Folclore

O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.

e também: O dia em que é comemorado internacionalmente o folclore

Tópicos deste artigo

Origem do termo

A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.

O termo de Thoms baseava-se em duas palavras:

  • Folk, que significa povo;

  • Lore, que significa conhecimento, saber.

Assim, a junção das duas palavras, conforme o próprio Thoms, significa saber tradicional de um povo. A palavra proposta de Thoms não foi adotada logo de imediato e só se popularizou quando surgiu a Sociedade do Folclore em Londres, no final do século XIX.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do folclore

O folclore enquanto área de estudo começou a consolidar-se a partir do século XVIII, mas se firmou de fato somente no final do século XIX, quando instituições voltadas para estudos nessa área começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos. Seus especialistas consideram que os grandes pioneiros do estudo do folclore são Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm.

Na medida em que o interesse pelo assunto disseminou-se, começaram a surgir sociedades voltadas para o estudo do folclore, sendo a citada Sociedade do Folclore (Folklore Society), fundada em 1878, a primeira delas. Essa determinou que dentro do folclore poderia incluir-se:

  1. Narrativas tradicionais: contos, mitos e lendas populares;

  2. Costumes tradicionais: costumes como as festas populares;

  3. Crenças e superstições: saberes relacionados à magia, bruxaria etc;

  4. Linguagem popular: dialetos falados e os jargões populares.

Por meio dessa sociedade londrina, o interesse no estudo do folclore espalhou-se, alcançou outros países da Europa, os Estados Unidos e, por fim, chegou ao Brasil. Claro que, ao longo desse processo, e na medida em que os estudos na área avançavam, novas definições surgiram e avanços sensíveis aconteceram.

Aqui no Brasil, alguns nomes, como Luís Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Florestan Fernandes, destacaram-se no estudo do folclore. O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em 1951, sendo realizado no Rio de Janeiro. Um dos debates mais importantes que ocorreram nesse evento foi sobre as características para definir-se o que é folclore, algo que até hoje gera muita discussão entre os especialistas.

Características do folclore

As características do que pode ser definido ou não como folclore foram arduamente debatidas por intelectuais europeus e americanos. Esse debate, no entanto, não se encerrou, e aqui no Brasil diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados. Sendo assim, percebe-se que não existe um consenso entre os especialistas, e as características levantadas aqui não são unânimes.

Algumas das características do folclore são:

  • Origem anônima: Muitos definiram que um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima, mas essa característica tem sido bastante questionada pelos estudiosos;

  • Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente;

  • Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo;

  • Surgimento espontâneo: Os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.

Leia também: 17 de julho - data comemorativa ligada à figura folclórica do Curupira

Personagens do folclore

O cavaleiro sem cabeça é um personagem que surgiu na Europa e é famoso no folclore dos Estados Unidos.
O cavaleiro sem cabeça é um personagem que surgiu na Europa e é famoso no folclore dos Estados Unidos.

O folclore naturalmente não é um elemento presente em lugares específicos, mas é algo manifestado por todas as culturas, pois todas elas têm o seu conjunto de crendices, mitos, tradições e personagens que compõem seu saber popular. Sendo assim, separamos esse espaço para citar alguns personagens que são parte do folclore de outras culturas que não a brasileira.

  • Cavaleiro sem cabeça: lenda tradicional que surgiu na Europa medieval e que chegou aos Estados Unidos, onde se popularizou. A lenda fala de um cavaleiro decapitado que vaga à procura de sua cabeça.

  • Gashadokuro: figura sobrenatural do folclore japonês. Na lenda japonesa, é um esqueleto gigante, formado dos ossos daqueles que morreram de fome, que vaga pelos campos do Japão à procura de viajantes para alimentar-se deles.

  • Chorona: personagem presente no folclore mexicano, que fala de uma mulher aos prantos e que ficava às margens de rios e lagos. Aqueles que ousavam aproximar-se dela morriam ou sofriam com outras consequências.

e também: A origem da Festa Junina, importante festa popular do Brasil

Folclore brasileiro

O saci-pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.
O saci-pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.

O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.

Crédito de imagem

[1] Orhan Cam e Shutterstock


Por Daniel Neves
Graduado em História

As danças são uma parte importante do que forma o folclore de um povo. Na imagem, estão dançarinos de uma dança típica do Egito. [1]
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Folclore"; Brasil Escola. Disponível em: /folclore. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Artigos de Folclore


Assassinando as lendas Brasileiras?

Bicho-papão

O bicho-papão é um ser imaginário muito popular no Brasil e presente em diversas culturas do mundo. Sua lenda surgiu há séculos e ainda hoje amedronta crianças.

Boto-cor-de-rosa

Boto-cor-de-rosa é uma lenda do folclore que fala de botos que se transformavam em homens sedutores de mulheres, engravidando-as e desaparecendo depois.

Bumba meu boi

Bumba meu boi é uma festa brasileira predominante no Norte e Nordeste e encena uma narrativa popular conhecida como auto do boi. Geralmente essa festividade ocorre em junho.

Caipora

A caipora é uma personagem do folclore brasileiro. A lenda narra sobre um ser em forma de índia possuindo baixa estatura e cabelos vermelhos que atua como protetora dos animais.

Cavalhadas

Corpo-seco

Corpo-seco é uma lenda do folclore brasileiro sobre um defunto amaldiçoado que vaga na Terra por não ser aceito nem no céu, nem no inferno.

Cuca

Cuca, uma lenda presente no folclore brasileiro, é conhecida por realizar maldades e sequestrar crianças desobedientes.

Dama da Meia Noite

Danças folclóricas

As danças folclóricas são manifestações culturais realizadas por meio de coreografias, músicas e vestimentas e ligadas a uma determinada identidade cultural.

Festival de Parintins

O Festival de Parintins é uma celebração anual no Amazonas que destaca a tradição do boi-bumbá, com rivalidade entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, desde a década de 1960.

Lenda da Iara

Iara é uma sereia que faz parte do folclore brasileiro. É conhecida por seduzir homens que estão nas margens de rios, levando-os para o fundo d’água.

Lenda da vitória-régia

A lenda da vitória-régia é uma das lendas do nosso folclore, sendo originária da cultura indígena. Fala do surgimento dessa planta amazônica conhecida como vitória-régia.

Lenda do Boitatá

Boitatá é um ser do folclore brasileiro reconhecido como uma cobra de fogo. Acredita-se que esse ser protege os campos daqueles que vão incendiá-los.

Lendas da região Norte

As lendas oriundas da região Norte envolvem personagens como o boto-cor-de-rosa, o uirapuru, a vitória-régia, entre outros.

Lendas da Região Sudeste

O folclore é marcado por uma série de lendas, e muitas delas são muito influentes na Região Sudeste, como a lenda do corpo-seco, chibamba, lobisomem, entre outras.

Lendas e personagens do folclore brasileiro

As lendas e os personagens do folclore brasileiro são elementos que fazem parte da nossa cultura há séculos. Alguns exemplos são o saci-pererê, o curupira, o boitatá e a iara.

Lendas indígenas

As lendas indígenas são parte fundamental no folclore brasileiro. Algumas das mais conhecidas são a do curupira, a da iara, a do boto-cor-de-rosa e a do saci-pererê.

Lobisomem

Lobisomem está presente no folclore brasileiro, mas é uma lenda conhecida em todo mundo praticamente. Essa fala de um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia.

Mãe de Ouro

A lenda da Mãe de Ouro faz parte do folclore brasileiro e se originou no chamado Ciclo do Ouro. Conta-se que ela indicava os veios do metal para os garimpeiros.

Matinta Perera

Na lenda, Matinta Perera é uma velha que se transforma em pássaro e que incomoda o sono das pessoas com seu assovio. A única forma de acalmá-la é oferecendo um presente.

Mula sem cabeça

Mula sem cabeça é uma lenda presente no folclore brasileiro e que foi trazida pelos portugueses. Havia uma forte moral religiosa que a sustentava.

Negrinho do pastoreio

Negrinho do pastoreio é uma lenda do folclore brasileiro, criada sob a influência das culturas africana e católica e muito popular na cultura do Rio Grande do Sul.

Papa-figo ou homem do saco

A lenda do papa-figo ou homem do saco é uma das mais populares do folclore brasileiro. Ela é contada ainda hoje para crianças de várias partes do mundo.

Saci-pererê

Saci é um dos símbolos mais famosos do Folclore brasileiro. Personagem já apareceu em diversos livros, filmes e peças teatrais.

Tutu

Tutu é uma lenda do folclore brasileiro relacionada com a prática de cantar canções de ninar assustadoras para as crianças dormirem.