Astrofísica

A astrofísica é uma área da Astronomia que estuda o universo e seus corpos celestes através das leis da Física e Química.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes. Ela se subdivide em cinco linhas de pesquisa:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • astrofísica de altas energias;
  • cosmologia;
  • astrofísica óptica e no infravermelho;
  • astrofísica de ondas gravitacionais;
  • radiofísica solar e do meio interplanetário.

Leia também: Astronomia — detalhes sobre a ciência que é considerada a mais antiga do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a astrofísica

  • A astrofísica é a área da Astronomia que estuda o universo e seus corpos celestes através das leis da Física e Química.
  • Na astrofísica usamos as lunetas astronômicas, telescópios terrestres, fotômetros, radiotelescópios, telescópios espaciais e observatórios.
  • A astrofísica se divide nas linhas de pesquisa: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e no infravermelho, astrofísica de ondas gravitacionais, e radiofísica solar e do meio interplanetário.
  • O astrofísico estuda os comportamentos e fenômenos associados aos planetas, galáxias, estrelas, constelações e tudo que existe no universo pela visão das leis da Física.
  • O astronômo e matemático Johannes Kepler é considerado o pai da astrofísica.
  • Outros importantes cientistas ligados à astrofísica são: Galileu Galilei, Isaac Newton, Henry Cavendish, Joseph von Fraunhofer, Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen.
  • Enquanto a cosmologia estuda a estrutura e evolução do universo como um todo, a astrofísica é a aplicação das leis da Física e Química a cenários astronômicos.

O que é astrofísica?

A astrofísica é uma área de estudo da Astronomia que emprega conhecimentos físicos e químicos para compreender o universo e seus corpos celestes.

O que a astrofísica estuda?

A astrofísica estuda, explica e prevê o universo e todos os corpos celestes que ele contém, como as estrelas, planetas, cometas, constelações e outros, por meio das leis da Química e principalmente das leis da Física, que fornecem um forte embasamento científico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o lançamento do telescópio James Webb em 2021, a astrofísica obteve descobertas e registros fotográficos inéditos, como a imagem, com enorme riqueza de detalhes, da morte da estrela da Nebulosa do Anel Sul e as imagens das galáxias mais antigas que detectamos no universo: a galáxia GLASS-z13, a 13,4 bilhões de anos-luz da Terra, e a galáxia CEERS-93316, a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra.

Instrumentos usados na astrofísica

Radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (Alma), um dos instrumentos usados atualmente na astrofísica.
O radiotelescópio Atacama Large Millimeter Array (Alma) é um dos instrumentos usados atualmente na astrofísica. [1]

Existem diversos instrumentos usados na astrofísica, tais como:

  • lunetas astronômicas, como as lunetas que estão no Observatório de Meudon, na França;
  • telescópios terrestres, como o Gran Telescopio Canarias, chamado também de Grantecan (GTC);
  • fotômetros acoplados aos telescópios;
  • radiotelescópios, como o Atacama Large Millimeter Array (Alma);
  • telescópios espaciais, como o Telescópio Espacial James Webb;
  • observatórios, como o Observatório de Raios-X Chandra.

Divisões da astrofísica

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a astrofísica se divide em cinco linhas de pesquisa:

  • Astrofísica de altas energias: detecção de radiação gama e X originadas de objetos astrofísicos que estão em satélites e balões espaciais.
  • Cosmologia: investiga a radiação cósmica de fundo em micro-ondas (RCF) e as emissões terrestres de radiação rádio e micro-ondas para o universo.
  • Astrofísica óptica e no infravermelho: estuda as radiações eletromagnéticas na faixa do visível e do infravermelho do espectro eletromagnético emitidas pelos corpos celestes.
  • Astrofísica de ondas gravitacionais: investiga a emissão de ondas gravitacionais – por exemplo, por buracos negros e estrelas de nêutrons – e busca novas teorias gravitacionais diferentes da Teoria da Relatividade Geral.
  • Radiofísica solar e do meio interplanetário: estuda tudo a respeito dos fenômenos solares e sua interação com o meio interplanetário.

O que um astrofísico faz?

O astrofísico é um profissional formado em Física e especialista em Astronomia, ou vice-versa, que visa compreender o universo e seus corpos celestes através das leis da Física. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, algumas atividades que podem ser desempenhadas pelo astrofísico são:

  • pesquisas científicas, teóricas e experimentais, na área de astrofísica;
  • pesquisas científicas, teóricas e experimentais, para o desenvolvimento de instrumentação astrofísica;
  • divulgação científica sobre Astronomia e astrofísica.

e também: Apolo 11 — detalhes sobre a primeira viagem do homem à Lua

História da astrofísica

A história da astrofísica se iniciou quando os cientistas aram a trazer seus conhecimentos físicos para suas observações astronômicas. Abaixo selecionamos alguns cientistas que contribuíram para a história e desenvolvimento da astrofísica:

  • Johannes Kepler (1571-1630): é considerado o pai da astrofísica. Ele foi capaz de determinar a órbita da Terra e de Marte e desenvolver as três leis de Kepler que caracterizam o movimento planetário, através dos dados observacionais herdados do astrônomo Tycho Brahe.
  • Galileu Galilei (1564-1642): descobriu a existência de milhares de estrelas na nossa galáxia Via Láctea, as luas de Júpiter, as manchas do Sol e muito mais.
  • Isaac Newton (1643-1727): inventou o cálculo diferencial e integral que sustenta matematicamente toda a Física, descobriu o espectro de luz visível (composição da luz branca), desenvolveu as suas três leis de movimento e a lei da gravitação universal.
  • Henry Cavendish (1731-1810): mediu a constante gravitacional G, além de descobrir e classificar o átomo de hidrogênio.
  • Joseph von Fraunhofer (1787-1826): era o melhor desenvolvedor de equipamentos ópticos do mundo naquela época. Ele utilizou um equipamento chamado teodolito e observou que existiam linhas escuras entre as cores (chamadas hoje de linhas de Fraunhofer), gerando o desenvolvimento da espectroscopia, método que estuda a influência da radiação eletromagnética na matéria e é fundamental para o estudo da astrofísica.
  • Gustav Kirchhoff (1824-1887) e Robert Bunsen (1811-1899): aprimoraram o espectroscópio e descobriram a composição química do Sol. Com isso, Kirchhoff elaborou as três leis fundamentais da espectroscopia para a determinação dos tipos básicos de espectros de elementos químicos.

Diferenças entre astrofísica e cosmologia

Ainda não estão estabelecidos os limites entre os estudos da astrofísica e da cosmologia, já que são áreas estreitamente correlacionadas. Apesar disso, para os astrofísicos Neil deGrasse Tyson (1958-) e Donald Goldsmith (1943-) no livro Origens, a cosmologia estuda a estrutura e evolução do universo como um todo, já a astrofísica é a aplicação das leis da Física e Química a contextos astronômicos.

Crédito de imagem

[1] Jose Luis Stephens / Shutterstock

Fontes

BRASIL. Astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 28 abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/engenharia-e-ciencias-espaciais/cgce/ciencia-espacial/astrofisica.

MELO MARTINS, João Paulo de; OSÓRIO, Francisco Aparecido Pinto; RODRIGUES, Clóves Gonçalves. Uma Breve História da Astrofísica. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102046-e3102046, 2022.

TYSON, Neil deGrasse. Astrofísica para apressados. 1ª ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2017.

TYSON, Neil deGrasse. Goldsmith, Donald. Origens. 1ª ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2015.

Telescópio Espacial James Webb (JWST) na órbita terrestre, telescópio usado para algumas observações da astrofísica.
O telescópio James Webb é usado para algumas observações astrofísicas.
Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.
Deseja fazer uma citação?
MELO, Pâmella Raphaella. "Astrofísica"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/astrofisica.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Artigos de Astrofísica


Buraco de minhoca

Como funciona o lançamento de um foguete

Foguetes espaciais são meios de transportes movidos a jato usados para levar astronautas, equipamentos e satélites artificiais para a órbita da Terra ou até mesmo para fora dela.

Constelações

As constelações são regiões da abóbada celeste onde as estrelas são ligadas por linhas imaginárias que formam figuras.

Curiosidades sobre o Sistema Solar

O Sistema Solar é formado pelo conjunto de todos os corpos celestes que são afetados pela atração gravitacional do Sol. Existem inúmeras curiosidades sobre esse sistema.

Eclipse solar e lunar

Eclipses ocorrem quando o movimento de algum astro em frente a uma fonte de luz projeta a sombra do astro sobre outro corpo celeste.

Fatos que comprovam a chegada do homem à Lua

Alguns fatos científicos comprovam a chegada do homem à Lua, como o cálculo da gravidade lunar e as pegadas que foram deixadas na Lua.

História da Astronomia

A Astronomia é uma área multidisciplinar da Ciência que estuda os fenômenos e corpos celestes para além da atmosfera terrestre.

Lei de Hubble e a expansão do Universo

Lei de Hubble relaciona a distância das galáxias à sua velocidade de afastamento com relação à Terra. A lei de Hubble teve grande importância no entendimento do Universo.

Missão Mars 2020

A Missão Mars 2020 é uma expedição não tripulada a Marte cujo principal objetivo é investigar sinais de vida antiga no solo desse planeta.

Ondas gravitacionais

Ondas gravitacionais são ondas transversais, capazes de atravessar qualquer coisa no Universo. Foram previstas por Albert Einstein na teoria da relatividade geral.

Planetas-anões

Planetas-anões são objetos celestes muito parecidos com os planetas regulares, entretanto apresentam tamanho e massa menores, e orbitam em torno do Sol.

Por que não sentimos a Terra girar?

Apesar de estar em movimento em altíssimas velocidades em torno de si mesma e do Sol, não sentimos o movimento da Terra.

Por que o homem ainda não voltou à Lua?

A chegada do homem à Lua ocorreu graças à missão Apollo 11. Entretanto, quase 50 anos depois, jamais voltamos lá. Conheça os motivos que estão por trás disso!

Primeiro homem a pisar na Lua

O primeiro homem a pisar na Lua foi Neil Armstrong, um engenheiro aeroespacial que se tornou um dos astronautas da missão Apollo 11.

Programa Artemis

O programa Artemis será pioneiro ao colocar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar pouco mais de meio século após a bem-sucedida missão Apollo 11.

Radiotelescópios

Os radiotelescópios funcionam a partir da detecção de ondas eletromagnéticas vindas de corpos celestes que compõem o universo.

Sol

Sonda Parker

A sonda Parker será enviada em direção ao Sol a fim de investigar a coroa solar e os fenômenos relacionados ao vento solar.

Telescópio Espacial James Webb (JWST)

O Telescópio Espacial James Webb é um telescópio espacial que foi lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021 com o intuito de responder a diversas questões científicas.

Teoria da relatividade geral

A teoria da relatividade geral descreve a gravidade como a curvatura do espaço-tempo causada por objetos massivos.

Unidade astronômica

A unidade astronômica é uma unidade de medida usada nas medidas astronômicas realizadas pela Astronomia. Uma unidade astronômica mede aproximadamente 1,496 ∙ 10^8 quilômetros.