Hierarquia das cidades no Brasil

As cidades do Brasil destacam-se em diferentes níveis de acordo com a função e o grau de importância que exercem.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As cidades são diferentes, não somente pelo número de habitantes, mas também pela concentração de serviços nelas contidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um aspecto que caracteriza a urbanização brasileira é referente a uma extrema concentração de uma vasta parcela da população em grandes cidades, dando origem assim às metrópoles.

Os grandes centros urbanos abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação, neles estão presentes universidades, centros de pesquisas, laboratórios, clínicas especializadas, além dos meios de comunicação de massa e revenda de produtos importados.

As cidades médias, muitas vezes, não dispõem de tantas variedades de serviços, apesar desse processo estar mudando, uma vez que o processo de globalização tem dinamizado as informações e o o ao consumo. Nas cidades pequenas, é oferecido somente o necessário à sua população, geralmente o serviço de saúde não consegue cuidar de casos mais complexos e não há variedade em serviços e o ao consumo.

Metrópoles significam grandes aglomerações urbanas que concentram um enorme contingente populacional, além de abrigarem uma imensa variedade de indústrias, comércio em geral, universidades, centros de pesquisas, hospitais de referência, bancos e instituições financeiras, repartições públicas, empresas de comunicação, como rádio, TV, jornais impressos, entre outros.

Uma cidade se destaca em diferentes níveis de acordo com a função e o grau de importância que ela exerce em escala regional ou nacional em relação aos outros centros urbanos, independente do tamanho.

No Brasil, existem metrópoles, cidades de grande, médio e pequeno porte, interdependentes de acordo com sua influência, dando origem à hierarquia das cidades.

A partir dessas considerações, a malha urbana brasileira é classificada da seguinte forma:

Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.

Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.

Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.

Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.

Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

São Paulo é um exemplo de metrópole mundial.
São Paulo é um exemplo de metrópole mundial.
Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FREITAS, Eduardo de. "Hierarquia das cidades no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: /brasil/hierarquia-das-cidades-no-brasil.htm. o em 28 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

 As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e meios de comunicação, formando uma rede onde se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana”.

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005.p.518-520.

Os tipos de cidades a que o autor se refere, responsáveis pelo comando geral do funcionamento econômico da globalização, são as:

a) capitais desenvolvidas, a exemplo de Brasília.

b) megacidades, a exemplo do Rio de Janeiro.

c) cidades industriais, a exemplo do ABC paulista.

d) cidades tecnológicas, a exemplo de Manaus.

e) cidades globais, a exemplo de São Paulo.

  

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

“Quanto mais amplo o leque de serviços oferecidos, maior será a influência econômica, política e cultural da cidade, que pode chegar a polarizar toda a rede urbana local, regional ou até mesmo nacional. O grau dessa influência é que determina a existência de uma hierarquia urbana [...]”.

<SILVA, V. G. Geografia do Brasil e Geral: povos e territórios. São Paulo: Escala Educacional, 2005. p.70>.

Sobre a temática abordada pelo texto, assinale a alternativa correta:

a) a hierarquia urbana estrutura-se a partir do grau de complexidade das economias regionais, de forma que se encontram em um maior nível nessa composição aquelas cidades que possuem uma elevada integração apenas com o seu entorno.

b) não é possível pensar em hierarquia urbana em países muito periféricos, uma vez que neles não há um coeficiente mínimo de urbanização que garanta a estruturação de uma rede de cidades.

c) existem centros regionais e até nacionais que, apesar de contarem com serviços e estruturas sofisticados, não apresentam qualquer influência sobre outras cidades no país, como é o caso de muitas capitais brasileiras.

d) a tendência atual em curso no Brasil é uma diminuição nas disparidades da hierarquia urbana, uma vez que se encontra em curso no país um processo de descentralização das atividades produtivas.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Tabela caracterizando a hierarquia das centralidades urbanas brasileiras
Tabela caracterizando a hierarquia das centralidades urbanas brasileiras

Fonte: IPEA; IBGE. Caracterização e tendências da rede urbana do Brasil: estudos básicos para caracterização da rede urbana. Brasília: IPEA, 2001, p.42 [adaptado].

Conforme os dados fornecidos pela tabela e o tema a ela referente, considere as informações abaixo:

I. O número pequeno de cidades com padrão metropolitano no Brasil explica-se pelo caráter concentrador da história econômica no país.

II. São Paulo pode ser considerada um exemplo de cidade com padrão metropolitano, enquanto Cuiabá enquadra-se na categoria de capital regional.

III. Uma cidade com nível de centralidade fraco, com padrão tendendo a centro local, não é capaz de exercer influência a qualquer outra aglomeração urbana.

IV. As chamadas capitais regionais no país não possuem grande relevância no contexto econômico brasileiro, uma vez que suas funções praticamente limitam-se ao setor de serviços.

Sobre essas informações, podemos afirmar que:

a) I e II estão corretas.

b) I e III estão incorretas.

c) II e IV estão incorretas.

d) I, II e III estão corretas.

e) Todas estão corretas

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):

a) centros regionais

b) cidades-dormitórios

c) metrópoles nacionais

d) capitais regionais

e) metrópoles regionais

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos Relacionados


As 20 cidades mais populosas do mundo

Clique aqui para conhecer a lista das cidades mais populosas de todo o mundo e também do Brasil! Saiba mais sobre a menor cidade em população do planeta.

As megacidades dos países pobres

Compreenda alguns aspectos que envolvem as megacidades dos países pobres. Clique aqui!

Cidades mais Poluídas do Mundo

Conheça o ranking com as dez cidades mais poluídas do mundo!

Como são Escolhidas as Cidades-Sede dos Jogos Olímpicos?

Como as Cidades-Sede são escolhidas e quais foram as Cidades que já participaram.

Evolução das cidades

Veja as principais características das cidades desde seu surgimento, acompanhando a ascensão e declínio delas como centros de atividades e vivência social durante a História.

O Processo de Urbanização

Descrever a origem do processo de urbanização no mundo e no Brasil, contextualizando as funções econômicas das cidades e as consequências da ausência do planejamento urbano.

Principais Cidades do Brasil

Veja quais são as cidades do Brasil que merecem destaque.

São Paulo - A Cidade de São Paulo

Conheça mais sobre a indústria, comércio, agricultura e pecuária de São Paulo. Clique!

Urbanização

Clique aqui e saiba o que é urbanização e como ocorre seu processo. Veja como este se deu aqui e lá fora. Confira também as cidades mais populosas do mundo!

Urbanização brasileira

Clique aqui, entenda como ocorreu a urbanização brasileira e saiba quais são as causas e as consequências desse processo.