Por que o gelo-seco sublima?

O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O gelo-seco é assim chamado porque apesar de ter a aparência de gelo (água no estado sólido), ele na verdade é o dióxido de carbono sólido (gás carbônico – CO2). E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele a diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa é a propriedade mais importante do gelo-seco, pois quando ele a para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar. Graças a essa “fumaça branca” formada, o gelo-seco é muito utilizado como um recurso cênico em filmes, shows, teatros, programas de televisão e festas.

Mas, surge a pergunta: o que o gelo-seco tem de diferente das outras substâncias que acarreta na sua sublimação? O que ocorre entre suas moléculas?

O dióxido de carbono é apolar, assim, quando ele está no estado sólido, como gelo-seco, suas moléculas se mantêm nos cristais moleculares graças a uma força de atração intermolecular entre elas, que é a dipolo induzido. Essa força surge quando as suas moléculas se aproximam e ocorre uma repulsão entre seus elétrons, levando a deformações momentâneas nas suas nuvens eletrônicas. Isso significa que surgem dipolos momentâneos nas moléculas, que induzem as moléculas adjacentes, resultando em forças atrativas.

A figura mostra dois átomos que estavam inicialmente com uma distribuição uniforme dos elétrons e, ao se aproximarem, ocorre a formação de dipolos temporários

Essa é a única força intermolecular presente nas moléculas apolares do gelo-seco e sua intensidade é muito pequena. A força de dipolo induzido é a mais fraca de todas. Assim, é preciso pouca energia para romper essas forças de atração e fazer com que o composto mude de estado físico. É por isso que o gelo-seco sublima a -78,6ºC, sob pressão de 1 atm.

Outros exemplos de substâncias que também apresentam esse tipo de interação intermolecular e que também sublimam são a naftalina e o iodo sólido.

Iodo e naftalina sublimam porque apresentam força de dipolo induzido entre suas moléculas


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Quimica

As forças intermoleculares entre as moléculas de gás carbônico explicam a sublimação do gelo-seco
As forças intermoleculares entre as moléculas de gás carbônico explicam a sublimação do gelo-seco
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Por que o gelo-seco sublima?"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/por-que-gelo-seco-sublima.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Diferença entre gás e vapor

A resposta está nas alterações de pressão e temperatura.

Dióxido de carbono

Quais os benefícios e malefícios desse gás para o homem?

Força intermolecular dipolo-dipolo

Conheça o que é e qual a diferença da interação do tipo dipolo-dipolo (dipolo permanente) e as demais forças intermoleculares.

Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?

Saiba como a temperatura de ebulição obedece a interação da molécula.

Forças dipolo induzido-dipolo induzido ou dispersão de London

As forças dipolo induzido-dipolo induzido são as forças intermoleculares mais fracas que ocorrem entre moléculas apolares.

Gelo seco

Dióxido de carbono sólido, gelo seco, usado como efeito especial em filmes de terror e shows de rock, gás de dióxido de carbono, Sublimação, densa nuvem branca, excelente opção para refrigeração, dióxido de carbono líquido, extintor de incêndio de dióxido

Mudanças de estado físico da matéria

Clique aqui e saiba quais são os tipos de mudanças de estado físico da matéria. Descubra quais são os fatores que influenciam essas mudanças.

Relação entre Força Intermolecular e Solubilidade das Substâncias

Nesse texto, você entenderá por que o açúcar se dissolve na água e o óleo não sob um ponto de vista microscópico, relacionando força intermolecular e solubilidade.

Tipos de forças intermoleculares

Aprenda sobre as forças dipolo-induzido, dipolo-dipolo e Pontes de hidrogênio.

Transformações da matéria

Conheça as transformações da matéria e seus tipos, veja exemplos e treine com exercícios.