As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultraar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.
As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Empresas Transnacionais
Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.
Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.
A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.
Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.
Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.
Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e.
"Empresas Transnacionais"; Brasil Escola.
Disponível em: /geografia/empresas-transnacionais.htm. o em 25 de
maio
de 2025.
Copiar
Lista de exercícios
Exercício 1
Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica presente nas empresas multinacionais ou transnacionais:
a) mobilidade territorial internacional.
b) busca por redução nos custos de produção.
c) emprego de mão de obra qualificada e cara.
d) instalação de sedes, geralmente, em cidades globais.
Quando estudado o surgimento de qualquer multinacional típica, nota-se que primeiramente esta ou por um período de dominação do mercado interno. No seu caminho em direção a esta supremacia na sua área específica, uma determinada empresa - futura multinacional - se vale de todos os elementos possíveis para diminuir o número de concorrentes e, consequentemente, o número de participantes com quem terá que dividir as fatias do bolo "lucros".
A competição entre as principais companhias de países emergentes com atuação internacional e as multinacionais tradicionais está cada vez mais acirrada, aponta a pesquisa Global Challengers 2013, do Boston Consulting Group. […]
Com 13 companhias como Petrobras, BRF, Embraer, Weg, Natura, JBS, Marcopolo, Votorantim, Gerdau, Camargo Corrêa e Odebrecht na lista, o Brasil ficou atrás apenas de Índia (20) e China (30). […]
Batizadas de desafiantes globais, essas companhias emergentes gastaram em 2011 US$ 1,7 trilhão em bens e serviços e investiram US$ 330 bilhões em despesas de capital. O grupo também se destacou pela geração de 1,4 milhão de empregos entre 2006 e 2011.
(Adaptado de: DURÃO, M. Brasil tem 13 empresas em lista de emergentes globais. Revista Exame, 18/01/2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br. o em: 12/09/2014).
O aumento do número de empresas globais oriundas de países emergentes justifica-se:
a) pela expansão dos mercados consumidores internos desses países.
b) pelo apelo crescente do BRICS entre os principais blocos econômicos.
c) pela organização setorial dos mercados produtivos estrangeiros.
d) pela recente crise econômica, que afetou somente as nações desenvolvidas.
e) pelo crescente papel econômico desses países no mercado financeiro mundial.