Bioquímica

A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O metabolismo geralmente é classificado em anabolismo ou catabolismo. No primeiro caso, as reações químicas estão voltadas para a síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples. Já no caso do catabolismo, as moléculas complexas são degradadas em estruturas mais simples. Vale frisar que os dois processos ocorrem em todas as células vivas.

Processos bioquímicos dos seres vivos

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

De uma maneira geral, podemos afirmar que todos os organismos realizam quatro processos bioquímicos básicos para que ocorra a manutenção da vida:

Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos;

Transporte de substâncias por meio das membranas;

Produção de energia;

Eliminação de metabólitos e substâncias tóxicas.

Descobertas bioquímicas

Entre as principais descobertas da Bioquímica que merecem destaque, podemos citar a compreensão da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), o entendimento da importância do gene para a síntese de proteína, a determinação da estrutura das proteínas e a compreensão das vias metabólicas.

O entendimento desses processos foi, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de várias áreas, tais como a biotecnologia, a medicina e a agricultura. No campo da medicina, por exemplo, podemos destacar a importância dessa ciência no avanço da genética e no entendimento das doenças metabólicas, como diabetes, e até mesmo dos problemas degenerativos. Já no campo da agricultura, o desenvolvimento de variedades transgênicas garantiu um maior sucesso nas lavouras.

Percebe-se, portanto, que a Bioquímica nada mais é do que o estudo da química envolvida em todos os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para o entendimento dos processos que permitem a manutenção da vida e o desenvolvimento de técnicas que garantam uma melhor qualidade de vida para todos. Vale destacar que, apesar do grande desenvolvimento da área, muito ainda deve ser estudado, sendo essencial o investimento constante nesse campo de estudos.

Confira os textos dispostos logo mais abaixo para se aprofundar na química da vida! Bons estudos!!!


Por Ma. Vanessa dos Santos

A descoberta da estrutura do DNA foi fundamental para o avanço da Bioquímica
A descoberta da estrutura do DNA foi fundamental para o avanço da Bioquímica
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Bioquímica"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/bioquimica.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

1- Sobre a água, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

A) (  ) A água é considerada uma solução universal.

B) (  ) As moléculas de água são dipolares. 

C) (  ) A coesão entre as moléculas de água só é possível em razão da presença de pontes de hidrogênio. 

D) (  ) A água apresenta baixos valores de calor específico, evitando variações bruscas na temperatura dos organismos.

E) (  ) Reações químicas em que ocorre união entre moléculas, com formação de água como produto, são chamadas reações de hidrólise.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

 (UFU)

O gráfico abaixo representa a produção de proteínas por duas populações celulares mantidas "in vitro". A primeira população celular é representada pela sequência 1 e a segunda pela sequência 2. A seta vertical indica o tempo exato de istração da Droga x.

Com base no gráfico apresentado, é correto afirmar que a Droga x inibe o processo de tradução de forma:

A) mais lenta na sequência 2.

B) mais rápida na sequência 2.

C) mais rápida na sequência 1.

D) que em ambas as sequências a velocidade é a mesma.

E) nenhuma das alternativas anteriores.
 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

As imagens abaixo representam o comportamento das hemácias em soluções de diferentes concentrações.

- No esquema I, a solução é hipotônica, ou seja: tem menor concentração de solutos.

- No esquema II, a solução é isotônica, ou seja: as concentrações do meio interno e externo são similares.

- No esquema III, a solução é hipertônica, ou seja: tem maior concentração de solutos.

1) Estão corretas:

A) Todas as alternativas.

B) Somente a primeira alternativa.

C) Somente a segunda alternativa.

D) Somente a terceira alternativa.

E) Todas as alternativas estão incorretas. 

2) O caso exposto representa:

A) transporte ivo.

B) osmose.

C) difusão facilitada.

D) transporte ativo.

 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(FUVEST)
No esquema abaixo, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos de animais.


O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenados. A amônia, a ureia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente. As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:


 

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Bioquímica


A água

Acetilcolina

A acetilcolina foi o primeiro neurotransmissor identificado. Ela é encontrada no sistema nervoso central, no sistema nervoso periférico e na junção neuromuscular.

Ácidos graxos

Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos obtidos a partir de óleos e gorduras. Eles apresentam importantes funções no organismo humano.

Ácidos Nucleicos

Os ácidos nucleicos são moléculas formadas por nucleotídios. O DNA e o RNA são ácidos nucleicos e estão relacionados com a transmissão e tradução da informação genética.

Aerobiose

Albumina

Albumina é uma proteína encontrada em nosso corpo e também em certos alimentos. É usada como suplemento alimentar por pessoas que necessitam de dieta rica em proteínas.

Aminoácidos

Aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas. Podemos classificá-los em dois grupos principais: os aminoácidos essenciais e os não essenciais.

Anaerobismo

O anaerobismo é um processo feito por organismos que sobrevivem sem a presença de oxigênio.

Anticorpos

Antígeno, anticorpo e vacinação

Antígeno, anticorpo e vacinação são termos relacionados com imunização. Entender o significado de cada um é essencial para compreender como nosso corpo protege-se de doenças.

ATP

ATP (adenosina trifosfato) é uma importante molécula formada por adenosina e fosfato que funciona como fonte de energia para a célula realizar seus processos celulares.

Carboidratos

Carboidratos são biomoléculas muito abundantes na natureza e estão relacionadas, entre outras funções, ao fornecimento de energia para nosso corpo.

Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, é uma das etapas da respiração celular e consiste em uma sequência de oito reações.

Cientistas que colaboraram na história da fotossíntese

A história da fotossíntese começou na Grécia Antiga quando as pessoas acreditavam que as plantas obtinham seu alimento a partir do solo.

Colágeno

Colágeno é uma proteína fibrosa, típica dos animais, que apresenta importante papel na resistência e elasticidade de uma série de tecidos do nosso corpo.

Composição química da célula

As substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte da composição química da célula garantem o funcionamento adequado dessa unidade funcional dos seres vivos.

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor que atua de diferentes formas no sistema nervoso, estando relacionada, por exemplo, com o humor e o prazer.

Enzimas

As enzimas são biomoléculas que atuam como catalisadores, sendo fundamentais para a regulação do metabolismo. A maioria das enzimas são proteínas.

Estrutura de uma proteína

Fermentação

A fermentação é um processo anaeróbio que apresenta como finalidade a produção de ATP. Suas fases são a glicólise e a redução do piruvato.

Fibras

O consumo de fibras alimentares está associado a diversos benefícios para a saúde. Frutas, leguminosas e cereais são exemplos de alimentos ricos em fibras.

Glicídios

Glicogênio

O glicogênio é um polímero de resíduos de glicose que é encontrado em todas as células animais. Ele é o principal polissacarídeo de reserva desses organismos.

Glicólise

A glicólise é um processo anaeróbio que se caracteriza pela formação de duas moléculas de ácido pirúvico a partir de glicose e possui saldo líquido final de 2 ATPs.

Hemoglobina

A hemoglobina é um pigmento que garante, principalmente, o transporte de oxigênio no nosso corpo.

Importância do cálcio no organismo

A importância do cálcio no organismo vai além da formação de ossos e dentes, por ser um mineral relacionado com diversas funções biológicas.

Ligações peptídicas

Lipídios

Os lipídios são moléculas orgânicas que incluem um amplo grupo de compostos, como ceras, óleos e vitaminas lipossolúveis. Peixes e nozes são alimentos ricos em lipídios.

Metabolismo

A dinâmica corporal que ocorre dentro de cada célula constitui o metabolismo, que pode ser dividido em duas partes: anabolismo e catabolismo.

Metabolismo energético

Metabolismo energético é o conjunto das várias reações químicas que ocorrem no organismo e possui como objetivo satisfazer a necessidade de energia do indivíduo.

Noradrenalina

A noradrenalina é uma catecolamina produzida pela medula suprarrenal e também pelo sistema nervoso, atuando nesse último caso como neurotransmissor.

O que é hálito cetônico?

O quinto sabor

Os principais carboidratos

Os principais tipos proteicos

Peptídeos

Os peptídeos são formados por dois ou mais aminoácidos unidos por meio de ligações peptídicas. Essas cadeias de aminoácidos apresentam importantes funções biológicas.

Processo de produção de energia a partir da oxidação dos alimentos

Proteínas

As proteínas são macromoléculas extremamente importantes para os organismos vivos. Elas representam 50% da massa seca de grande parte das células.

Quimiossíntese

A quimiossíntese é um processo que utiliza a energia obtida por meio da oxidação de substâncias inorgânicas para a produção de matéria orgânica.

Respiração celular

A respiração celular é um processo metabólico de extrema importância que converte energia química em ATP e é essencial para o funcionamento celular dos organismos.

Sais Minerais

Os sais minerais são substâncias relacionadas com as mais variadas atividades do organismo, sendo que uma dieta saudável é fundamental para manter seus níveis adequados.

Serotonina

A serotonina é produto da hidroxilação e carboxilação do triptofano, um aminoácido essencial que pode ser adquirido por meio da ingestão de alimentos como banana e chocolate.

Teoria do encaixe induzido

A teoria do encaixe induzido sugere que o substrato induz mudanças conformacionais nas enzimas.

Tipos de água

Existem diferentes tipos de água, mas alguns merecem destaque, como a água salgada, salobra, doce, potável e destilada.