Testosterona

Testosterona é um importante hormônio presente tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, apresenta-se em maior quantidade nos homens.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Testosterona é um hormônio encontrado em homens e em mulheres, mas que se apresenta em maior quantidade no sexo masculino. No homem, a testosterona é secretada, principalmente, pelo testículo e é sintetizada, a partir do colesterol, pelas chamadas células de Leydig. No sexo feminino, a testosterona é sintetizada, dentre outros locais, no ovário, nas células da teca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Hormônios Masculinos

Tópicos deste artigo


Funções da testosterona

Testosterona é um esteroide relacionado com diversas funções do organismo, entretanto não está ativo em todos os tecidos-alvo. Em alguns tecidos, no entanto, a testosterona é convertida em di-hidrotestosterona, por meio da ação da enzima 5α-redutase. A testosterona e a di-hidrotestosterona desempenham algumas funções no corpo:

  • No feto do sexo masculino, a testosterona garante a diferenciação do trato genital interno, enquanto a di-hidrotestosterona garante a diferenciação da genitália externa, formando o sistema genital masculino;

  • A testosterona garante o aumento da massa muscular, em decorrência do aumento das fibras musculares, e é responsável pela mudança na voz. Já a di-hidrotestosterona garante distribuição de pelos em pessoas do gênero masculino;

A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular

  • A di-hidrotestosterona está relacionada com a atividade das glândulas sebáceas;

  • A testosterona relaciona-se com o metabolismo dos lipídios;

  • A testosterona garante a espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides;

  • A testosterona está relacionada com a hematopoiese (processo de formação de células do sangue);

  • A testosterona relaciona-se também com a libido (desejo sexual).


Testosterona e aumento muscular

Como citado anteriormente, a testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular, e é por esse motivo que muitas pessoas fazem uso do hormônio para conseguir rápido ganho de massa. Apesar de cumprir esse papel, o uso de testosterona para esses fins pode causar problemas, como danos ao fígado e aos rins, surgimento e/ou aumento da quantidade de acnes, impotência em homens e modificação do ciclo menstrual, em mulheres.

Leia também: Anabolizantes

Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona
Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona

Redução dos níveis de testosterona em homens

O envelhecimento leva a uma redução dos níveis de testosterona no homem, o que afeta diretamente seu humor e sua qualidade de vida, com destaque para a vida sexual. É importante salientar também que essa redução faz com que o homem tenha sua massa muscular e sua força reduzidas e tenha um aumento de gordura corporal.

Em alguns homens, ocorre uma queda acentuada dos níveis de testosterona, o que gera o aumento dos sintomas descritos acima, afetando negativamente a qualidade de vida masculina. Quando isso ocorre, é necessário procurar um médico e dosar a quantidade hormonal.

Em homens que apresentam níveis de testosterona comprovadamente abaixo do normal, pode-se recomendar reposição hormonal para a melhora de seu quadro. Entretanto, em algumas situações, como as de homens com diagnóstico ou evidência de câncer de próstata ou de apneia do sono obstrutiva grave, a terapia não é indicada, uma vez que a reposição pode estimular e agravar os sintomas dessas doenças. Sendo assim, a reposição de testosterona deve ser feita apenas com acompanhamento médico.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A testosterona é um hormônio produzido em ambos os sexos, e suas fórmulas químicas estão representadas acima
A testosterona é um hormônio produzido em ambos os sexos, e suas fórmulas químicas estão representadas acima
Crédito da Imagem: shutterstok
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Testosterona "; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/testosterona.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Nos homens, a testosterona é produzida em maior quantidade no testículo, em células especiais denominadas

a) células da teca.

b) hepatócitos.

c) ilhotas de Langerhans.

d) células beta.

e) células de Leydig.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Todas as funções abaixo podem ser atribuídas à testosterona, exceto:

a) Diferenciação da genitália externa.

b) Alteração na voz.

c) Hematopoiese.

d) Metabolismo dos lipídios.

e) Redução da massa muscular.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Cefet-GO) DIFERENTES ATÉ NO STRESS

A Ciência descobre por que homens e mulheres reagem de maneira oposta diante das tensões e aponta estratégias para diminuir os conflitos. Sob tensão, o corpo masculino produz menos testosterona. Isso eleva a irritação. No organismo feminino cai a serotonina. Ela fica mal-humorada.

(Revista Isto É)

Sobre a testosterona e a serotonina, assinale a alternativa correta.

a) A testosterona e a serotonina são hormônios produzidos na adeno-hipófise.

b) Tanto a testosterona quanto a serotonina são hormônios que estimulam a atividade sexual de homens e mulheres.

c) O hormônio testosterona é produzido nos testículos, responsável pelos caracteres secundários do homem, enquanto a serotonina é um neurotransmissor que existe naturalmente em nosso cérebro e está relacionada aos transtornos do humor.

d) Os hormônios testosterona e serotonina são respectivamente produzidos nos testículos e nos ovários.

e) A testosterona e a serotonina são neurotransmissores que agem no córtex cerebral de homens e mulheres, atuando no humor.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(FGV) FORÇA ARTIFICIAL

Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que “doping” é regra, não exceção. Dois casos de “doping” envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona.

(“Veja”, 09.08.2006)

A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada “doping”:

a) quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode ser detectada no organismo no início da puberdade.

b) apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino não a produz.

c) apenas quando em atletas homens, uma vez que o organismo masculino não a produz.

d) quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja muito acima do normal.

e) se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que é produzida pela tireoide, é imediatamente metabolizada.

VER TODAS AS QUESTÕES