Equação dos pontos conjugados

A equação dos pontos conjugados, ou equação de Gauss, nos fornece a posição e a altura da imagem conjugada por uma lente esférica.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Podemos definir uma lente esférica como sendo uma associação de dois dioptros planos em que um deles é necessariamente esférico, enquanto o outro pode ser esférico ou plano. Sendo assim, aqui trataremos como lente esférica qualquer corpo transparente limitado por duas superfícies de um dioptro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto à nomenclatura das lentes esféricas, temos:

- lentes de bordas finas: biconvexa, plano-convexa e côncavo-convexa
- lentes de bordas espessas: bicôncava, plano-côncava e convexo-côncava.

Através de um estudo analítico podemos determinar a altura e a posição de uma imagem conjugada por uma lente esférica. Para isso basta que conheçamos a posição e o tamanho do objeto. Vejamos a figura abaixo:

Vamos supor que temos um objeto MN colocado diante de uma lente esférica convergente. A imagem produzida por essa lente é definida fazendo uso de apenas três raios de luz que saem do objeto. Podemos ver, na figura acima, que a formação da imagem acontece exatamente no ponto de intercessão entre os raios de luz.

Na figura acima temos a figura de dois triângulos (parte pintada). Tomando como bases matemáticas a semelhança de triângulos da figura acima, podemos relacionar as abscissas pe p’, do objeto e da imagem, com distância focal f da lente.

Sendo assim, temos:

Mas, pela equação do aumento linear,

p.p'-p'.f = p.f

p.p' = p'.f+p.f

Multiplicando os dois membros da última expressão por

Obtemos:

Que resulta em:

A expressão acima é conhecida como equação dos pontos conjugados ou equação de Gauss.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Formação da imagem de um objeto O por uma lente esférica convergente
Formação da imagem de um objeto O por uma lente esférica convergente
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Equação dos pontos conjugados"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/equacao-dos-pontos-conjugados.htm. o em 29 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

(PUC-MG) A figura desta questão mostra parte de uma esfera, de raio R, espelhada por dentro e por fora, formando dois espelhos esféricos. Dois objetos luminosos são dispostos diante desses espelhos conforme indicado. A distância entre as imagens produzidas é igual a:

Questão sobre espelhos esféricos

a) 2R

b) 4R/3

c) R/2

d) 3R/5

e) 2R/3 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

2) (UFV) Um espelho esférico, cujo raio de curvatura é igual a 0,30m, tem sua face côncava voltada na direção do Sol. Uma imagem do Sol é formada pelo espelho. A distância dessa imagem até o espelho é:

a) 0,30m.

b) 0,15m.

c) 0,45m.

d) 0,60m.

e) infinita.  

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

A figura abaixo mostra um objeto O colocado diante de um espelho esférico côncavo. Sabendo que a imagem gerada pelo espelho é maior, direita e distante 3 m do espelho, determine o valor para o foco desse espelho.

Resolução questão 3

a) 40 cm

b) 50 cm

c) 60 cm

d) 70 cm

e) 80 cm

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

O motorista de um veículo possui acoplado em seu retrovisor um espelho esférico convexo de raio de curvatura igual a 1,60 m. Determine o módulo aproximado da posição da imagem formada no espelho para um objeto a uma distância de 1 m.

a) 44 cm

b) 48 cm

c) 64 cm

d) 18 cm

e) 80 cm

VER TODAS AS QUESTÕES