Alotropia é a propriedade que certos elementos químicos possuem de formar diferentes substâncias simples, isto é, substâncias formadas apenas por um único tipo de elemento.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As diferentes substâncias formadas são chamadas de formas ou variedades alotrópicas ou de alótropos.
Esses alótropos podem se diferenciar por dois motivos principais, que são:
1. Sua tomicidade: a quantidade de átomos que forma a molécula;
2. Estrutura: O arranjo dos átomos no retículo cristalino é diferente em cada forma alotrópica.
O enxofre (S) é um elemento que possui a maior variedade de formas alotrópicas, incluindo as moléculas de S2, S4, S6 e S8, que se diferenciam pela quantidade de átomos em cada molécula. Todos esses alótropos do enxofre podem ser encontrados em locais propícios a erupções vulcânicas, entre as temperaturas de 444,6 ºC e 1 000 ºC. No entanto, acima de 1 000 ºC, o S2 começa a se dissociar em enxofre atômico (S0).
No entanto, os alótropos mais importantes do enxofre são dois: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.
Ambos são formados pela mesma fórmula molecular, S8, sendo que a diferença entre os dois está no arranjo espacial dos átomos no retículo cristalino.

Conforme se pode ver na imagem abaixo, o enxofre rômbico se apresenta na forma de cristais amarelos e transparentes, enquanto o monoclínico tem a forma de agulhas e são opacas:

Entre essas duas formas alotrópicas do enxofre, o rômbico é o mais comum. Ele possui densidade igual a 2,07 g/cm3 a 20 ºC, ponto de fusão igual a 112,8 ºC e ponto de ebulição igual a 444,6 ºC.
O monoclínico tem densidade de 1,96 g/cm3 a 20 ºC, ponto de fusão igual a 119 ºC e o mesmo ponto de ebulição do enxofre rômbico. Em condições ambientes, ambos são um pó amarelo, inodoro, insolúvel em água e muito solúvel em sulfeto de carbono (CS2).

O enxofre possui várias utilizações industriais, sendo que a principal é na produção do ácido sulfúrico, H2SO4, que, por sua vez, é bastante utilizado na fabricação de diversos produtos. Devido a sua importância econômica, muitas vezes o consumo do ácido sulfúrico pode indicar o grau de desenvolvimento de um país.
Outra aplicação importante do enxofre é na vulcanização da borracha, que é a adição de 2 a 30 % de enxofre à borracha, sob aquecimento e na presença de catalisadores, formando um polímero tridimensional, com o enxofre servindo de ponte entre as cadeias carbônicas. Isso torna a borracha natural mais resistente e flexível, pronta para diversos usos, como a fabricação de pneus.
O enxofre também é utilizado na produção da pólvora negra, inseticidas, cosméticos e produtos farmacêuticos, como antibióticos à base de sulfa.
* Créditos editorial pela imagem: <a data-cke-saved-href="http://www.shutterstock.com/gallery-252589p1.html?cr=00&pl=edit-00" href="http://www.shutterstock.com/gallery-252589p1.html?cr=00&pl=edit-00" "="" rel="nofollow" target="_blank">emran / Shutterstock.com
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química