Os verbos “descriminar” e “discriminar” geram dúvidas por terem a forma parecida. “Descriminar” está ligado à área jurídica e “discriminar” refere-se a estabelecer diferenças.
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
Os verbos “descriminar” e “discriminar” são escritos quase da mesma forma, o que gera dúvidas de ortografia. No entanto, uma letra faz toda a diferença entre esses dois verbos, já que significam coisas diferentes.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O verbo “descriminar” está bastante ligado à área jurídica. É composto pelo prefixo “des” (que indica negação) e pelo verbo “criminar” (tornar crime). Assim, “descriminar” é retirar a culpa ou a criminalidade de algo ou de alguém. Esse verbo não é regido por preposição.
O júri descriminou o réu.
No Brasil, isso ainda é considerado crime. No Uruguai, isso foi descriminado há alguns anos.
Aparentemente, o governo descriminará essa ação.
Pelo fato de serem muito parecidos na escrita e na pronúncia, os verbos “descriminar” e “discriminar” geram muitas dúvidas.
Sinônimos de “descriminar”
No Brasil, o verbo “descriminar” é pouco utilizado, sendo mais comum o uso de seus sinônimos:
descriminalizar;
absolver;
inocentar;
perdoar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que é “discriminar”?
O verbo “discriminar” pode significar “separar”, “diferenciar”, “listar” ou “classificar”, especialmente quando se trata de documentos, arquivos, entre outras coisas íveis de classificação ou organização. Também pode significar “tratar diferentemente, desigualmente” (muitas vezes significa que esse tratamento desigual é injusto ou preconceituoso). Esse verbo não é regido por preposição.
Preciso que você discrimine documentos e rascunhos nessa pilha de papéis.
Ela tinha esse péssimo hábito de discriminar qualquer pessoa que não fosse como ela.