Olimpíada de História do Brasil 2025: inscrição para competição termina nesta sexta (25)
Olimpíada de História do Brasil 2025: inscrição para competição termina nesta sexta (25)
Estudantes e professores de escolas públicas e particulares podem participar da Olimpíada de História do Brasil 2025
Em 24/04/2025 08h05
, atualizado em 24/04/2025 08h05
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
A inscrição para a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) termina nesta sexta-feira, 25 de abril. Podem participar estudantes e professores de escolas públicas e privadas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Equipes de escolas públicas podem se inscrever de forma gratuita, enquanto grupos de escolas privadas terão de pagar uma taxa de R$120 para se inscrever.
Poderão participar da avaliação, estudantes do ensino fundamental (8º e 9º ano) e do ensino médio. A disputa será realizada em equipes formadas necessariamente por um professor de História e três estudantes de cada nível de ensino.
A olimpíada começa a ser realizada no dia 5 de maio. Serão seis fases online com questões objetivas e tarefas. A final presencial acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição responsável pela ONHB.
Em 2024, a olimpíada contou com mais de 180 mil candidatos inscritos. Serão distribuídas 81 medalhas. Estudantes que forem destaques poderão participar de vestibular específico para vagas olímpicas da Unicamp.
As inscrições da Olimpíada de História do Brasil 2025 poderão ser feitas por três grupos de pessoas:
Estudantes: podem realizar a inscrição somente de uma equipe e devem fazer parte dela.
Professores: podem fazer a inscrição de uma ou mais equipes (sem limite de equipes). O educador deve ser o orientador de todas as equipes que fez a inscrição.
Colaboradores: coordenadores, diretores, secretários e outros membros de uma instituição de ensino podem inscrever uma ou mais equipes.
O processo de inscrição é realizado pela internet. Cada pessoa que inscreve faz um cadastro prévio para iniciar o procedimento de inscrição. Um funcionário da escola pode ter o cadastro na plataforma, mas não ser necessariamente indicado como membro da equipe.
A inscrição é gratuita a todas as escolas públicas. As instituições de ensino particulares puderam se inscrever com desconto até 16 de março. Veja os períodos e valores abaixo para as escolas privadas:
Imagem de divulgação das inscrições da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).
Crédito: Divulgação / ONHB.
Como funciona a Olimpíada de História do Brasil 2025?
A Olimpíada de História do Brasil 2025 será composta de seis fases realizadas de forma online e uma final presencial.
A competição terá início no dia 5 de maio. Cada equipe terá uma semana para resolver as questões objetivas e tarefas de cada fase online. Os estudantes resolverão as fases na página oficial da ONHB (www.onhb.com.br), com seus dados de o.
Os finalistas disputarão a fase presencial e final nos dias 30 e 31 de agosto na Unicamp, em Campinas. Veja a composição de cada fase:
1ª e 2ª fase: 11 questões objetivas e uma tarefa
3ª e 4ª fase: 12 questões objetivas e uma tarefa
5ª e 6ª fase: uma tarefa.
Fase final: desafios diversos
Os conteúdos abordados na olimpíada contém, além de temas da História do Brasil, assuntos interdisciplinares que envolvem geografia, literatura, economia, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.
Lembrando que a ONHB faz parte do processo seletivo que destina vagas a cursos superiores da Unicamp. Estudantes destaques da Olimpíada de História do Brasil podem participar do vestibular de vagas olimpíadas da universidade paulista.
Nesta edição, serão oferecidas um total de 81 medalhas.