O que é Termoquímica?

A termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estado físico que envolvem trocas de calor.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem dois tipos de reações e processos desse tipo, que são:

  • Endotérmicos: Endo significa para dentro, ou seja, são reações ou mudanças de estado físico em que os reagentes absorvem calor.

Por exemplo, a vaporização é a mudança do estado líquido para o gasoso, como quando as roupas no varal secam. Para que essa mudança ocorra, a água absorve energia e, dessa forma, suas interações intermoleculares são rompidas e as moléculas são liberadas na forma de vapor.

Um exemplo de reação química endotérmica é o aquecimento do calcário (CaCO3). Ele absorve calor e se decompõe, originando entre seus produtos o óxido de cálcio (CaO), que é a cal virgem.

  • Exotérmicos: Exo significa para fora, ou seja, refere-se a reações ou mudanças de estado físico em que há liberação de calor.

Veja dois exemplos: A solidificação da água em gelo é uma mudança de estado físico que ocorre quando há liberação de calor. Os motores a explosão dos automóveis funcionam a partir da energia liberada pela reação de combustão de etanol ou de derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.

Dois conceitos importantes no estudo da termoquímica são a entalpia (H) e a variação da entalpia (ΔH), que se referem, respectivamente, ao conteúdo de energia das substâncias e à diferença de energia entre os reagentes e os produtos (ΔH = HPRODUTOS – HREAGENTES).

Quando a equação que descreve o processo inclui o valor da variação de entalpia, dizemos que é uma equação termoquímica. Se o valor de ΔH for negativo, quer dizer que o processo é exotérmico, porque a entalpia final é menor que a inicial; e se der positivo, o processo é endotérmico.

Exemplos:

  • Equação termoquímica de reação exotérmica:

1 C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4H2O(g) ΔH = - 2 046 kJ

  • Equação termoquímica de reação endotérmica:

1 Fe2O3(S) + 3 C(s) → 2 Fe(S) + 3 CO(g) ΔH = + 491,5 kJ


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

No laboratório, são realizadas muitas reações exotérmicas estudadas pela Termoquímica
No laboratório, são realizadas muitas reações exotérmicas estudadas pela Termoquímica
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é Termoquímica?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/quimica/o-que-e-termoquimica.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Artigos Relacionados


O que é Elemento Químico?

Um elemento químico é definido como o conjunto formado por átomos que apresentam o mesmo número atômico.

O que é Eletroquímica?

A Eletroquímica é a parte da Físico-Química que estuda os fenômenos de transformação da energia química em elétrica e vice-versa.

Equações Termoquímicas

As equações termoquímicas devem indicar: a variação da entalpia, os estados físicos e variedades alotrópicas, a temperatura e a pressão, além do número de mol dos elementos.

Entalpia-Padrão

A entalpia-padrão é a variação de entalpia da formação de 1 mol de um produto por meio de seus elementos constituintes (substâncias simples), todos em seus estados-padrão.

Entalpia de Combustão

A reação entre uma substância e o gás oxigênio é uma reação de combustão. A energia liberada na combustão de 1 mol de substância é chamada de entalpia de combustão.

Entalpia de Neutralização

A entalpia de neutralização é o calor liberado na formação de 1 mol de água, a partir da reação entre 1 mol de cátions hidrogênio com 1 mol de ânions hidroxila.

Variação de Entalpia de Solução

A variação de entalpia de solução é medida somando-se as entalpias das duas etapas da dissolução de uma substância na água. A primeira etapa nos fornece a entalpia reticular, que é a energia absorvida para romper as ligações dos íons. A segunda é a entalpia de hidratação, em que se libera energia.

Entalpia de Formação

A variação de entalpia envolvida na formação de 1 mol de um produto a partir de substâncias simples, estando todos os reagentes e os produtos em seus estados-padrão, recebe o nome de entalpia-padrão de formação, ou calor-padrão de formação ou simplesmente entalpia de formação.

Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas

Reações exotérmicas são aquelas que liberam calor e possuem a entalpia dos reagentes maior que a entalpia dos produtos (HR > HP) e, consequentemente, apresentam a variação da entalpia negativa. Esses fatos podem ser expressos por meio de um diagrama de variação de entalpia em reações exotérmica

Entalpia nas mudanças de estado físico

Variação de Entalpia nas reações

Entalpia

Entalpia é uma ferramenta termodinâmica para se calcular o calor envolvido em processos que ocorrem em pressão constante, como as reações químicas.