Substância é um sistema homogêneo que tem uma composição química definida.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Você sabe o que é substância? Uma substância é um sistema que tem uma composição química definida. Assim sendo, uma substância apresenta a mesma composição química em toda sua extensão. Em Química, podemos entender que, além das substâncias, existem as misturas, sistemas com duas ou mais substâncias.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Uma substância pode ser entendida, de acordo com a natureza da ligação química das partículas, como iônica, covalente ou metálica. Existem também os gases nobres, substâncias formadas por gases monoatômicos, que não se ligam entre si. A principal forma de classificar as substâncias é em simples, formada por um único elemento químico, ou em composta, formada por dois ou mais elementos químicos.
As substâncias são sistemas que têm uma composição química definida.
Existem as substâncias iônicas, covalentes (ou moleculares), metálicas e os gases nobres.
As substâncias são classificadas em simples, quando são formadas por um único elemento químico, ou em compostas, quando são formadas por dois ou mais elementos químicos.
As substâncias são extremamente importantes, pois delas são produzidos os insumos que utilizamos em nosso cotidiano.
Tipos de substância
Na Química, uma substância pode ser entendida como um sistema que tenha uma composição química definida. Esse sistema, ainda, é classificado como homogêneo e, por isso, apresenta a mesma composição química em toda sua extensão. Em contraste às substâncias, existem as misturas, entendidas como sistemas que têm duas ou mais substâncias. É possível definir quatro tipos de substâncias baseando-se no caráter da ligação química:
Substâncias metálicas: em que os átomos presentes realizam ligações metálicas.
Gases nobres: grupo 18 da Tabela Periódica que forma gases monoatômicos, sem ligação entre si.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Classificação de substâncias
Em geral, as substâncias podem ser classificadas de duas formas:
Substâncias simples: formadas por um único elemento químico, como no caso dos principais gases da atmosfera, N2 e O2, de alguns ametais na forma pura, como S8 e P4, e de substâncias metálicas puras, como Fe, Zn, Al, entre outros. Os gases nobres, como He, Ne e Ar, também entram nessa classificação.
Substâncias compostas: formadas por, pelo menos, dois elementos químicos, como é o caso dos sólidos iônicos NaCl, KBr, CaCO3, além da água (H2O), de gases como o dióxido de carbono CO2, e de diversos compostos orgânicos, como etanol (C2H6O), metano (CH4), entre outros.
Exemplos de substâncias
Exemplos de substâncias.
Água, H2O
Ferro, Fe
Etanol, C2H6O
Dióxido de carbono, CO2
Cloreto de sódio, NaCl
Cristais de cloreto de sódio, uma substância iônica composta.
Gás oxigênio, O2
Ouro, Au
Importância das substâncias
As substâncias são vitais para a produção de todo e qualquer produto que tenha química envolvida. Embora pensemos muito nos átomos, íons e moléculas, esses entes, isoladamente, não apresentam nenhuma utilização prática para nossa sociedade.
Átomos isolados, por exemplo, costumam ser instáveis em nossas condições de temperatura e pressão (com exceção dos gases nobres); por isso, não conseguem apresentar um tempo de existência suficiente para serem explorados. Assim, é comum que busquem ligações químicas para aumentar a sua estabilidade, formando compostos iônicos, covalentes ou metálicos.
A junção desses compostos, em nível macroscópico, permite a formação de substâncias com as quais interagimos em nosso dia a dia. Sem a água líquida, não haveria vida em nosso planeta, assim como os seres humanos e diversos outros animais não conseguiriam sobreviver sem a presença do gás oxigênio. As substâncias podem ainda ser misturadas, formando produtos ainda mais específicos, como medicamentos e ligas metálicas. Assim sendo, é difícil imaginar o nosso planeta (se é que ele existiria), sem a presença das substâncias químicas.
Representam uma molécula isolada de substância simples, uma rede covalente de substância composta e uma rede cristalina de composto iônico, respectivamente, os modelos
A) 4, 3 e 5.
B) 4, 5 e 3.
C) 1, 2 e 5.
D) 1, 3 e 5.
E) 1, 2 e 3.
Resolução:
Alternativa D.
Apenas os modelos 1 e 4 representam uma molécula (composto covalente) isolada. O modelo 1, fulereno, é formado por um único elemento químico (carbono), enquanto o ácido fólico é formado por quatro elementos químicos (carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio). Assim sendo, a molécula isolada de uma substância simples é o modelo 1.
Os modelos 2 e 3 representam uma rede covalente de substâncias, contudo o diamante é uma rede covalente de substâncias simples, pois é formado por um único elemento químico. Já o quartzo, modelo 3, é formado por dois elementos (silício e oxigênio); portanto, é uma rede covalente de substância composta.
Por fim, o modelo 5 retrata um composto iônico, sendo formado pelos íons Ca2+ e F−.
Questão 2
(Uema) O que você sabe sobre o uso do álcool? Durante a pandemia da COVID-19, o álcool em gel tem salvado vidas. É preciso ter cuidado, no entanto.
Segundo a Agência Brasil, um dos maiores problemas da queimação por álcool gel é que ela não faz chamas visíveis, de modo que pode começar a queimar e se alastrar rapidamente antes mesmo de ser percebida pelas vítimas. É o que as autoridades estão chamando de “fogo invisível”.
A seguinte reação química representa a combustão do etanol:
Pode-se afirmar que, entre os produtos da combustão do etanol, estão presentes
A) duas substâncias simples.
B) uma substância composta e outra simples.
C) duas substâncias compostas.
D) dois elementos químicos.
E) um elemento químico e uma substância composta.
Resolução:
Alternativa C.
Os produtos da combustão são CO2 e H2O, duas substâncias compostas, uma vez que são formados por dois elementos químicos diferentes cada: carbono e oxigênio no caso do CO2; hidrogênio e oxigênio no caso da água.
Fontes
ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Príncípios de Química: Questionando a vida e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.
CANTO, E. L.; LEITE, L. L. C.; CANTO, L. C. Química – na abordagem do cotidiano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021.
INTERNATIONAL UNION OF PURE AND APPLIED CHEMISTRY – IUPAC. Glossary of used in physical organic chemistry. Pure and Applied Chemistry, Reino Unido, 1994.
WILKIN, D.; BRAINARD, J. 2.1 Chemical Substances – Advanced. CK12. 02 mar. 2025. Disponível em: https://flexbooks.ck12.org/cbook/ck-12-advanced-biology/section/2.1/primary/lesson/chemical-substances-advanced-bio-adv/.
As substâncias têm composição química definida.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Escrito por: Stéfano Araújo Novais Stéfano Araújo Novais, além de pai da Celina, é também professor de Química da rede privada de ensino do Rio de Janeiro. É bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Deseja fazer uma citação?
NOVAIS, Stéfano Araújo.
"O que é substância?"; Brasil Escola.
Disponível em: /o-que-e/quimica/o-que-e-uma-substancia.htm. o em 22 de
maio
de 2025.