O que é matriz energética?

O que é Matriz Energética? Trata-se do conjunto de fontes de energia que um país prioriza de acordo com a disponibilidade de recursos e viabilidade econômica.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.

A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis
A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis

A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.

Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

A matriz energética de um país pode ter sua base em fontes de energia renováveis ou não renováveis
A matriz energética de um país pode ter sua base em fontes de energia renováveis ou não renováveis
Escritor do artigo
Escrito por: Amarolina Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
RIBEIRO, Amarolina. "O que é matriz energética?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/geografia/o-que-e-matriz-energetica.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Tipos de combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, todos provenientes da decomposição de seres vivos.

Fontes não renováveis de energia

As fontes não renováveis de energia são aquelas que apresentam reservas naturais finitas, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, o urânio e o plutônio.

Fontes renováveis de energia

As fontes renováveis de energia utilizam-se de recursos não esgotáveis, tais como a radiação solar, os ventos, a energia hidráulica, a biomassa, o calor geotérmico e outros.

Energia das marés

A eletricidade gerada por meio do desnível da água do mar provocado pelas marés recebe o nome de energia das marés.

Energia eólica

Energia eólica é a eletricidade gerada pela força do vento. Ela responde por 8,6% da energia produzida no Brasil, ganhando cada vez mais espaço na matriz elétrica do país.

Biomassa

A biomassa é uma fonte renovável de energia, e tem se tornado cada vez mais presente na matriz elétrica do Brasil. Ela é derivada do bagaço de cana e madeira principalmente.

Etanol

O etanol é uma substância química pertencente à função química dos álcoois. Ele é amplamente empregado como biocombustível.

Energia hidrelétrica

Energia hidrelétrica, gerada do movimento da água, é predominante na matriz elétrica do Brasil. Isso se deve à densa rede de drenagem e presença de rios planálticos.

Energia Solar

A energia solar é proveniente da luz e do calor do Sol, os quais são convertidos em eletricidade. Existem dois tipos de energia solar: fotovoltaica e térmica.