Funções sintáticas dos pronomes retos

As funções sintáticas dos pronomes retos, tendo em vista um contexto oracional específico, apresentam-se de formas distintas, ora representadas pelo sujeito, predicativo do sujeito e vocativo.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Antes de adentrarmos veementemente no assunto que ora se evidencia, convém relembrarmos alguns detalhes que nos conduzirão a um entendimento mais eficaz. Nesse sentido, recordemos que os pronomes pessoais do caso reto se manifestam da seguinte forma: EU, TU, ELE/ELA, NÓS, VÓS, ELES/ELAS.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consoante a essa noção, torna-se viável também que relembremos de duas importantes partes gramaticais, ora demarcadas pela morfologia e pela sintaxe. Esta, por sua vez, ocupa-se do estudo relativo às funções desempenhadas por uma determinada palavra, tendo em vista um contexto oracional específico; e aquela, tem objetivo que se pauta pelo estudo das classes gramaticais inerentes a essa mesma palavra.

Em face desses pressupostos, vale mencionar que em se tratando da morfologia, essa os concebe como sendo pronomes. No entanto, tendo em vista a sintaxe, quais funções ocupariam? De acordo com nossos estudos, você perceberá que se manifestam de formas distintas, como bem podemos conferir adiante:


# Sujeito:

Eles são bons alunos.

Nós estudamos bastante.   


# Predicativo do sujeito:  

Os vencedores fomos nós.
   
A orientadora é ela.  


# Vocativo:

Ó vós, onde andastes que não me respondes?

Ei, tu, que sempre me ouves, por que me abandonaste?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Pronomes retos adquirem funções sintáticas distintas, mediante um contexto oracional específico
Pronomes retos adquirem funções sintáticas distintas, mediante um contexto oracional específico
Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Funções sintáticas dos pronomes retos "; Brasil Escola. Disponível em: /gramatica/funcoes-sintaticas-dos-pronomes-retos.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Tendo em vista o conhecimento de que dispõe acerca das relações morfossintáticas, procure ativá-lo, deixando demarcadas algumas impressões sobre as funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes retos.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

No que diz respeito às funções desempenhadas pelos pronomes retos, sabemos que elas podem se materializar como sujeito, predicativo do sujeito e vocativo. Dessa forma, ativando os conhecimentos acerca desse fenômeno linguístico, procure citar alguns exemplos em que podemos constatá-lo.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Sabendo que os pronomes pessoais do caso reto, levando em conta o contexto em que se encontrarem demarcados, desempenham funções sintáticas distintas, analise os termos demarcados nas orações abaixo e classifique-os, procurando apontar as devidas justificativas.

A– Eles chegaram exaustos.

B – A mais indicada para o cargo é ela.

C – Ó tu, Senhor de bondade.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Ative seus conhecimentos acerca das funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes retos e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, levando em conta as classificações a eles destinadas:

A – Nós fomos sinceros o bastante.

B – Elas são elegantes e educadas.

C – Eu não sou ela.

D – Vós, acolhei nossos pedidos.

(   ) Sujeito
(   ) predicativo do sujeito
(    ) Sujeito
(    ) Vocativo

VER TODAS AS QUESTÕES