O que é DNA?

Compreender o que é DNA, bem como sua estrutura, nos permite entender os processos que garantem a transferência de informação genética entre os indivíduos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Frequentemente ouvimos falar a respeito do DNA (ácido desoxirribonucleico), mas afinal o que é essa molécula? Descoberta em 1869 a molécula de DNA está relacionada diretamente com as características físicas e fisiológicas do nosso corpo e de outros seres vivos. Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir descreveremos as principais características do chamado ácido desoxirribonucleico.

Os componentes do DNA

O DNA, assim como o RNA, é um ácido nucleico, uma estrutura formada basicamente pelo nucleotídeo. Os nucleotídeos apresentam três componentes:

  • Uma base nitrogenada;

  • Um açúcar;

  • Um fosfato.

No DNA o açúcar encontrado é uma desoxirribose, enquanto as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Essas características permitem diferenciar o DNA do RNA, uma vez que o açúcar presente no RNA é a ribose e nessa molécula é encontrada a uracila no local da timina.

A estrutura do DNA

Apesar de ser descoberto em 1869, a estrutura do DNA atualmente aceita só foi proposta em 1953 em um trabalho feito por Watson e Crick e publicado na revista Nature. Esse modelo ficou conhecido como modelo de dupla hélice e explica que o DNA é formado por dois filamentos longos que estão unidos e enrolados formando uma espiral. Cada filamento é formado por nucleotídeos que estão ligados entre si através de ligações fosfodiéster.

Observe a estrutura em dupla hélice do DNA
Observe a estrutura em dupla hélice do DNA

De acordo com Watson e Crick, as desoxirriboses ficam mais externamente em relação as bases nitrogenadas, formando uma espécie de corrimão de uma escada circular. Uma fita liga-se a outra através das bases nitrogenadas que estão conectadas por meio de ligações de hidrogênio. Considerando que as desoxirriboses formam o corrimão da escada, as bases formariam os degraus.

Vale salientar que as bases nitrogenadas não se ligam de maneira aleatória. A adenina liga-se sempre à timina por meio de duas ligações de hidrogênio, já a citosina liga-se exclusivamente à guanina realizando três ligações de hidrogênio.

Replicação e transcrição

O DNA é capaz de se duplicar em um processo chamado de replicação. Durante esse processo a molécula de DNA se abre e em cada fita vai sendo sintetizada uma fita nova. No final do processo duas moléculas novas de DNA são formadas cada uma com uma fita nova e um fita velha. Devido essa característica se diz que a replicação é semiconservativa.

O DNA também é capaz de realizar a transcrição. Nesse processo o DNA dará origem ao RNA e para isso uma de suas fitas será utilizada como molde. Esse processo é essencial para os organismos, uma vez que é a molécula de RNA a responsável por garantir que as informações do DNA seja traduzido em proteínas .


Por Ma. Vanessa dos Santos

O DNA é responsável por todas as características de um indivíduo
O DNA é responsável por todas as características de um indivíduo
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é DNA?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/biologia/o-que-e-dna.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Artigos Relacionados


O que são plasmídeos?

Ao compreender o que são plasmídeos é mais fácil entender o funcionamento de uma bactéria e sua capacidade de adaptação.

O que é RNA?

Ao compreendermos o que é RNA, fica fácil entender a função dessa molécula no organismo e sua fundamental participação no processo de síntese de proteínas.

O que é cromossomo?

Entender o que é cromossomo permite a compreensão do processo de divisão celular e também de hereditariedade.

Tipos de RNA

Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal. Todas essas moléculas são fundamentais para a síntese proteica.

Transcrição

A transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA.

DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico relacionado com o armazenamento e transmissão das informações genéticas.

Síntese de proteína

Duplicação semiconservativa

Síntese de Fragmentos de DNA

Teste de DNA

Os testes de DNA são atualmente o método mais seguro para a identificação de pessoas.

Vacinas de DNA

As vacinas de DNA se baseiam no uso da sequência de DNA do agente infeccioso que se quer combater.

Ácidos Nucleicos

Os ácidos nucleicos são moléculas formadas por nucleotídios. O DNA e o RNA são ácidos nucleicos e estão relacionados com a transmissão e tradução da informação genética.

Exercícios sobre o DNA

Responda aos exercícios sobre o DNA, o ácido nucleico que contém todas as informações sobre um ser vivo.