Saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial

As crises sociais e a Revolução Socialista na Rússia em 1917 se constituíram como principais fatores que motivaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Intensas crises sociais marcaram as sociedades europeias no ano de 1917, em decorrência dos três primeiros anos de conflitos que marcaram a Primeira Guerra Mundial. Faltavam alimentos em várias localidades e o número de pessoas que morriam no front de batalha aumentou, juntamente com o número de feridos e mutilados. As crescentes mortes entre a população civil foram outro fator que acentuou as crises.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Decorridos três anos de guerra, algumas nações envolvidas no conflito tiveram que recompor seus contingentes de soldados e armamentos. Para isso, o alistamento militar ou a ser obrigatório e os reservistas camponeses foram convocados para ingressar na guerra. Esse fato causou graves problemas na Rússia, que, em 1917, enviava milhares de camponeses despreparados para a guerra.

Ainda no ano de 1917, a Rússia se encontrava em meio a uma desordem social, governada pelo poder absolutista do Czar Nicolau II, que impunha à sociedade russa altas taxas de impostos. A população reivindicava melhorias na qualidade de vida, redução das taxas de impostos e a saída do país da guerra, pois a manutenção da Rússia na guerra trazia ônus para a população.

Em fevereiro de 1917, o partido liberal-conservador russo, Menchevique, destituiu o Czar Nicolau II do poder e implantou um governo provisório com o apoio da burguesia. No mês de outubro de 1917, ocorreu a Revolução Socialista na Rússia. Liderado por Lênin e Trotsky, o partido revolucionário bolchevique conseguiu ingressar no poder após a vitória sobre os Mencheviques, implantando o socialismo e a nacionalização da economia.

Uma das primeiras medidas estipuladas pelos líderes bolcheviques foi anistiar os exilados e retirar os contingentes de soldados russos da Primeira Guerra. Dessa maneira, a Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos. Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. O Tratado foi denominado Brest-Litovsk (1918). Com ele, a Rússia perdeu vários territórios para a Alemanha, como a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia.

A retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial ancorou a Alemanha de forças. Diversos territórios ficaram livres para o deslocamento das tropas alemãs, possibilitando aos alemães um clima otimista, ou seja, a Alemanha reascendeu a crença na vitória durante a Primeira Guerra Mundial.


Por Leandro Carvalho
Mestre em História

Com a ascensão da Revolução de outubro de 1917, a Rússia foi retirada da Primeira Guerra Mundial pelos líderes socialistas
Com a ascensão da Revolução de outubro de 1917, a Rússia foi retirada da Primeira Guerra Mundial pelos líderes socialistas
Escritor do artigo
Escrito por: Leandro Carvalho Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
CARVALHO, Leandro. "Saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: /historiag/saida-russia-primeira-guerra-mundial.htm. o em 28 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

A saída da Rússia da I Guerra ocorreu após as sucessivas derrotas de seus exércitos aos alemães, as deserções em massa da frente de batalha, bem como a eclosão da Revolução Russa, em 1917. Os acordos entre russos e alemães para o fim do conflito entre os dois países foi feito através do:

a) Tratado de Brest-Litovsk.

b) Tratado de Munique.

c) Tratado de Versalhes.

d) Tratado de Kiev.

e) Tratado de Genebra.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(UPE) O período de duração da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Rússia, potência diretamente envolvida no conflito, entrou em um processo revolucionário interno, que a levou à adoção do socialismo.

b) O Império Austro‐Húngaro perdeu domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu território.

c) A França acabou por perder territórios para a Alemanha após a do Tratado de Versalhes.

d) O Império Otomano conseguiu manter sua hegemonia na região dos Bálcãs, mesmo com o fim da guerra.

e) A Inglaterra, após a eclosão da Revolução de 1917, impôs perdas territoriais à Rússia.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Leia o trecho do texto abaixo:

“Cada dia de guerra enriquece a burguesia financeira e industrial e arruína e esgota as forças do proletariado e do campesinato de todos os países beligerantes, e depois também dos neutrais. E na Rússia o prolongamento da guerra põe, além disso, em grandíssimo perigo as conquistas da revolução, o seu desenvolvimento.

A agem do poder de Estado na Rússia para o Governo Provisório, governo de latifundiários e capitalistas, não mudou nem podia mudar esse carácter e significado da guerra por parte da Rússia.”

LENIN, Vladimir. Discurso a Favor da Resolução Sobre a Guerra. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/05/10.htm>

A partir das afirmações contidas no texto acima, é possível afirmar que:

a) com a chegada ao poder dos mencheviques, os russos conseguiram um tratado de paz com a Alemanha, pondo fim à guerra.

b) frente à permanência da Rússia na I Guerra Mundial em 1917, os bolcheviques lançaram a palavra de ordem “Pão, Paz e Terra” para conquistar apoio popular em prol da conquista do poder de Estado.

c) Lenin pretendia prolongar a guerra contra a Alemanha, através do acordo de Brest-Litovsk, com o intuito de incentivar a revolução proletária em países da Europa Ocidental.

d) os capitalistas e latifundiários russos tinham interesse no fim da I Guerra Mundial, já que seus interesses econômicos estavam comprometidos com o prolongar do conflito.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(Puccamp) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:

a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação da ditadura do proletariado.

b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados pelos mencheviques nas jornadas de outubro.

c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.

d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.

e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

VER TODAS AS QUESTÕES