O conclave é realizado após a morte ou renúncia de um papa para escolher quem será o novo Bispo de Roma. O prazo para ser feito é entre 15 e 20 dias após o falecimento do Santo Padre.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Veja as mudanças que o Papa Francisco aprovou e serão feitas de forma inédita no seu funeral
O primeiro conclave foi realizado no ano de 1061 e elegeu o Papa Alexandre II. Desde então, já foram realizados 111 conclaves, com algumas mudanças no seu formato, como idade limite dos cardeais para votar e quantidade de cardeais eleitores.
Entenda mais detalhes sobre o conclave.
Como funciona o Conclave?
Os cardeias são reunidos e completamente isolados do mundo em um local chamado de Domus Sanctae Marthae. No total, há 252 cardeais no mundo, mas apenas votam aqueles com menos de 80 anos.
Para ser eleito, um Papa precisa ter 2/3 dos votos. Com os cardeais reunidos, são feitas duas votações a tarde e duas votações de manhã diariamente, até o Papa ser eleito. Se isto não acontecer até o terceiro dia, os cardeais tiram um tempo para orar e refletir.
Caso não tenha Papa escolhido até a sétima votação, o conclave deverá votar novamente apenas entre os dois cardeais com mais votos. Tendo sido decidido o Papa, é solta a fumaça branca e declarada a famosa frase em latim: "Habemus Papam".
Quem pode ser o próximo Papa?
Na teoria, qualquer homem batizado na Igreja Católica pode ser Papa. No entanto, desde o século XIV a prática é que apenas cardeais sejam eleitos para o cargo.
As votações dos conclaves são imprevisíveis, os cardeais contam com grande autonomia em suas regiões e costumam escolher o Papa visando solucionar problemas universais da Igreja Católica. Os cardeais cotados para serem eleitos Papa no próximo conclave são:
-
Cardeal italiano Pietro Parolin
-
Cardeal italiano Matteo Zuppi
-
Cardeal filipino Luis Antonio Tagle
-
Cardeal Francês Jean-Marc Aveline
-
Cardeal estado-unidense Robert Francis Prevost
-
Cardeal britânico Athur Roche
-
Cardeal guineense Robert Sarah
-
Cardeal congolês Fridolin Ambongo
-
Cardeal ganês Peter Turkson
-
Cardeal húngaro Péter Erdó
Por Tiago Vechi
Jornalista