O que é o vidro?

O vidro é um sólido não cristalino que exibe o fenômeno de transição vítrea, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

 A pergunta “O que é o vidro">

(1) À sua composição química;

(2) Ao seu estado de agregação, isto é, o vidro é sólido ou líquido?

O vidro geralmente é produzido nas indústrias em larga escala e artesanalmente através de uma mistura de substâncias inorgânicas, que é denominada mistura vitrificável. Essa mistura é formada por sílica ou dióxido de silício (SiO2 ) (oriundo, na maioria das vezes, do quartzo), barrilha ou soda (carbonato de sódio - Na2CO3) e calcário (carbonato de cálcio – CaCO3). Esses três compostos inorgânicos são triturados, transformados em pó e misturados nas proporções adequadas. Além disso, nas indústrias, cacos de vidro também são comumente adicionados como parte do processo de reciclagem desse material.

Essa mistura vitrificável é levada para um forno que está a uma temperatura de cerca de 1500ºC. Assim, esses sólidos fundem-se (am para o estado líquido), formando uma massa pastosa e homogênea composta de silicatos de sódio e cálcio. Essa é, portanto, a composição química do vidro comum.

barrilha + calcário + areia → vidro comum + gás carbônico
Na2CO3 + CaCO3 + SiO2 → silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico
x Na2CO3 + y CaCO3 + z SiO2 → (Na2O)x . (CaCO)y . (SiO2)z + (x + y) CO2

O CO2 é eliminado no forno de fusão para que não se formem bolhas no vidro. Depois da modelação do formato do objeto desejado, o vidro é resfriado.

Existem também outros métodos para a fabricação do vidro, e ele também pode ser feito com outras substâncias. Atualmente, por exemplo, são muito conhecidos vidros orgânicos e vidros metálicos.

Em relação à segunda pergunta, que questiona o estado físico do vidro, podemos dizer que ele é um sólido não cristalino que apresenta o fenômeno de transição vítrea. Enquanto o sólido cristalino possui uma estrutura microscópica periodicamente organizada, o sólido não cristalino, por outro lado, possui uma estrutura desordenada, com ausência de simetria e periodicidade translacional. Existem dois tipos de sólidos não cristalinos, o vidro e os sólidos amorfos — estes não apresentam o fenômeno da transição vítrea (que será mais bem explicado a seguir).

O vidro é considerado um sólido não cristalino porque a sua temperatura de resfriamento está abaixo do momento em que suas partículas começam a organizar-se para realizar o processo de cristalização. Assim, dizemos que é um resfriamento abaixo da temperatura de transição vítrea.

A temperatura de transição vítrea refere-se à agem do estado vítreo para o estado viscoelástico. O estado viscoelástico descreve um comportamento de um corpo que responde elasticamente ao ter uma força aplicada sobre ele. Por outro lado, o estado vítreo descreve o comportamento de um corpo que não se deforma ao ter uma força aplicada sobre ele. Sua tendência é absorver a energia e dissipá-la, quebrando-se.

Assim, quando a massa fundida é resfriada para a formação do vidro, esse resfriamento ocorre em uma temperatura abaixo da temperatura de transição vítrea e em uma velocidade que não permite que os átomos se organizem em cristais. Dessa forma, forma-se um corpo que apresenta essa transição vítrea. Para entender melhor sobre esse conceito, leia o texto “O vidro é sólido ou líquido?”.

Assim, podemos concluir que o vidro é um sólido não cristalino que exibe o fenômeno de transição vítrea, podendo ser produzido a partir de materiais inorgânicos, orgânicos e metálicos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
 

Etapa de produção de vidro
Etapa de produção de vidro
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é o vidro?"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/o-que-vidro.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Embalagem de vidro como solução para o ambiente

Abrindo mão de nosso conforto em prol da natureza.

O vidro é sólido ou líquido?

Leia este texto para saber se o vidro é sólido ou líquido, além de entender a definição de sólido amorfo e de temperatura de transição vítrea.

Por que os Vidros dos Carros Embaçam em Dias Chuvosos?

Entenda como os vidros se tornam embaçados.

Reciclagem de vidro

Por que descartar se você pode reciclar?

Tipos de vidros

Classificação do vidro quanto à natureza e composição.

Vidro blindado

Como essa tecnologia pode salvar vidas?