Gravidez masculina

A gravidez masculina, também chamada de síndrome de Couvade, é um quadro no qual o homem a a desenvolver alguns sintomas típicos da gestação, juntamente com sua companheira. Em alguns casos de gravidez masculina, o abdome do homem pode aumentar de volume, tal como se estivesse “grávido”.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Você sabia que indivíduos do sexo masculino podem “ficar grávidos”?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tal quadro, denominado síndrome de Couvade, ou gravidez masculina, não está relacionado ao desenvolvimento do embrião no interior do corpo do indivíduo em questão, assim como acontece com as mulheres, e machos de cavalos-marinhos.

Esse fenômeno, até pouco tempo atrás ignorado pela classe médica, foi descoberto em 1965, pelo psiquiatra britânico Trethowan. Trata-se da manifestação de sensações semelhantes às da companheira grávida, tais como: ganho de peso, enjoos, manifestação de desejos, dor de cabeça e nas costas, alterações intestinais, vontade de urinar com muita frequência e oscilação de humor. Em alguns casos, inclusive, há o aumento do abdome masculino (pseudociese).


Os casos mais frequentes ocorrem em situações em que o pai:

- Terá seu primeiro filho;

- Possui idade mais avançada;

- Terá um “filho temporão”;

- Foi adotado na infância;

- É muito ansioso;

- Possui forte ligação afetiva e emocional com sua companheira gestante;

- Se solidariza fortemente com as dores e vontades da companheira.


Alguns estudos recentes apontam que pouco mais de 50% dos homens desenvolvem sintomas típicos da gravidez, em menor ou maior grau. Embora nem todos os fatores relacionados à sua manifestação sejam conhecidos; acredita-se que o quadro seja uma condição psicossomática, ou seja, uma espécie de resposta física a um estímulo emocional. Algumas pesquisas apontam, também, fatores hormonais, mas os resultados, pelo menos até segunda ordem, não são conclusivos.

A síndrome de Couvade tende a surgir em torno do terceiro mês, e desaparecer até o fim da gestação, naturalmente. No entanto, como pode se tornar um fardo e/ou durar um tempo maior; é interessante que, nesses casos, seja requerida a ajuda médica.


Veja mais!
Depressão pós-parto masculina


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Em alguns casos de gravidez masculina pode ocorrer o aumento do abdome.
Em alguns casos de gravidez masculina pode ocorrer o aumento do abdome.
Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
ARAGUAIA, Mariana. "Gravidez masculina"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/gravidez-masculina.htm. o em 26 de maio de 2025.
Copiar