é uma ciência moderna que estuda a sociedade, com base na interação social entre os indivíduos e a colaboração de outras áreas, como a psicologia e a antropologia.

Artigos de Sociologia


Casa-Grande e Senzala

Casa-Grande e Senzala é uma obra de Gilberto Freyre que explora a formação social do Brasil Colonial por meio da interação entre senhores e escravos.

A importância da análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde

A relevância dos determinantes econômicos, sociais e políticos na concepção de políticas públicas é que, em casos como o Brasil, a saúde também depende, fundamentalmente, da justiça social.

A sociedade estamental: as funções de cada estamento

A sociedade estamental era o tipo de estrutura social existente antes da Sociedade Industrial; era dividida em estamentos (grupos sociais) e não permitia a ascensão social.

A Sociedade, o Indivíduo e a Educação que Temos e Queremos

Adoção no Brasil

Adoção no Brasil é um processo judicial que busca garantir o direito à convivência familiar às crianças e aos adolescentes que não podem permanecer em suas famílias de origem.

Algumas noções sobre a Economia enquanto ciência

A Economia é dividida em duas áreas mais gerais: a Macroeconômica e a Microeconômica, que são fundamentais para o seu entendimento enquanto ciência social.

Alienação parental

Alienação parental é a manipulação psicológica de crianças ou de adolescentes geralmente realizada por um genitor para afastá-los emocionalmente do outro genitor.

Alteridade

A alteridade é o reconhecimento da individualidade e das especificidades do outro ou de um outro grupo. Exercer a alteridade é agir com empatia, respeito e tolerância.

Anarcocapitalismo

Anarcocapitalismo é uma corrente filosófica, econômica e política cuja ideia central é eliminar o Estado, mas garantir a liberdade individual por meio da propriedade privada.

Anarquismo

O anarquismo foi uma teoria e formulação de prática política nascida na Rússia e que tem como objetivo acabar com o capitalismo e com o Estado.

Anthony Giddens

Anthony Giddens é mais conhecido por uma teoria da estruturação que tenta superar a dicotomia entre determinismo e individualismo.

Antropologia

Antropologia é uma área de estudos das ciências humanas que pretende investigar as origens e as características do ser humano da maneira mais ampla possível.

Aporofobia

A aporofobia é o sentimento de aversão ao pobre. É um termo novo criado para nomear o preconceito e a exclusão de pessoas com base em sua situação socioeconômica.

Apropriação cultural

Apropriação cultural é a prática de um grupo cultural dominante utilizar em benefício próprio elementos culturais de um grupo cultural subalterno.

As bases do Estado e do pensamento liberal

O Estado, no pensamento liberal, tem funções e poderes limitados, devendo conservar os direitos naturais do homem.

As castas indianas

As relações de trabalho e a sociedade

As relações de trabalho estão ligadas às nossas relações sociais e à nossa realidade material.

As últimas manifestações políticas no Brasil: vamos conseguir?

Manifestações são necessárias para a construção da vida política de um povo. As manifestações políticas no Brasil desprezam a participação dos partidos políticos, uma vez que estes estão diretamente envolvidos na maior parte dos escândalos que gera manifestação pública.

Assédio moral

O assédio moral é uma prática de comportamentos abusivos e repetitivos, que visam humilhar e desestabilizar a vítima, comprometendo sua saúde física e psicológica.

Assédio sexual

Assédio sexual é uma conduta indesejada de caráter sexual que provoca constrangimento, intimidação ou humilhação à pessoa que o sofre.

Atrofiamento da participação civil na história do Brasil

A participação da sociedade civil na história política do Brasil é quase inexistente, visto que há muito tempo as elites organizam e lideram os golpes políticos, de forma a defender seus próprios interesses.

Auguste Comte

O filósofo francês Auguste Comte é considerado o pai da sociologia e o fundador do positivismo.

Body modification (Modificações no Corpo)

Brain rot

Brain rot (podridão cerebral) é um termo que descreve o declínio cognitivo e emocional causado pelo consumo excessivo de conteúdos superficiais, principalmente nas redes sociais.

Brasil, que Vergonha

Breve definição de ascensão social

Numa sociedade de classes, a ascensão social por meio da escolaridade e do trabalho é possível. De tal modo, a ascensão está ligada à ideia de crescimento numa escala social.

Canibalismo

O canibalismo é entendido, do ponto de vista biológico, como uma prática em que indivíduos consomem outros indivíduos da mesma espécie.

Capacitismo

Capacitismo dá origem a comportamentos preconceituosos que dificultam a aceitação de pessoas com deficiências na sociedade.

Censo demográfico

O censo demográfico é uma importante pesquisa realizada a fim de obter conhecimento acerca da população de um país.

Colorismo

O colorismo é um sistema de classificação social que perpetua desigualdades e injustiças semelhantes a outros sistemas de discriminação.

Comando Vermelho

O Comando Vermelho (CV) é a mais poderosa facção criminosa do Rio de Janeiro. Atua nas favelas cariocas sob a liderança dos “donos do morro”. O CV é a maior rival do PCC.

Conceito de Cidadania

A cidadania estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade (país) e lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações.

Conflitos e precarização no mundo do trabalho

Os conflitos e a precarização no mundo do trabalho são causados basicamente pela divergência de interesses entre as classes sociais.

Consciência

Consciência de classe

Consciência de classe diz respeito a um modo de se reconhecer dentro de uma classe específica e lutar pelos direitos e pela melhoria dessa classe de maneira coesa.

Consciência negra

A consciência negra é, basicamente, o orgulho da cor da pele negra. A ideia foi extraída dos movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade racial.

Considerações sobre cultura em Herbert Marcuse e Walter Benjamin

Herbert Marcuse e Walter Benjamin, ambos filósofos, definiram e conceituaram a ideia de cultura em suas obras, de forma que é possível realizar um diálogo entre eles.

Contracultura

A contracultura é uma cultura de contestação que foge aos padrões tradicionais de oposição. É comportamental, intelectual e micropolítica. Teve seu auge histórico nos anos 1960.

Contratualismo

Contratualismo é um pensamento político e filosófico que estabelece a ideia de um pacto social como o momento de surgimento da sociedade civil.

Coronelismo, mandonismo e clientelismo

O coronelismo e o mandonismo se caracterizam pelas práticas de mando e coerção realizadas pela elite agrária, visando alcançar interesses políticos. O clientelismo, por sua vez, é caracterizado pela troca de favores (costumeiramente, o voto) em uma relação de poder (donos de terra e Estado).

Corporações de ofício

As corporações de ofício eram grupos de profissionais que começaram a se especializar na produção de determinados produtos e se reuniam de forma a garantir vantagens e segurança.

Crescimento urbano desordenado e chuvas de verão: combinação perigosa

O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes, desmoronamentos, mortes, etc.

Crime organizado

O crime organizado é uma rede transnacional de atividades ilícitas, como tráfico de drogas e de pessoas, jogos ilícitos e corrupção, que movimenta empreendimentos milionários.

Crise dos refugiados

Crise de refugiados é um fluxo migratório motivado por fuga de guerras e perseguições sofridas no país de origem, fenômeno intensificado no mundo a partir de 2015.

Ctrl C Ctrl V, o plágio escolar

Cultura afro-brasileira

A cultura afro-brasileira é resultado das contribuições deixadas pelos africanos no Brasil. Está presente na identidade nacional como símbolo de lutas e resistência.

Cultura brasileira

A cultura brasileira é rica e diversa, o que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção.

Cultura brasileira: da diversidade à desigualdade

Apesar de ser um país com uma vasta constituição cultural, o Brasil apresenta elementos que atestam a desigualdade social entre as diversas culturas que o constituem.

Cultura de massa

Cultura de massa é um termo que designa a produção artística e cultural voltada para o simples entretenimento e a comercialização dos bens culturais reproduzidos em massa.

Cultura do cancelamento

A cultura do cancelamento é uma dinâmica típica das redes sociais, mas que tem impactos significativos fora do mundo tela.

Cultura erudita

Cultura erudita é uma forma de produção artística e cultural que preza elementos estéticos de maior valor técnico, afastando-se da cultura popular.

Cultura indígena

Cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e os povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade cultural brasileira.

Cyberbullying

Cyberbullying é um termo da língua inglesa utilizado para caracterizar a prática agressiva de intimidações e de perseguições no ambiente virtual.

Da democracia direta (participativa) à democracia indireta (representativa)

Na democracia direta, os próprios cidadãos eram responsáveis pelo destino da sua cidade; enquanto que na democracia indireta, elegem-se representantes para tal.

Das transformações no campo às da Sociologia Rural

A Sociologia Rural surgiu em um momento de mudança, caracterizado pelas transformações ocorridas no campo. Seu objeto de estudo é o próprio meio rural.

Democracia

Palavra de difícil definição, a democracia abriu espaço para a participação política popular em diferentes sociedades e épocas, além de possuir tipos diversos.

Democracia e Oligarquia

Desemprego no Brasil

O desemprego no Brasil é uma realidade que resulta de múltiplos fatores, tais como: crescimento econômico irregular, desigualdades regionais e baixa qualificação profissional.

Desigualdade de gênero

Desigualdade de gênero expressa-se pelo sexismo, pelo machismo e pela misoginia perpetrados por uma cultura patriarcal imposta pelos homens sobre as mulheres.

Desigualdade social no Brasil

A desigualdade social no Brasil é um problema causado por falta de o à educação, baixos salários, concentração de terra e pelo histórico de colonização e escravidão.

Desobediência civil

Desobediência civil é um conceito que surgiu de um escrito de Henry David Thoreau, no século XIX. Essa ideia prega que a população deve rebelar-se contra leis injustas.

Determinismo

Determinismo afirma que existe um conjunto de causas e efeitos que afetam todo o funcionamento do mundo e do ser humano com base em conexões do Universo.

Diferentes tipos de desemprego

Existem diferentes tipos de desemprego, contudo, suas causas podem variar. No livro Princípios de economia (2005), os e Nogami apresentam 4 (quatro) tipos de desemprego.

Direitos da mulher

Os principais direitos da mulher são: igualdade de gênero, proteção contra a violência, o à educação e ao mercado de trabalho, saúde e direitos reprodutivos.

Discriminação

A discriminação oferece tratamento diferenciado a um indivíduo devido a características pessoais.

Do que se trata a aculturação?

A aculturação se dá através do contato e interação de duas ou mais culturas, de forma impositiva ou natural, dando origem a uma nova cultura.

Do que se trata a etiqueta social?

A etiqueta social consiste em um conjunto de regras não escritas, mas convencionadas socialmente e que variam de acordo com cada cultura.

Dominação para Max Weber

Para Weber, dominação difere-se de poder, visto que a dominação é a aceitação do poder e estabelece-se de três formas legítimas: a legal, a tradicional e a carismática.

Doze anos dos ataques às Torres Gêmeas

Para compreender os ataques às Torres Gêmeas, realizados no dia 11 de setembro de 2001, é preciso primeiro entender a antiga e conturbada relação entre Ocidente e Oriente.

Editorial

Educação e emprego

Educação e reprodução social

A educação e a reprodução social são dois aspectos do mesmo processo: a manutenção do contexto social e da ordem estabelecida.

Em nome da Mãe

Émile Durkheim: os tipos de solidariedade social

Escola de Frankfurt

Pensadores alemães de origem judaica e inspiração marxista e da psicanálise juntaram-se para fundar o instituto de pesquisa que deu origem à Escola de Frankfurt.

Estadistas ou Bestas-feras

Estado de bem-estar social

Estado de bem-estar social é uma resposta política e econômica aos resultados dos estados liberais que promoveram miséria e desigualdade social no século XX.

Estado Democrático de Direito

O Estado Democrático de Direito é uma concepção do século XX derivada do conceito de Estado de Direito. Ele prevê como dever do Estado a promoção do bem-estar social.

Estado laico

Estado laico ou secular é aquele que não se manifesta em assuntos religiosos, garante a liberdade religiosa e não adota religião oficial.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é a legislação brasileira que estabelece os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes.

Estereótipo

O estereótipo é uma representação mental simplificada que, a partir de uma imagem cristalizada, costuma se aplicar aos grupos de indivíduos de uma sociedade.

Estética Econômica

Estilo punk

Nascido como uma forma de expressão artística contracultural, o punk exerceu grandes influências no mundo da música.

Estratificação social

A estratificação social é um processo que categoriza os indivíduos em diferentes status e categorias sociais. É um fenômeno universal, presente em todas as sociedades.

Estrutura Homogênea e Estratificada

A sociedade está organizada em estrutura homogênea e estrutura estratificada. A estrutura homogênea apresenta uma solidariedade social mecânica, em que há maior proximidade entre as pessoas e as relações são mais intensas. Na estrutura estratificada, por sua vez, a solidariedade é orgânica, com laço

Estrutura Social

A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.

Estruturalismo

O estruturalismo é um método de estudos das ciências humanas e linguísticas que entende que há uma base estrutural que precisa ser compreendida para se compreender a ciência.

Etarismo

Etarismo é o nome que se dá ao preconceito contra pessoas com base na sua idade. Os idosos constituem o grupo que mais sofre com o etarismo no Brasil e no mundo.

Ética

Ética é uma disciplina da filosofia que busca entender o modo como o ser humano deve agir com base na análise da moral, dos hábitos e dos costumes de uma sociedade.

Etiqueta

A etiqueta é um conjunto de regras de comportamento que especificam como devemos nos comportar socialmente.

Etnia

Etnia é um conceito que se refere a um grupo humano que compartilha as mesmas origens, as mesmas tradições, a mesma língua e os mesmos traços morfológicos.

Etnocentrismo

Etnocentrismo é uma posição ideológica de um observador que analisa uma cultura diferente da sua partindo do ponto de vista de sua própria cultura.

Eugenia

A eugenia é uma teoria e prática que propõe a melhoria das características genéticas da população humana por meio de atos seletivos de reprodução.

Eutanásia

A eutanásia é o ato em que um indivíduo, em situação de sofrimento constante por um mal ou doença incurável, escolhe cessar sua própria vida.

Família

A família é uma instituição social fundamental, composta por pessoas unidas por laços biológicos, afetivos ou legais. É o primeiro espaço de socialização do indivíduo.

Fases do feminismo

Conjunto de movimentos e teorias, o feminismo teve três importantes fases, que marcaram a história da luta das mulheres por igualdade política, social e cultural.

Fato social

Fato social é uma maneira de agir coletiva que não está submetida à vontade individual, mas influencia-a, tornando-se um conjunto de normas sociais.

Feminicídio

Feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

Formas de governo

As formas de governo dizem respeito ao modo como os governos são organizados, variando de acordo com a forma como os elementos estatais são organizados.

Genocídio

O crime de genocídio caracteriza-se pelo extermínio sistemático de um grupo étnico e da tentativa de destruição de sua cultura.

Geração Beta

Geração Beta é um grupo demográfico que inclui crianças nascidas a partir de 2025, simbolizando constante atualização e transformação.

Geração nem-nem

A geração nem-nem é composta por jovens entre 18 e 24 anos que não estão nem estudando, nem trabalhando. Representa um grave problema social em países como o Brasil.

Geração Z

Geração Z é o conjunto de crianças que nasceram na primeira década do século XXI, imersas na tecnologia digital e com novos hábitos em relação às gerações anteriores.

Gilberto Freyre

Gilberto Freyre foi um escritor e sociólogo brasileiro dedicado a analisar as relações sociais do Brasil colonial e o reflexo disso na formação da identidade brasileira.

Gordofobia

Gordofobia é o preconceito e a discriminação contra pessoas com corpos gordos. A gordofobia estabelece padrões de beleza que privilegiam a magreza como símbolo de saúde e sucesso.

Haréns do antigo Império Otomano

Os haréns eram onde se encontravam as mulheres que serviam aos sultões do antigo Império Otomano. Esses locais tinham grande importância na época do sultanato.

História da lógica Matemática

Hooligans

Os hooligans são grupos que usam da violência para legitimar sua identidade ao diferenciarem-se dos demais grupos rivais.

Ideia de Política em Norberto Bobbio

A conceituação de política, segundo Norberto Bobbio, envolve a ideia de poder. O poder político, por sua vez, diz respeito ao poder que um homem exerce sobre outro.

Identidade cultural

Identidade cultural é caracterizada por valores, crenças e práticas que definem um grupo social e o diferenciam de outros.

Igualdade de gênero

A igualdade de gênero é um princípio que visa garantir que homens e mulheres tenham os mesmos direitos, oportunidades e tratamento em todas as esferas da vida.

Imigração ilegal

O contexto político do mundo atual impossibilita a imigração legal para a maioria dos que desejam mudar para outro país, restando-lhes a opção da imigração ilegal.

Importância do Estado na roda da economia

A interferência do Estado na economia às vezes é necessária, mas antigamente acreditava-se que o crescimento do capitalismo só viria com o desenvolvimento do livre comércio.

Injúria racial

A injúria racial é um crime grave para as vítimas de ofensas e coloca em questão o princípio da igualdade.

Injustiça social

Instituições sociais

Instituições sociais são como membros constituintes de nossa sociedade civilizada que criam regras e normas para o bom convívio de todos os cidadãos.

Intolerância religiosa

A intolerância religiosa é uma forma de preconceito por conta da religião. Geralmente, a intolerância religiosa manifesta-se por meio de discriminação, profanação e agressões.

Introdução à teoria de Max Weber

Em uma introdução à teoria de Max Weber, precisamos entender alguns conceitos-chave de suas obras, como “ação social”, “racionalização” e “tipos ideias”.

Isolamento Social

O isolamento social é o ato de um indivíduo ou um grupo se isolar do convívio em sociedade por fatores pessoais ou de força maior, como quando imposta por um grupo ou governo.

Jürgen Habermas

Jürgen Habermas, um dos principais nomes da filosofia e sociologia contemporânea, é considerado um grande pensador da ética e da política nos séculos XX e XXI.

Justiça social

Justiça social é um conceito baseado na distribuição equitativa da riqueza coletiva e de igual o a oportunidades e direitos. É promovida por meio de políticas públicas.

Karl Marx

Karl Marx foi um filósofo e sociólogo alemão, fundador do socialismo científico e desenvolvedor de uma teoria comunista que modificou os estudos sociológicos.

LGBTQIA+

Há lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e mais uma multiplicidade de identidades na sigla LGBTQIA+. Para cada letra, há histórias de lutas.

Liberalismo

Liberalismo é um conjunto de pensamentos conceituais (no caso político) e uma doutrina econômica que defendem a liberdade individual como princípio básico.

Liberdade

Liberdade de expressão

A liberdade de expressão é um princípio fundamental da democracia que também abrange o direito de buscar e de compartilhar informações.

Machismo

O machismo é um sistema de crenças que promove a suposta superioridade masculina. Manifesta-se de diversas formas, como machismo estrutural, cultural e institucional.

Maioridade penal

A maioridade penal é a idade na qual a pessoa a a responder por seus crimes como um adulto. No Brasil, essa idade é atingida quando a pessoa completa 18 anos.

Mais-valia

Mais-valia é o conceito que representa o valor excedente gerado pelo trabalhador além do necessário para sua subsistência e apropriado pelo capitalista como lucro.

Maquiavel e a autonomia da política

O intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra “O príncipe”, descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.

Marginalização

A marginalização é um processo que posiciona indivíduos entre a inclusão e a exclusão social. Pode se manifestar nas formas econômica, social, espacial, cultural e digital.

Marxismo

O marxismo é uma doutrina política e filosófica baseada no materialismo dialético e no socialismo científico, que são correntes oriundas do pensamento de Marx e Engels.

Materialismo histórico

Materialismo histórico é uma teoria político-econômica, desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, sobre a organização social da sociedade industrial.

Meritocracia

A meritocracia é um sistema social no qual o sucesso do indivíduo depende principalmente dos resultados apresentados por ele.

Mídia e o culto à beleza do corpo

Mikhail Bakunin

Mikhail Bakunin foi um pensador político russo e ativista revolucionário, líder do movimento político conhecido como anarquismo.

Milícia

A milícia é um grupo armado que atua como um poder paralelo às Forças Armadas no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, e em outros países. É uma força paramilitar.

Minorias sociais

O conceito de minoria social refere-se, na sociologia, a um grupo social (muitas vezes em maior número expressivo) que vive à margem da sociedade e dos núcleos de poder

Misantropia

Misantropia é um termo que se refere à aversão ou desconfiança generalizada em relação à humanidade.

Misoginia

A misoginia é o ódio ou aversão às mulheres, que se manifesta através de atitudes e comportamentos que as desvalorizam, discriminam e violentam. Tem origem em culturas patriarcais.

Mobilidade social

Mobilidade social é a mudança de posição socioeconômica de um indivíduo em uma sociedade hierárquica e estratificada em classes.

Moda, o reconhecimento de status

Modernidade líquida

Modernidade líquida é uma metáfora para a vida contemporânea no capitalismo tardio, em que tudo é fluido e incerto. Esse conceito foi criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman.

Movimento negro

Chamamos de movimento negro um conjunto de movimentos sociais históricos que lutam pela igualdade social e de direitos para a população negra e pelo fim do racismo.

Movimento sufragista

Movimento sufragista foi uma campanha feita por mulheres, em diversos países, reivindicando o direito ao voto, entre o fim do século XIX e a primeira metade do século XX.

Movimentos sociais

Movimentos sociais são ações e grupos organizados que representam causas e objetivam alguma mudança social por meio da luta e da organização política.

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

O MST é um movimento social que existe desde 1984 e que tem como principais objetivos a luta pela realização da reforma agrária e a democratização do o à terra no Brasil.

Mucamas, Criadas ou Domésticas

Mulher moderna

A mulher moderna adquiriu maior liberdade de escolha e hoje pode optar por exercer um ou mais papéis na sociedade.

Mulheres na política

Mulheres são importantes na política para garantir a diversidade e a eficácia democrática e para assegurar que políticas públicas atendam às necessidades das mulheres.

Mulheres no mercado de trabalho

Mulheres no mercado de trabalho são importantes por aspectos sociais e econômicos significativos, como promoção da igualdade de gênero e redução da pobreza familiar.

Nação sem Estado

Uma nação sem Estado estabelece-se por meio da distinção étnica de determinado grupo que estabelece laços que se sobrepõem aqueles firmados com o Estado.

Narcotráfico

O narcotráfico é uma atividade criminosa que engloba o cultivo, a fabricação, a distribuição e comercialização de drogas ilícitas, como cocaína, maconha e heroína.

Necropolítica

Necropolítica é a subjugação da vida ao poder da morte por meio da ação ou omissão do Estado. O filósofo camaronês Achille Mbembe foi quem propôs o conceito de necropolítica.

Netqueta

O advento do Neopentecostalismo no Brasil

O descomo entre a prática e a teoria: ideias liberais mal copiadas no Brasil entre o Império e a República

O desenvolvimentismo foi suficiente para o Brasil no século XX?

A criação de um parque industrial nacional no século XX visava, além do desenvolvimento tecnológico do Brasil, a criação de empregos como combate aos problemas sociais.

O Estado de direito e a divisão constitucional dos poderes

A divisão constitucional dos poderes é dada da seguinte forma: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. O Estado de direito, por sua vez, é o Estado regulado por leis, normas.

O fim da sacola plástica em nome do meio ambiente

Na luta contra a poluição do meio ambiente, uma das medidas adotadas foi o fim da sacola plástica distribuída por supermercados. Sua substituição já começou em algumas cidades.

O início das políticas públicas para a saúde no Brasil: da República Velha à Era Vargas

No governo de Getúlio Vargas, muitos dos direitos ligados à seguridade social foram instituídos, ao o que também se aprimoraram as ações de Estado acerca da saúde pública a partir das políticas públicas para a saúde.

O nacionalismo

O nacionalismo é o sentimento de pertencer a um grupo específico por meio da semelhança cultural ou histórica que os indivíduos partilham.

O papel da mulher na sociedade

O papel da mulher na sociedade é cada vez mais diversificado e relevante.

O papel do Estado como agente econômico contra a mão invisível do mercado

Pensar no papel do Estado contra as falhas de mercado como externalidades (positivas e negativas) e a concentração de poder econômico para garantir a estabilidade econômica.

O papel do Estado segundo Thomas Hobbes

O que é Modernidade?

A Modernidade é um período histórico e cultural marcado pela centralidade da razão, do progresso científico e técnico e da emancipação individual.

O que é moral?

A moral é um conjunto de convenções que orientam as ações sociais no sentido da responsabilidade.

O que são recursos produtivos?

Os recursos produtivos, ou fatores de produção, correspondem aos elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à vida material.

O que você vai ser quando crescer? - A questão da escolha profissional

A escolha profissional é fundamental na vida do indivíduo. As influências culturais e a visão de mundo do adolescente são determinantes nesta escolha.

O sentido da Páscoa: chocolate nosso de cada dia nos dai hoje?

De uma data judaica, transformando-se em data cristã, hoje a Páscoa é muito mais lembrada por seu sentido comercial.

Objetivos da Educação em nossa sociedade

Um dos objetivos da educação em nossa sociedade é a construção do sujeito apto para agir de acordo com os preceitos estabelecidos como aceitáveis dentro um contexto social.

Organização social

Organização social é o modo como uma sociedade constitui-se para que todos os indivíduos possam conviver em harmonia em uma sociedade.

Ortotanásia

Ortotanásia é o nome dado ao processo pelo qual se opta por não submeter um paciente terminal a procedimentos invasivos que adiam sua morte, mas, ao mesmo tempo, comprometem sua qualidade de vida. Assim, a ortotanásia foca na adoção de procedimentos paliativos, buscando o controle da dor e de outros

Os anos 80 no Brasil: aspectos políticos e econômicos

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação.

Os emos como uma tribo urbana

Franja, piercings e tênis coloridos são alguns elementos da estética emo. Além disso, a tribo dos emos possui raízes musicais no emocore, gênero que mistura som pesado e letras românticas.

Os Grupos Sociais

Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum.

Os sistemas produtivos: formas de atender às necessidades da vida material

Os sistemas produtivos dizem respeito à forma como as sociedades se organizam para produzir os recursos necessários à sua sobrevivência.

Os “ismos” da política nacional: patriarcalismo

É chamado de patriarcalismo o poder centralizado nas mãos do patriarca, dono de terras e escravos. Ele personificava a lei e a regra e, por meio de mecanismos de coerção, mantinha-se no poder.

Os “ismos” da política nacional: populismo e paternalismo

São chamados de paternalismo os mecanismos políticos que oferecem uma atividade assistencial em favor do povo, mas de forma autoritária. O populismo é caracterizado pela criação de uma figura política que diz defender os direitos do povo para se manter no poder.

Papéis sociais

Os papéis sociais são formas de comportamento previamente estipuladas para os indivíduos de uma posição social específica.

Para que serve a sociologia?

Sociologia é uma ciência filiada às ciências sociais que estuda a sociedade e as relações humanas que a estabelecem em todos os seus aspectos.

Partido político

Partido político é uma organização burocrática que disputa a conquista do poder expressando interesses das classes sociais.

Patriarcado

O patriarcado é uma estrutura social histórica baseada na dominação masculina, moldando normas que perpetuam desigualdades em várias esferas da vida.

PCC – Primeiro Comando da Capital

O PCC é uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi fundada dentro das penitenciárias do estado de São Paulo e hoje atua em todo o território brasileiro.

Pedofilia

Pedofilia: um problema social

A pedofilia é um tipo de perversão sexual, na qual há preferência por meninos e/ou meninas pré-púberes. Caso haja exploração dessa criança, o indivíduo acometido dessa patologia a a ser um criminoso.

Pena de morte

A pena de morte é uma prática legal que envolve a execução de uma pessoa condenada por um crime específico.

Pena de Morte

Pensadores clássicos da sociologia

Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber são considerados os autores clássicos da sociologia por criarem as primeiras bases dessa ciência.

Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial

Perestroika significa reconstrução e consistia na tentativa de recuperação soviética; enquanto que Glasnost significa transparência e visava à liberdade de expressão da sociedade.

Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu foi um dos intelectuais mais influentes do século XX, filósofo, etnólogo e sociólogo. Sua obra repercutiu mundialmente e foi um marco para as ciências humanas.

Poder

O poder acompanha a sociedade desde o seu surgimento. Diferentes teorias surgiram entre filósofos e sociólogos para explicar esse fenômeno que acompanha a humanidade.

Poder político

Poder político é um poder social para agir sobre recursos, conflitos e problemas coletivos. É coletivo e relacional, exercido por meio de símbolos e do uso legítimo da força.

Por que as bibliotecas estão ociosas?

Pensar nos fatores culturais, históricos e sociais que contribuem para a ociosidade das bibliotecas.

Positivismo

O positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção de progresso social.

Preconceito de classe social

O preconceito de classe social está relacionado ao poder aquisitivo, ao o à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros.

Princípios de Educação – como tratar o próximo

Problema social e problema sociológico

Processo de globalização e suas ambiguidades

O processo de globalização teve início no século XX, desenvolvendo-se juntamente com o capitalismo. Este processo, porém, apresenta aspectos positivos e negativos.

Proletariado

Proletariado é a classe social dos que vendem sua capacidade de trabalhar por não possuírem meios próprios de subsistência, na concepção de Marx.

Prostituição Infantil: uma violência contra a criança

A prostituição infantil trata-se da exploração sexual de uma criança a qual, por vários motivos, torna-se fragilizada. Segundo a UNICEF, cerca de 250 mil crianças estão prostituídas no Brasil.

Qual o sentido da colonização?

A colonização do Brasil foi parte de um processo mais amplo de expansão comercial europeia, o que certamente influenciou na formação social do país.

Quilombolas

Quilombolas são povos de regiões remanescentes de quilombos, que eram as comunidades formadas por escravos fugitivos na época da escravidão no Brasil.

Raça e etnia

Os conceitos de raça e etnia diferem-se na forma de abordagem das diferenças entre os grupos humanos.

Racismo científico

O racismo científico é uma doutrina pseudocientífica que surgiu no século XIX para justificar a crença na superioridade de certas raças sobre outras.

Raízes do Brasil

Raízes do Brasil é uma obra de Sérgio Buarque de Holanda que analisa as características culturais e sociais brasileiras, explorando a formação histórica do país.

Redes sociais

As redes sociais são plataformas digitais que permitem a interação entre pessoas, compartilhamento de conteúdo e conexões baseadas em interesses ou objetivos comuns.

Reforma agrária

Reforma agrária é a revisão e redistribuição das terras de um país visando à maior democratização do o à terra e ao reconhecimento do valor social da terra.

Regimes de governo

Os regimes de governo são, basicamente, os modos que definem os governos quanto à sua aplicação e dissolução do poder, podendo ser democráticos, autoritários ou totalitários.

Regras de Etiqueta

Relacionamento Virtual

No mundo virtual da internet, a construção de laços sentimentais entre indivíduos que interagem é possível. No entanto, problemas como o isolamento social podem afetar os emocionalmente mais frágeis.

Relações sociais

Relações sociais são interações, conexões e intercâmbios entre indivíduos, grupos e instituições dentro de uma sociedade.

Relações virtuais: amigos de verdade?

As relações virtuais decorrem da adaptação de situações sociais às novas tecnologias e às novas formas de comunicação. No entanto, não devem ser substituídas pelas relações reais.

Relativismo cultural

O relativismo cultural é uma perspectiva teórica que defende que cada cultura deve ser entendida e respeitada dentro de seu próprio contexto. Foi desenvolvido por Franz Boas.

Revolução Industrial e seus desdobramentos

As condições históricas, sociais e econômicas para o advento da Revolução Industrial, bem como os seus desdobramentos, são o foco deste texto.

Rousseau e o contrato social

Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social.

Secularização

A secularização está ligada ao processo de perda de relevância da religiosidade nos vários aspectos da vida do sujeito moderno.

Segregação racial

Segregação racial é a exclusão política, social, econômica e geográfica baseada na etnia. Esse tipo de exclusão causa sérios problemas de desigualdade social.

Seres humanos: Produtores e produtos do conhecimento

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

Sexismo

O sexismo é uma forma de discriminação baseada no gênero, geralmente favorecendo os homens e limitando as oportunidades das mulheres em diversas áreas da sociedade.

Sincretismo

O sincretismo é a fusão de diferentes elementos culturais, sociais e religiosos em nova prática ou crença, conservando as identidades distintas que a originaram.

Sistema Único de Saúde (SUS)

Sistema Único de Saúde (SUS) é uma importante política pública de saúde no Brasil que oferece atendimento de atenção à saúde a qualquer pessoa que precise.

Sistemas eleitorais

O sistema eleitoral de um país determina a forma como serão eleitos os representantes da população.

Skinheads

Os skinheads surgiram como um movimento contracultural na Inglaterra em 1967.

Soberania

A soberania está atrelada à ideia de detenção do poder de controle em uma organização política.

Soberania nacional e Ordem Mundial

Social-democracia

Social-democracia é um modelo econômico e político baseado na busca pelo pleno emprego e por uma garantia de melhores condições de vida para a população.

Sociedade

Sociedade, um conceito tão caro à sociologia, representa o agrupamento de pessoas com o objetivo comum de melhorar a vida coletiva e preservar a vida.

Sociedade de massa

O termo sociedade de massa faz referência à forma de estruturação social observada em sociedades industriais que já estão em um momento tardio do processo de modernização.

Sociologia como ciência da sociedade

Sociologia e sua importância

Sociologia no Brasil

Status social

Status social é a posição de cada pessoa na estrutura da sociedade. É uma classificação que condiciona culturalmente as relações, as oportunidades e os papéis sociais.

Sufrágio universal

Sufrágio universal é o direito de votar e ser votado independentemente de fatores sociais, como gênero, cor, renda e escolaridade, gerando representação popular política.

Surgimento da Sociologia

A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa.

Tecnossexual

Teoria das três raças e o mito da democracia racial

A teoria das três raças e o mito democracia racial afirmam que a sociedade brasileira é democrática, por causa da miscigenação.

Trabalho escravo contemporâneo

Condições degradantes de trabalho, cerceamento da liberdade e outras violações dos Direitos Humanos configuram trabalho escravo, que ainda persiste na atualidade.

Trabalho infantil

O trabalho infantil é qualquer forma de trabalho realizado por crianças e por adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação de cada país.

Traceur

Traceurs são os praticantes do le parkour, que é a prática de vencer obstáculos da forma mais fluida e eficiente possível.

Tradwife

Tradwife é um movimento que se popularizou nas redes sociais e é feito por mulheres jovens que adotaram um estilo de vida em que se dedicam somente ao lar e à família.

Transfobia

A transfobia é o preconceito, discriminação e hostilidade direcionados a pessoas transgênero.

Transformações socioeconômicas no Brasil da década de 50

Os anos de 1950 foram marcados pelas transformações socioeconômicas vividas no Brasil, assim sendo, são considerados um divisor de águas para compreensão de nossa história, de nossa sociedade.

Tribos urbanas

Tribos urbanas são grupos que se formam compartilhando hábitos, valores culturais, estilos musicais e ideologias políticas semelhantes, e moldam a identidade de muitos jovens.

Trote Estudantil

O trote estudantil é um ritual de agem ao qual os novos universitários se submetem e que acaba por significar um momento de conquista e de uma nova etapa de sua vida.

União Homoafetiva em debate no Brasil

A aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo, união homoafetiva, é uma conquista importante no sentido de ampliar as garantias patrimoniais entre os homossexuais que vivem em união estável; uma vez que cabe ao sistema jurídico garantir a igualdade de direitos entre os cidadãos sem fazer ac

Videogames Violentos não Criam Assassinos

Violência contra a mulher

Violência contra a mulher é qualquer tipo de ação danosa física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral cometida pelo fato de o alvo ser uma mulher.

Violência doméstica

A violência doméstica é um conjunto de ações ou omissões que causam danos físicos, psicológicos, sexuais ou patrimoniais no contexto de relações familiares ou íntimas.

Violência no Brasil

Violência no Brasil é um problema crônico que afeta a nossa qualidade de vida. Por conta da violência, nosso IDH é rebaixado, diminuindo-se as taxas de investimentos aqui.

Xenofobia

Xenofobia é o conceito que define as manifestações de aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras ou são vistas como forasteiras.

Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman é um filósofo e sociólogo que estudou a Pós-Modernidade e como as relações humanas desenrolam-se nesse arranjo social complexo, global e secular.

Videoaulas


Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade. Nesse sentido, educadores, médicos, psicólogos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, juristas, advogados, publicitários, jornalistas, economistas, enfim, quase todos os profissionais e pesquisadores de quase todas as áreas necessitam das teorias apresentadas pela sociologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Desigualdade social: tema amplamente discutido no âmbito sociológico

Tópicos deste artigo

Como surgiu a sociologia

A partir do século XV, a sociedade europeia vê-se em um turbilhão de mudanças significativas. Em primeiro lugar, temos o surgimento do capitalismo em sua forma mercantilista — quando os Estados recém-formados e unificados começam a traçar acordos comerciais e estabelecer novas rotas para compra e venda de produtos. Ademais, temos uma classe social que havia surgido no fim da Idade Média e começava a fortalecer-se, sobretudo em alguns lugares da Europa, como França e Itália, devido à participação no comércio mercantilista: essa classe é a burguesia.

O fortalecimento da burguesia levou ao maior investimento na navegação e na descoberta de novas rotas comerciais pelos oceanos. Todo esse processo culminou na chegada e colonização dos povos europeus (em especial portugueses, espanhóis e, mais tarde, ingleses) em terras do continente americano, que até então eram desconhecidas pelos povos da Europa, da Ásia, da Índia e da África.

O contato do homem branco com os nativos da América despertou nos europeus, detentores de uma maior tecnologia para a época em alguns aspectos, a ideia de que eram superiores culturalmente. Ao mesmo tempo, o europeu tinha curiosidade pela cultura e pelo modo de vida dos povos americanos, o que levou os primeiros exploradores das terras americanas a tentarem entender e classificar a cultura nativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso resultou em um contato extremamente etnocentrista, pois o europeu via o nativo como inferior. Não obstante, esse contato também serviu como base para os primeiros sinais de um conhecimento que mais tarde fará parte do amplo conjunto de estudos, que, junto à sociologia, faz parte das ciências sociais: a antropologia.

Mais tarde, a Europa viveu outras revoluções, dessa vez mais rápidas e intensas: a Revolução sa e a Revolução Industrial. Na Inglaterra começam a surgir as primeiras indústrias, empreendidas por uma parte da burguesia que havia enriquecido muito com o comércio e com o empréstimo de dinheiro. No início do século XIX, o modo de produção industrial tomava conta de grandes centros urbanos europeus, como Londres e Paris.

Por conta disso, houve intenso êxodo rural nesses locais, o que ocasionou uma explosão demográfica, seguida por vários problemas sociais decorridos da falta de emprego para todos: fome, miséria, violência, condições precárias de saneamento e, consequentemente, alastramento de epidemias. A vida nos centros urbanos para a população mais pobre era caótica. Mesmo para aqueles que conseguiam trabalhar nas indústrias, a vida era difícil, devido à desumana exploração de sua mão de obra por parte da burguesia, o que resultou em exaustivas jornadas de trabalho e baixa remuneração.

No final do século XVIII, a Revolução sa causou um longo período de instabilidade política para os ses, que, após o fim do Antigo Regime (a monarquia), viram-se diante de um vazio político que resultou em diversas experiências políticas, muitas das quais fracassaram. O cenário era de instabilidade política e econômica, fome, violência e desordem social.

Diante disso, o filósofo francês Augusto Comte idealizou um projeto de melhoria e progresso social com base em um movimento que ficou conhecido como positivismo. O positivismo tinha como objetivo trazer o progresso à sociedade por meio do avanço científico, tecnológico, da ordem social e da disciplina individual.

Retrato de Auguste Comte, criador do positivismo.
Auguste Comte foi o criador do positivismo.

Para concretizar o seu projeto, Comte aceitou como necessária a criação de uma nova ciência que, tal como as ciências naturais, estudasse e classificasse a sociedade, a fim de entendê-la e modificá-la. No início, essa ciência foi batizada por Comte de física social. Mais tarde, ela seria nomeada pelo mesmo pensador como sociologia, que significa: ciência da sociedade. Assim, Comte ficou conhecido como o “pai” da sociologia.

Apesar de propor a criação da ciência da sociedade, o trabalho de Comte, assentado no positivismo, não foi capaz de estabelecer um método preciso e único para o correto funcionamento da sociologia, pois não avançou muito além da especulação e da problematização filosófica. Diante disso, o escritor, professor, psicólogo e filósofo francês Émile Durkheim, ao resgatar e criticar o positivismo de Comte, estabelece o primeiro método de análise sociológica, baseado no que o pensador chamou de reconhecimento dos fatos sociais.

Esse feito foi considerado o estabelecimento da sociologia como ciência bem estruturada, o que tornou Durkheim o primeiro sociólogo de fato. Esse, que era professor universitário, também introduziu a sociologia como disciplina no Ensino Superior, nos cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia.

Além de Durkheim, Karl Marx e Max Weber apresentaram métodos significativos para os estudos sociológicos, o que colocou esses três pensadores como a tríade da sociologia clássica. Para Marx, a sociologia deveria basear-se na produção material da sociedade, vista pelo pensador como uma histórica luta de classes entre exploradores e explorados, o que deu origem ao método materialista histórico dialético. Para Weber, a sociedade era composta pelo conjunto de ações humanas individuais, que deveriam pautar-se por modelos ideais para que fossem analisadas e comparadas.

Retrato de Max Weber, cujo trabalho influenciou as áreas da sociologia, filosofia, ciência política, istração e do direito.
O trabalho de Max Weber influenciou as áreas da sociologia, filosofia, ciência política, istração e do direito.

Por meio dos três primeiros métodos clássicos, a sociologia desenvolveu-se e incorporou a si o estudo de outras ciências que, juntas, compõem o conjunto das ciências sociais. São elas: a antropologia, a ciência política e a economia. Para aprofundar-se mais no tema, leia o texto: Surgimento da sociologia.

Para que serve a sociologia

A importância da sociologia é compreendida com base em seu modelo utilitário, o que a difere da filosofia. Enquanto esta se apresenta como um conjunto de saberes não organizados cientificamente e que têm uma finalidade em si mesmos, ou uma finalidade no próprio conhecimento, aquela é uma ciência. Enquanto ciência, a sociologia tem uma finalidade exterior a si.

O trabalho do sociólogo serve para identificar, classificar e analisar a organização social como um todo. Partindo do comportamento individual (com elementos da psicologia) e do comportamento social, o sociólogo tenta compreender a sociedade a fim de apresentar teorias que possam permitir a intervenção social por meio de outras ciências e técnicas.

A sociologia tenta entender a sociedade como um todo, mas busca elementos nas suas áreas afins, como a economia (que estuda os aspectos econômicos gerais de uma sociedade, como produção e relação financeira), a antropologia (que estuda o ser humano por meio sua cultura e de suas origens) e a ciência política (que se dedica a entender as organizações políticas e os modos de organização do ser humano em sociedade, envolvendo noções como governo, Estado etc.).

Os resultados científicos obtidos pela sociologia servirão de base para a intervenção social de outros profissionais de outras áreas do conhecimento. Um jurista ou um advogado, por exemplo, precisam conhecer bem essa área para que tenham uma visão maior e mais ampla dos crimes e das leis, entendendo esses elementos como peças de uma complexa sociedade. Um arquiteto urbanista precisa compreender a sociedade e suas organizações para estabelecer os melhores meios de projetar casas e cidades que melhor satisfaçam as necessidades sociais.

Quando um médico depara-se com uma possível epidemia ou com a simples repetição de doenças e sintomas, ele pode aliar os estudos de diagnóstico clínico individual nos pacientes aos conhecimentos sociológicos, para tentar compreender uma possível origem social dos problemas de saúde.

e também: Intolerância religiosa: uma questão enraizada na sociedade

O que a sociologia estuda

O sociólogo tem a missão de estudar a sociedade como um todo organizado por pessoas em comunidades. Os meios para isso são hoje os mais variados, o que permite ao profissional em questão tentar compreender vários aspectos sociais, como violência, globalização, guerras, consumo, expectativa de vida, organização das cidades, exclusão social etc.

Ilustração de várias pessoas conectadas por linhas para representar o objetivo da sociologia.
A sociologia tem como objetivo a compreensão da sociedade.

Os métodos para essa compreensão também são variados. Como a sociologia é uma ciência, ela precisa de garantias metodológicas para que o seu trabalho seja confiável. Por isso, é necessário que o sociólogo atente-se para padrões de repetição dos fenômenos, a fim de estabelecer um padrão de comportamento social. Além disso, o sociólogo utiliza dados fornecidos por entrevistas individuais com pessoas de um mesmo grupo social ou de grupos diferentes e, como ferramenta de comparação, utiliza um ramo da matemática chamado estatística.

Leia também: Direitos humanos: categoria de direitos básicos e inalienáveis

Sociologia e psicologia

Em alguns aspectos, podemos dizer que a sociologia e a psicologia caminham juntas e que têm métodos parecidos, porém com amplitudes diferentes. Enquanto a sociologia busca compreender o social, a psicologia procura a compreensão do individual. Enquanto a sociologia busca compreender uma sociedade por meio de seus indivíduos (e recorre à psicologia para compreender o que é da ordem do individual), a psicologia busca entender o indivíduo baseando-se muitas vezes na sociedade em que esse está inserido (recorrendo à sociologia para tal compreensão).

Sociologia e filosofia

Muitas pessoas pensam que sociologia e filosofia são a mesma coisa ou que são essencialmente parecidas. Essa crença, no entanto, é fruto de uma generalização do senso comum. Assim como as outras tantas ciências, a sociologia surgiu graças a um trabalho filosófico iniciado pelos primeiros pensadores ocidentais no século VI a.C. No entanto, são várias as especificações que a tornam uma ciência e um ramo do saber completamente distinto da filosofia.

Muitas vezes os sociólogos recorrem à filosofia para desenvolverem seus estudos. No entanto, somente isso não é suficiente para estabelecer um vínculo de igualdade entre as duas áreas do saber, inclusive porque, enquanto a sociologia é considerada uma ciência, a filosofia é considerada um conjunto teórico de conhecimentos que visam produzir e movimentar o saber teórico e abstrato.

Fontes

CASTRO, A. M. DIAS, Edmundo Fernandes. Contexto histórico do aparecimento da sociologia. In.: Introdução ao pensamento sociológico. São Paulo: Centauro, 2001.

FARAONI, A. Ser protagonista: Sociologia - ensino médio, vol. único, 2 ed. São Paulo: SM, 2014.

 

Por Francisco Porfírio
Professor de Sociologia

Blocos empilhados com o desenho de pessoas para representar a Sociologia.
A sociologia é feita por meio da investigação científica das estruturas sociais.
Deseja fazer uma citação?
PORFíRIO, Francisco. "Sociologia"; Brasil Escola. Disponível em: /sociologia. o em 22 de maio de 2025.
Copiar