Eletricidade

Eletricidade é como chamamos fenômenos que são relacionados ao balanço e à movimentação de cargas. Sua origem remete às partículas subatômicas, como o elétron.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas, uma propriedade inerente aos prótons e elétrons, assim como também dos corpos eletricamente carregados. Na eletricidade, existem fenômenos eletrostáticos e eletrodinâmicos, relativos a cargas em repouso e em movimento, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: O que é força magnética?

Tópicos deste artigo

Conceito de eletricidade

O conceito de eletricidade é abrangente, mas podemos compreendê-lo como todos os efeitos que as cargas elétricas produzem sobre a matéria. A eletricidade é comumente associada à corrente elétrica, uma movimentação de cargas que é estabelecida quando algum corpo é submetido a uma diferença de potencial elétrico.

Eletricidade na Física

A origem dos fenômenos elétricos está nos elétrons, que apresentam a menor carga elétrica possível, conhecida como carga fundamental, que vale cerca de 1,6.10-19 C. Quando excitados ou sob a ação de um campo elétrico externo, os elétrons podem ser conduzidos, dando origem a correntes elétricas e toda a gama de fenômenos relacionados à eletricidade.

Na Física, é muito comum que o termo eletricidade seja empregado como a quantidade de energia consumida nos circuitos elétricos. Essa energia, também conhecida como energia potencial elétrica, pode ser calculada por meio da potência elétrica – a quantidade de energia elétrica que um dispositivo consome a cada segundo.

A energia potencial elétrica é medida em joules, ou em kWh, que é uma unidade mais comum, usada como o parâmetro pelas companhias de distribuição de energia elétrica. A energia contida em um kWh tem um valor econômico, que pode ser diferente em cada região, de acordo com as dificuldades técnicas da distribuição de energia ou ainda, com a demanda local. A energia contida em 1 kWh é igual a 3,6.106 J.

Veja também: Fenômenos ópticos – eventos resultantes da interação entre a luz e a matéria

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas de eletricidade

Nesta seção, trazemos as principais fórmulas relacionadas à eletricidade, confira:

A corrente elétrica que atravessa um condutor pode ser calculado por meio da seguinte expressão:

\(i=\frac{\Delta Q}{\Delta t}\)

i – corrente elétrica (A)

ΔQ – carga elétrica (C)

Δt – intervalo de tempo (s)

A tensão elétrica ou potencial elétrico que uma carga produz a uma distância d, medida a partir de seu centro, é calculada por meio da fórmula:

\(U=\frac{k_0\cdot Q}{d}\)

U – potencial elétrico (V)

k0 – constante eletrostática do vácuo (9.109 Nm²/C²)

Q – carga elétrica (C)

d – distância (m)

O campo elétrico produzido por uma carga puntiforme é uma grandeza vetorial e pode ter seu módulo calculado pela fórmula a seguir:

\(E=\frac{k_0\cdot Q}{d^2}\)

E – campo elétrico (N/C)

A força elétrica entre duas cargas puntiformes, separadas por uma distância d, é calculada pela fórmula a seguir:

\(F=\frac{k_0\cdot Q\cdot q}{d^2}\)

Q e q – cargas elétricas

A relação entre o campo elétrico e a força elétrica descrita pela Lei de Coulomb é mostrada na expressão:

\(F=q\cdot E\)

A energia potencial elétrica proveniente da interação de cargas puntiformes separadas por uma distância d é calculada pela fórmula a seguir:

\(E_p=\frac{k_0\cdot Q\cdot q}{d}\)

O potencial elétrico, escrito em termos da energia potencial elétrica, é definido por meio da fórmula a seguir:

\(U = \frac{E_{Pel}}{q}\)

A energia elétrica consumida por algum aparelho, de potência elétrica P, pode ser calculado por meio da fórmula abaixo:

\(E_{EL}=P\cdot \Delta t\)

EEL – energia elétrica consumida

P – potência

Δt – tempo

Veja também: Gerador elétrico – aparelho que transforma diversos tipos de energia em eletricidade

História da eletricidade

O primeiro relato documentado de uma observação de fenômenos elétricos é atribuída ao filósofo grego Tales de Mileto. Tales percebeu que, quando esfregado em tiras de couro, o âmbar (uma resina vegetal fóssil) tinha a capacidade de atrair pequenos objetos, como folhas secas. O âmbar, que em grego é chamado de elektron, deu nome à partícula que origina a maior parte dos fenômenos elétricos, o elétron.

Confira uma breve linha do tempo com os principais acontecimentos que marcaram a história da eletricidade, após a descoberta de Tales de Mileto:

1660Otto Van Guericke inventou uma máquina que produz cargas eletrostáticas por meio do atrito.

1730Charles Francis Dufay descobriu que a eletricidade gerada pelo atrito pode ter duas classes distintas: as cargas positivas e as cargas negativas, conforme conhecemos atualmente.

1744Benjamin Franklin utilizou um acumulador de cargas elétricas preso a um fio condutor que mantinha presa uma pipa, durante uma tempestade, constatando, assim, que os raios eram fenômenos elétricos.

1780Luigi Galvani descobriu que a eletricidade pode mover os membros de animais mortos, sugerindo que os músculos contraem-se graças à agem de cargas elétricas.

1796 – Um grande número de discos de cobre e zinco foi empilhado sobre um pano embebido em solução ácida. Alessandro Volta havia inventado a primeira pilha.

1820Hans Christin Oersted descobriu que a corrente elétrica é capaz de produzir campo magnético.

1831 - Michael Faraday descobriu a indução eletromagnética.

1827George Simon Ohm descobriu uma relação matemática entre resistência, tensão e corrente elétrica, hoje conhecida como a Primeira Lei de Ohm.

1875 – O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell

1880Thomas Edison inventou a lâmpada.

1886George Westhinghouse o primeiro sistema de distribuição de eletricidade por corrente alternada, inventado por Nikola Tesla.

1890Nikola Tesla desenvolveu o sistema de distribuição de corrente elétrica trifásico.

1905Albert Einstein explicou o funcionamento do efeito fotoelétrico, que permitiu o desenvolvimento dos painéis solares.

1911Kamerlingh Onnes descobriu o fenômeno da supercondutividade, de grande importância para a geração de energia elétrica moderna.

Veja também: Velocidade da luz: quanto tempo a luz leva para chegar até nós?

Como surgiu a eletricidade

Assim como os demais fenômenos da natureza, a eletricidade sempre existiu, muito tempo antes de a humanidade surgir. Os raios, por exemplo, são os fenômenos elétricos que produziram a maior parte de todo o ozônio da atmosfera terrestre. Os raios têm origem em nuvens que eletrizam-se pelo atrito entre um grande número de cristais de gelo, ar e vapor de água, eventualmente, descarregando-se e fazendo com que uma grande corrente elétrica seja formada pelo ar, o que produz um grande clarão e estrondo, além de temperaturas da ordem de milhares de graus.

As ligações químicas que formaram as primeiras moléculas de água do planeta Terra, por exemplo, são produto da atração elétrica entre cargas, descrita matematicamente pela Lei de Coulomb. Essa força fez com que diferentes elementos se combinassem, meramente pela compatibilidade de cargas elétricas, dando assim, origem à vida.

A eletricidade como a conhecemos foi fruto de longas pesquisas e do trabalho incansável de um grande número de físicos, químicos, engenheiros e matemáticos que possibilitaram a produção, distribuição e o surgimento de máquinas e tecnologias cuja força motriz era a eletricidade, tornando-a assim, cada vez mais popular e ível.

Exercícios sobre eletricidade

Questão 1) Um fio condutor é percorrido por cerca de 2.10-14 C a cada microssegundo (10-6 s). Determine a intensidade da corrente que percorre o condutor:

a) 3.10-4 A

b) 2.10-8 A

c) 5.10-6 A

d) 7.10-8A

e) 2.10-5 A

Gabarito: Letra B

Resolução:

Para resolvermos o exercício, basta calcularmos a corrente elétrica, observe:

\(i=\frac{\Delta Q}{\Delta t} \rightarrow i=\frac{2\cdot 10^{-14}}{1\cdot 10^{-6}} = 2\cdot 10^{-8} A\)

De acordo com a resolução, a corrente elétrica formada é a letra B.

Questão 2) A unidade de medida do potencial elétrico, de acordo com as unidades do SI é o volt, que também pode ser escrito como:

a) V/m

b) C/F

c) N/m

d) J/C

e)A/m

Gabarito: Letra D

Uma vez que o potencial elétrico pode ser calculado como a razão entre a energia potencial elétrica e a carga elétrica, sua unidade também pode ser expressa em joules por coulomb, logo, a alternativa correta é a letra D.

Questão 3) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:

O campo elétrico é uma grandeza ________, definido como a __________ exercida por unidade de carga. O potencial elétrico, por sua vez, é uma grandeza _________, definida como a __________ por unidade de carga.

a) escalar; força elétrica; vetorial; energia potencial elétrica

b) vetorial; força elétrica; escalar; energia potencial elétrica

c) escalar; energia potencial elétrica; escalar; força elétrica

d) física; corrente elétrica; vetorial; força elétrica

e) física; carga elétrica; escalar; força elétrica

Gabarito: Letra B

Resolução:

O campo elétrico é uma grandeza vetorial, definido como a força elétrica exercida por unidade de carga, o potencial elétrico, por sua vez, é uma grandeza escalar, definida como a energia potencial elétrica por unidade de carga.

Palavra "eletricidade" escrita sobre a imagem de um relógio medidor de eletricidade.
A eletricidade é um grande conjunto de fenômenos relacionados a cargas elétricas.
Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Helerbrock Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
HELERBROCK, Rafael. "Eletricidade"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/eletricidade.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

 Analise: Um condutor A, eletrizado positivamente e colocado em contato com outro condutor B, inicialmente neutro.

a) B se eletriza positiva ou negativamente?

b) Durante a eletrização de B ocorre uma movimentação de elétrons ou de prótons? De A para B ou de B para A?

 

 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Quando um corpo exerce sobre o outro uma força elétrica de atração, pode-se afirmar que:

a) um tem carga positiva e o outro, negativa.

b) pelo menos um deles está carregado eletricamente.

c) um possui maior carga que o outro.

d) os dois são condutores.

e) pelo menos um dos corpos conduz eletricidade .

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Atrita-se um bastão de vidro com um pano de lã.

a) Ambos se eletrizam? Quais os sinais de suas cargas elétricas?

b)  Se os colocarmos suspensos por fios isolantes e próximos, eles irão se atrair ou repelir?

c) E se atritarmos dois bastões de vidro entre si, eles também vão se eletrizar? Por quê?
 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Quais os portadores livres de carga elétrica nos metais?
 

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Eletricidade


5 coisas que você deve saber sobre Eletricidade

A Eletricidade é um dos assuntos mais cobrados no Enem. Existem, no mínimo, cinco características que não podem ar em branco.

A Balança de Torção de Coulomb

A explicação para eletrização dos corpos

Amperímetro

Amperímetro é um equipamento de medição elétrica utilizado com o intuito de encontrar o valor da corrente elétrica em um circuito elétrico.

Arco elétrico

O arco elétrico é uma descarga elétrica que pode ocorrer devido a falhas nos equipamentos elétricos ou a erros humanos. Pode causar prejuízos, queimaduras e até a morte.

Associação de capacitores

A associação de capacitores, em série ou em paralelo, permite que obtenhamos valores de capacitância diferentes.

Associação de geradores

A associação de geradores é utilizada quando um circuito necessita de uma tensão ou carga maior do que um gerador apenas pode prover.

Associação de geradores em série

Para encontrar a força eletromotriz total, na associação de geradores em série, basta somar as forças eletromotrizes de cada gerador.

Associação de Resistores

A associação de resistores são circuitos elétricos obtidos a partir de conexões feitas entre resistores. A associação de resistores pode ser: em série, paralela ou mista.

Associação de resistores em paralelo

A associação de resistores em paralelo pode ser empregada nos circuitos elétricos de iluminação privada ou pública.

Associação de resistores em série

A associação de resistores em série é o tipo de associação em que os resistores são associados sequencialmente.

Blindagem eletrostática

Blindagem eletrostática é o fenômeno que torna nulo o campo elétrico no interior de condutores em equilíbrio eletrostático. Ela é largamente usada em circuitos eletrônicos.

Cálculo da resistência elétrica

A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade oferecida à agem da corrente elétrica por um condutor submetido a uma diferença de potencial.

Cálculo do consumo de energia elétrica

O cálculo de energia elétrica é feito com base na potência do aparelho, em quilowatt-hora, e no tempo em que o aparelho permanece ligado, em horas.

Campo elétrico

Campo elétrico é uma grandeza física vetorial usada para definir o módulo da força elétrica exercida a cada unidade de carga elétrica.

Campo elétrico de uma partícula eletrizada

O campo elétrico de uma partícula eletrizada pode ser representado, em cada ponto do espaço, por um vetor, usualmente simbolizado por E, que se denomina vetor campo elétrico.

Campo Elétrico Gerado por Várias Cargas

Campo Magnético no Centro de uma Espira Circular

Capacitores

Os capacitores são dispositivos que consistem em um meio dielétrico envolvido por armaduras metálicas, são usados para armazenar cargas elétricas.

Carga elétrica

A carga elétrica é uma propriedade intrínseca dos prótons e elétrons. Existem cargas de sinais positivo e negativo. Cargas de sinais diferentes tendem a atrair-se.

Cargas elétricas em movimento

As cargas elétricas podem mover-se dentro dos materiais caso um campo elétrico externo promova a ação de uma força elétrica sobre essas cargas.

Choque elétrico

O choque elétrico é uma sensação que experimentamos quando somos percorridos por uma corrente elétrica.

Choque elétrico para a vida

Circuito elétrico simples

O circuito elétrico simples é aquele em que uma única corrente elétrica o atravessa.

Circuitos Mistos

Circuitos elétricos complexos, na prática, nada mais são do que simples associações de dois tipos de circuitos fundamentais: circuito em série e circuito em paralelo.

Código de cores para resistores

O valor da resistência de um resistor é apresentado por faixas coloridas conhecidas como código de cores para resistores. Cada faixa de cor representa um algarismo.

Como funciona o chuveiro elétrico?

O chuveiro elétrico é um eletrodoméstico que funciona em decorrência da abertura de seu registro e da escolha do modo de regulação da resistência elétrica.

Condutividade

Condutividade é uma característica dos materiais que define a facilidade em que eles são capazes de transportar cargas elétricas quando sujeitos a uma diferença de potencial elétrico.

Condutores e isolantes

Os condutores e isolantes são materiais que apresentam, respectivamente, baixa e alta resistência à agem de corrente elétrica.

Conservação da carga elétrica

A conservação da carga elétrica diz que não há possibilidade de criação ou destruição das cargas, somente transferência entre corpos.

Corrente Alternada

Corrente alternada é um tipo de corrente elétrica em que os elétrons oscilam em torno de uma posição de equilíbrio graças à aplicação de uma tensão elétrica variável.

Corrente elétrica

A corrente elétrica é a movimentação de portadores de cargas, como os elétrons, quando aplica-se uma diferença de potencial elétrico a algum material condutor.

Curto-circuito

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica que percorre um circuito não encontra nenhum tipo de resistência em seu percurso.

DDP (diferença de potencial)

A DDP (diferença de potencial) representa o desnível de potencial elétrico entre dois pontos.

Definição do vetor campo elétrico

Vetor campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.

Dicas para economia de energia elétrica

Aprenda a economizar energia elétrica. Ao economizarmos esse tipo de energia, gastamos menos e ajudamos na conservação do meio ambiente.

Diferenças entre lâmpadas fluorescentes e incandescentes

As lâmpadas fluorescentes e incandescentes apresentam algumas diferenças. O funcionamento e o consumo de energia estão entre essas distinções.

Dispositivos de Segurança

Efeito Joule

Efeitos da corrente elétrica

A agem da corrente elétrica sobre corpos pode gerar efeitos químicos, térmicos (efeito Joule), magnéticos e fisiológicos (choque elétrico).

Eletricidade estática

A eletricidade estática é um fenômeno muito comum nos dias secos e que nos faz levar choques ao tocar em outras pessoas ou materiais.

Eletrodinâmica

A eletrodinâmica é a parte da Física que estuda as cargas elétricas em movimento, ou seja, a dinâmica da eletricidade.

Eletroscopia

Eletroscopia é o nome dado ao estudo de fenômenos relacionados com a Eletrostática, o que ocorre por meio de aparelhos como os eletroscópios e os eletrômetros.

Eletrostática

Eletrostática é uma área da Física que se destina ao estudo das cargas elétricas em repouso e dos fenômenos relacionados a elas.

Energia elétrica

A energia elétrica é um dos principais tipos de energia utilizados no mundo. Ela é gerada em usinas a partir de fontes renováveis ou não renováveis.

Energia eólica

Energia eólica é a eletricidade gerada pela força do vento. Ela responde por 8,6% da energia produzida no Brasil, ganhando cada vez mais espaço na matriz elétrica do país.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é gerada pelo calor proveniente do interior da Terra, que é transportado para uma usina e transformado em eletricidade.

Energia potencial elétrica

A energia potencial elétrica é uma forma de energia potencial que necessita da interação entre cargas elétricas para existir.

Força elétrica

A força elétrica é a força de interação entre as cargas elétricas que varia de acordo com a distância entre elas.

Fusíveis

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos, formados por um elo condutor, que derrete caso haja um aumento significativo em sua temperatura.

Gaiola de Faraday

Gaiola de Faraday é o nome do experimento desenvolvido por Michael Faraday em 1836, mas também do dispositivo utilizado para blindar circuitos elétricos de interferências.

Gerador de Van de Graaff

O gerador de Van de Graaff foi desenvolvido em 1929 e sustentou a pesquisa nuclear por muito tempo.

Geradores Elétricos e Força Eletromotriz

Geradores são dispositivos capazes de produzir energia elétrica a partir da transformação de outra forma energética. A energia produzida pelos geradores é chamada de força eletromotriz.

Lei de Coulomb

A lei de Coulomb é uma lei da Física usada para determinar a intensidade da força de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas.

Lei de Ohm

A lei de Ohm afirma que a resistência elétrica é determinada pela razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica.

Lei de Pouillet

Lei de Pouillet é o nome que se dá a uma expressão da eletrodinâmica utilizada para calcular a corrente elétrica em circuitos elétricos formados por uma malha simples.

Leis de Kirchhoff

Leis de Kirchhoff são duas regras usadas para determinar parâmetros como corrente elétrica ou potencial elétrico de circuitos complexos, formados por ramos, malhas e nós.

Motor elétrico

O motor elétrico é um equipamento, presente em carros e em aparelhos elétricos, que possibilita a execução de tarefas mecânicas.

O que é um reostato

Os Tipos de Carga elétrica

Para-raios

O para-raios é uma haste que fica no topo de algumas estruturas e serve para protegê-las dos raios. Ele direciona as descargas elétricas para a terra, minimizando seus danos.

Ponte de Wheatstone

A ponte de Wheatstone é um circuito comumente usado para determinar o valor de uma resistência desconhecida.

Potência dissipada por um resistor

A potência dissipada pelos resistores é a medida da quantidade de calor que eles são capazes de liberar a cada segundo.

Potência do receptor

A potência dos receptores está relacionada à sua força contraeletromotriz. Quanto maior for a força contraeletromotriz de um receptor, maior será sua potência útil.

Potência elétrica

A potência elétrica é utilizada nos cálculos do consumo de circuitos elétricos, sendo classificada como ativa, reativa ou aparente.

Potencial elétrico

Potencial elétrico é uma grandeza física de grande importância para o estudo da eletrostática, trata-se da quantidade de energia por unidade de carga elétrica.

Potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada

O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada pode ser calculado considerando que toda sua carga esteja concentrada em seu centro.

Primeira lei de Ohm

A primeira lei de Ohm é a lei que traz a relação da resistência elétrica com a tensão elétrica e a corrente elétrica.

Processos de eletrização

Processos de eletrização são fenômenos que promovem a transferência de cargas entre corpos condutores ou isolantes mediante uma diferença no número de elétrons ou pelo atrito.

Propriedades do potencial elétrico

De acordo com as propriedades do potencial elétrico, dizemos que no movimento espontâneo de cargas elétricas em um campo elétrico, a energia potencial elétrica da carga diminui.

Quais são os instrumentos elétricos de medida?

Raios

Recarregando baterias

Muitos dos aparelhos eletrônicos fazem uso de baterias ou pilhas que podem ser recarregadas. Desta forma, podemos dizer que essas bateiras hora são consideradas como geradores, hora como receptores.

Receptores elétricos

Os receptores elétricos são dispositivos que convertem a energia elétrica que lhes é fornecida em outras formas de energia.

Relâmpago e trovão

Resistência constante ou resistência variável?

Resistência interna de um receptor

Os receptores elétricos transformam energia elétrica em outros tipos de energia. O cálculo da resistência interna de um receptor é dado pela conservação da energia.

Resistividade elétrica

A resistividade elétrica é uma propriedade dos materiais capaz de interferir em sua resistência elétrica.

Resistores

Resistores são dispositivos elétricos usados para limitar a agem da corrente elétrica. Resistores que apresentam resistência constante são chamados de ôhmicos.

Segunda lei de Ohm

Segunda lei de Ohm estabelece que a resistência elétrica é relacionada a fatores microscópicos e macroscópicos, como a resistividade e a dimensão de área dos condutores.

Série triboelétrica

A série triboelétrica é uma tabela que classifica os materiais quanto à facilidade em doar e em receber elétrons.

Superfícies Equipotenciais

Tempestade

Tempestade é um fenômeno marcado pela elevada instabilidade no tempo atmosférico. É acompanhada por fortes rajadas de vento, chuva, granizo, descargas elétricas e trovoadas.

Tensão elétrica

Tensão elétrica é uma grandeza física escalar medida em volts. Ela é responsável pela movimentação das cargas elétricas, também conhecida como corrente elétrica.

Tomar Banho Quente Custa Caro?

Touch screen

O funcionamento das telas touch screen baseia-se no uso de sensores que detectam o toque e transformam-no em comando. Para isso, o sistema pode utilizar diversas tecnologias.

Trabalho da Força Elétrica

Transformador e a Transmissão de Energia Elétrica

Transformadores

Transformadores são dispositivos usados para aumentar ou reduzir a tensão elétrica de entrada e saída em circuitos elétricos. Funcionam com base na indução eletromagnética.

Transistor

O transistor é um dispositivo feito de material semicondutor que é largamente utilizado em circuitos eletrônicos e em chips de computador.

Unidades Elétricas

Usina hidrelétrica

As usinas hidrelétricas são obras da engenharia empregadas na produção de energia elétrica.

Usinas de eletricidade

Usinas de eletricidade são instalações industriais que produzem energia elétrica. Uma usina pode ser: hidráulica, térmica, solar, eólica, nuclear, entre outros tipos.