Gráficos das curvas de solubilidade

Os gráficos das curvas de solubilidade relacionam a variação do coeficiente de solubilidade do soluto em dada quantidade de solvente com a variação da temperatura.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Conforme a explicação do texto Saturação das Soluções, as soluções químicas são formadas pela dissolução de um soluto em um solvente. Cada soluto possui um coeficiente de solubilidade específico, que é a quantidade máxima de soluto dissolvível em determinada quantidade de solvente a uma dada temperatura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Construção de um gráfico com curva de solubilidade

Por exemplo, o coeficiente de solubilidade do KNO3 é 31,2 g em 100 g de água a 20 ºC. Se dissolvermos exatamente essa quantidade de nitrato de potássio em 100 g de água a 20 ºC, uma solução saturada. Qualquer quantidade adicional desse sal vai precipitar-se (forma um corpo de fundo no recipiente).

Ilustração de solução saturada e solução saturada com corpo de fundo.

 

No entanto, o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura. Assim, se aquecermos essa solução saturada com corpo de fundo de KNO3, o precipitado gradualmente se dissolverá na água. Observe a seguir os valores dos coeficientes de solubilidade do KNO3 em 100 g de água em diferentes temperaturas:

Coeficientes de solubilidade do KNO3 em 100 g de água

Observe que a solubilidade desse sal em água aumenta com o aumento da temperatura. Na maioria das substâncias, isso também acontece. Se colocarmos esses valores em um gráfico, teremos o seguinte:

Gráfico de curva de solubilidade do KNO3 em 100 g água

Essa é a chamada curva de solubilidade do KNO3. Dizemos que ela é ascendente porque cresce com o aumento da temperatura.

Características das curvas de solubilidade dos solutos em um gráfico

Cada substância possui a sua curva de solubilidade para determinado solvente. Algumas dessas substâncias têm a solubilidade diminuída com o aumento da temperatura, como é o caso do CaCrO4, que possui curva de solubilidade descendente. Isso significa que, se aquecermos uma solução saturada desse sal, parte do sal dissolvido precipitar-se-á.

Já para outras substâncias, o aumento da temperatura não interfere tanto na solubilidade, como ocorre com uma solução de sal de cozinha (NaCl). Em 20 ºC, o coeficiente de solubilidade do NaCl é de 36 g em 100 g de água, mas, se aumentarmos a temperatura para 100ºC, essa solubilidade aumentará somente para 39,8 g, um aumento muito pequeno.

Existem também substâncias em que a solubilidade aumenta somente até certo ponto do aumento de temperatura, pois, depois dele, a solubilidade diminui. Isso acontece, por exemplo, com substâncias hidratadas, que, ao ser aquecidas, chegam a um momento em que desidratam. Por isso, como a sua composição muda, a sua variação de solubilidade com a temperatura também muda. Essa ocorrência pode ser observada no gráfico por meio de inflexões na curva de solubilidade.

A seguir, apresentamos um gráfico com as curvas de solubilidade de várias substâncias:

Curvas de solubilidade de diversos sais
Curvas de solubilidade de diversos sais

Por meio desse tipo de gráfico, podemos comparar as solubilidades de diversos sais em um mesmo solvente e nas mesmas temperaturas.

Classificação de uma solução por meio de um gráfico com curva de solubilidade

As curvas de solubilidade também ajudam a determinar a saturação das soluções, ou seja, se elas são insaturadas, saturadas, saturadas com corpo de fundo ou supersaturadas. Veja um exemplo:

Gráfico de curva de solubilidade e indicação de saturação de soluções

Veja quais são os tipos de solução indicados pelos pontos A, B e C:

  • A: Saturada com corpo de fundo. No ponto A, 30 g de soluto são dissolvidos em 100 g de água a 20ºC. A curva mostra que nesse ponto o coeficiente de solubilidade é cerca de 15 g/100 g de água. Assim, como a quantidade de soluto presente é maior, obtém-se uma solução saturada com corpo de fundo.

  • B: Saturada. O ponto B está localizado exatamente na curva de solubilidade, o que indica que a solução é saturada, pois há 30 g de soluto dissolvidos em 100 g de água a 40ºC. Esse é, então, exatamente o coeficiente de solubilidade desse soluto nessa temperatura.

  • C: Insaturada. Há 30 g de soluto dissolvidos em 100 g de água a 60ºC. A curva mostra que nesse ponto o coeficiente de solubilidade é maior que 50 g/100 g de água. Assim, como a quantidade de soluto dissolvida é menor que o coeficiente de solubilidade, há uma solução insaturada.

Assim, podemos concluir que:

  • Pontos acima da curva: soluções saturadas com corpo de fundo;

  • Pontos na curva: soluções saturadas;

  • Pontos abaixo da curva: soluções insaturadas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Cada soluto possui uma curva de solubilidade específica
Cada soluto possui uma curva de solubilidade específica
Crédito da Imagem: Shutterstock
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Gráficos das curvas de solubilidade"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/graficos-das-curvas-solubilidade.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O gráfico abaixo indica as curvas de solubilidade de quatro diferentes sais:

Qual destes sais apresenta maior solubilidade a 40oC?

a) NaClO3

b) KNO3

c) NH4Cl

d) NaCl

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

A curva de solubilidade da substância KNO3 dissolvida em 100 g de água em função da temperatura é mostrada abaixo.

Se tivermos 40g de água a 50o C, qual será a massa de KNO3 dissolvida?

a) 28 g

b) 56 g

c) 33,6 g

d) 45 g

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(UFMG) Seis soluções aquosas de nitrato de sódio (NaNO3), numeradas de I a VI, foram preparadas em diferentes temperaturas dissolvendo-se diferentes massas de NaNO3 em 100 g de água. Em alguns casos, o NaNO3 não se dissolveu completamente. Este gráfico representa a curva de solubilidade de NaNO3 em função da temperatura. Os seis pontos correspondem aos sistemas preparados:

A partir da análise desse gráfico, é CORRETO afirmar que os dois sistemas em que há precipitado são:

a) I e II

b) I e III

c) IV e V

d) V e VI

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Observe o gráfico abaixo e analise as afirmações de I a IV.

I- Se acrescentamos 250 g de NH4NO3 a 50g de água a 60°C, obteremos uma solução saturada com corpo de chão.

II- A dissolução do NH4NO3 e do Nal em água ocorre com liberação e absorção de calor, respectivamente.

III- A 40°C, o Nal é mais solúvel que o NaBr e menos solúvel que o NH4NO3.

IV- Quando uma solução aquosa saturada de NH4NO3, inicialmente preparada a 60°C, for resfriada a 10°C, obteremos uma solução insaturada.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos Relacionados


Aspectos quantitativos das soluções

Clique para aprender tudo sobre os principais aspectos quantitativos das soluções!

Como as substâncias se dissolvem

Saiba qual fator interfere na solubilidade.

Como medir a temperatura de uma solução?

Termômetro de laboratório, escalas Celsius e Fahrenheit, medir a temperatura de uma solução, Reações a altas temperaturas, grau de agitação de partículas, variação da temperatura, graduação do tubo de termômetros.

Dissociação e Ionização

Dissociação e Ionização, cientista italiano Volta, corrente elétrica, físico-químico sueco Svant August Arrhenius, Teoria de Arrhenius, íons positivos, cátions, íons negativos, ânions, soda cáustica, sal de cozinha, moléculas polares, dissociação iônica,

Ionização

A ionização é uma reação química (em que se formam íons) e uma solução eletrolítica (que conduz corrente elétrica). Entenda melhor em quais casos ela ocorre e o que a diferencia da dissociação iônica.

Solubilidade e curvas de Solubilidade

Solubilidade e curvas de Solubilidade, O que é solubilidade, Coeficiente de Solubilidade, solução saturada, solução insaturada.

Solução

Solução, Solução sólida. Solução líquida, Solução gasosa, Soluções formadas por gás e líquido, soluções formadas por líquidos.

Solução aquosa de sais

Acidez e basicidade das soluções salinas.

Soluções Coloidais

Soluções Coloidais, Colóides micelares, Colóides moleculares, Colóides iônicos, aerossol, sol, emulsão, espuma, gel, sólido, líquido, gasoso, dispergente, leite, manteiga, maionese, creme chantily, solvente.

Soluções e seus estados físicos

Soluções sólidas, Soluções líquidas, Soluções gasosas, Soluções e seus estados físicos, liga de cobre e níquel, liga de cobre e estanho, solução aquosa de álcool, gás nitrogênio, gás oxigênio.