O que é Matemática?

A matemática é a área do conhecimento que se ocupa do estudo de números, formas, estruturas, organizações, variações etc., perando pelas mais diversas ciências e técnicas.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. A palavra matemática é originada do grego μ">

Veja também: Alan Turing, o matemático considerado o pai da computação

Trata-se de um ramo do conhecimento extremamente útil para a resolução de problemas, sejam eles cotidianos, sejam de caráter técnico-científico. A prática matemática consiste na busca por padrões, que são usados para formular hipóteses ou conjecturas. Para isso, a matemática baseia-se em postulados, também conhecidos como axiomas, que nada mais são do que afirmações tomadas como um fato.

A Matemática é a ciência que estuda conceitos abstratos, como quantidades e formas.
A Matemática é a ciência que estuda conceitos abstratos, como quantidades e formas.

Tópicos deste artigo

Áreas da matemática

Atualmente, e para fins didáticos, a Matemática básica, integrante curricular da educação básica, costuma ser dividida nas seguintes áreas:

  • Aritmética: é a área que estuda os números, bem como as operações existentes entre eles. Trata-se do ramo mais antigo da matemática.

  • Álgebra: estuda a manipulação de incógnitas, inseridas em equações e em outras formas algébricas.

  • Trigonometria: estuda as funções trigonométricas e investiga as relações entre as medidas angulares de triângulos.

  • Geometria: é o estudo das dimensões espaciais de figuras geométricas, tais como área e volume.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da matemática

Os registros mais antigos indicam que a matemática faz parte da nossa história desde tempos pré-históricos. Nessa época, percebeu-se a necessidade de relacionar o número de animais no rebanho, por exemplo, ou a quantidade de algum recurso com outros objetos, como pedras ou marcas feitas em pedaços de ossos ou madeira.

O início da Idade Antiga foi marcado pelo surgimento da escrita e pelo desenvolvimento de muitas civilizações, como os egípcios, mesopotâmios, hebreus, gregos e romanos. Os egípcios, por exemplo, foram os primeiros a utilizar a matemática, por volta de 1500 a.C. Chegaram a criar um sistema de numeração, que foi utilizado por outras civilizações. Os romanos, inclusive, basearam-se no sistema numérico egípcio para criar uma nova forma de contar, com isso, foram capazes de representar muito mais números que os sistemas de contagem já existentes.

Os primeiros estudos de aritmética surgiram nas escolas gregas pelas mãos de grandes filósofos, como Pitágoras, Tales de Mileto e Platão. Outros grandes nomes, como Euclides, Apolônio e Arquimedes, foram essenciais para o desenvolvimento da geometria.

Sólidos geométricos estudados na escola de Platão e suas respectivas planificações.
Sólidos geométricos estudados na escola de Platão e suas respectivas planificações.

Na Idade Média, o sistema de numeração árabe foi implantado no Ocidente, e os números aram a ser escritos na forma como os conhecemos hoje. Nessa época, a álgebra ou a ser utilizada para resolver diferentes tipos de problemas, bem como começou a ser usada com a geometria.

No século XVII, a Matemática ou por um período revolucionário, pois surgiram importantes ferramentas, como os logaritmos, o plano cartesiano, cálculos de probabilidades e também o cálculo infinitesimal, desenvolvido pelo físico inglês Isaac Newton.

Nos últimos séculos, alguns importantes problemas matemáticos foram solucionados. Destacam-se a demonstração do teorema de Fermat e a solução para o problema das conjecturas esféricas de Poincaré.

No século XIX, surgiram importantes estudos na área de espaços vetoriais. O matemático James Clerk Maxwell, por exemplo, unificou as equações diferenciais do eletromagnetismo. Já no século XX, foi a vez de Albert Einstein desenvolver seus cálculos da relatividade geral e restrita, a partir das equações de Maxwell e também das transformações de Lorentz. De lá para cá, os físicos aprenderam a descrever quase todas as interações da natureza por meio de um grande conjunto de equações diferenciais, conhecidas como modelo-padrão.

Atualmente, muitos avanços da matemática têm surgido do estudo de números primos. Isso tem sido possível graças ao trabalho de brilhantes matemáticos de todo o mundo e também pelo desenvolvimento de computadores mais avançados, capazes de resolver cálculos extensos em tempos cada vez menores.

Leia também: 7 perguntas ainda não respondidas pela Física

Para que serve a matemática?

A matemática pera por grande parte das áreas do conhecimento, em especial, as ciências da natureza e as ciências aplicadas, como as engenharias. A matemática aplicada permite a elaboração de estatísticas que auxiliam na compreensão de fenômenos biológicos, físicos, químicos e até mesmo sociais, cuja análise é complexa e depende de muitas variáveis.

O desenvolvimento da matemática permitiu a construção de modelos que explicam o funcionamento da natureza. É a partir da linguagem matemática que se explicam a gravidade, a eletricidade, os fenômenos eletromagnéticos etc.

Além do papel fundamental que desempenha dentro das ciências, a matemática também é de extrema necessidade para a solução de problemas cotidianos. A contagem do tempo, o controle de gastos, as divisões e o agrupamento de coisas em conjuntos diferentes, por exemplo, são habilidades desenvolvidas ao longo da vida que só são possíveis quando estudamos e amos a compreender a matemática.

 

Por M.e Rafael Helerbrock
Professor de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Helerbrock Escritor oficial Brasil Escola

Videoaulas


Artigos de O que é Matemática?


O que é a área do triângulo?

O que é a área do triângulo? Essa é uma medida relacionada à quantidade de espaço que esse polígono ocupa no plano onde está definido.

O que é a condição de existência de um triângulo?

O que é a condição de existência de um triângulo? É um conjunto de desigualdades pelo qual é possível decidir se um triângulo pode ou não existir.

O que é a lei dos senos?

Para entender o que é a lei dos senos, é preciso saber que essa proporção pode ser usada para relacionar as medidas de ângulos e lados em triângulos quaisquer.

O que é álgebra?

A álgebra estuda as relações entre números e símbolos. Abrange tópicos como expressões, equações e funções. Podemos dividi-la em diversos tipos, como linear e booleana.

O que é anagrama?

Anagrama é a permutação de um conjunto de letras, ou seja, permutar nada mais é que reordenar essas letras de maneiras distintas.

O que é ângulo?

Ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas que possuem a mesma origem.

O que é círculo trigonométrico?

O que é círculo trigonométrico? Trata-se de um círculo em que todos os pontos estão relacionados com números reais e com ângulos.

O que é círculo?

O círculo de centro P e raio r é o conjunto de pontos que estão a uma distância igual ou inferior a r de P. Círculo e circunferência são figuras geométricas distintas.

O que é circunferência?

O que é circunferência? Trata-se de conjuntos de pontos definidos a partir de um ponto fixo (centro) e uma distância (raio).

O que é concavidade de uma parábola?

Para saber o que é concavidade de uma parábola, basta entender que essa figura representa uma função do segundo grau, em que o coeficiente a define a forma de sua reentrância.

O que é Conjunto dos Números Naturais?

O conjunto dos números naturais é o conjunto numérico mais simples e é formado pelos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ...

O que é discriminante?

Para entender o que é discriminante, deve-se saber que essa é uma parte importante da solução da equação do segundo grau pela fórmula de Bháskara.

O que é distância entre dois pontos?

Para entender o que é distância entre dois pontos, deve-se saber que essa é a medida do comprimento do segmento de reta que os liga e é obtida pelo teorema de Pitágoras.

O que é dízima periódica?

O que é dízima periódica e fração geratriz? A primeira é um decimal em que há uma repetição infinita de alguma sequência de números, e o segundo é a fração que o gerou.

O que é domínio, contradomínio e imagem?

O que é domínio, contradomínio e imagem? Esses conjuntos numéricos estão presentes na definição e nos resultados obtidos em uma função.

O que é elipse? Uma figura geométrica?

O que é elipse? Essa figura geométrica plana de formato arredondado é obtida na intersecção de um plano e um cone.

O que é Equação do 2° Grau?

Toda equação do tipo ax² + bx + c = 0 é uma equação do 2° grau. Uma das formas de resolvê-la é através da Fórmula de Bhaskara.

O que é equação?

O que é equação? Trata-se de uma expressão algébrica munida de uma igualdade: relação que permite encontrar os resultados da equação.

O que é expressão algébrica?

O que é expressão algébrica? É uma expressão formada por operações matemáticas que envolvem números conhecidos e desconhecidos.

O que é expressão numérica?

As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem de resolução dessas operações é preestabelecida.

O que é fatoração de polinômios?

O que é fatoração de polinômios? É um conjunto de técnicas que se baseia nas propriedades da multiplicação para reescrever polinômios na forma de produto.

O que é fórmula de Bháskara?

Sobre o que é fórmula de Bháskara, pode-se dizer que é uma forma de encontrar os resultados de uma equação do segundo grau a partir dos valores de seus coeficientes.

O que é fração?

O que é fração? É um modo de representar as partes pelas quais um objeto foi dividido. Assim, toda fração representa uma divisão e um número racional.

O que é função do primeiro grau?

Para entender o que é função do primeiro grau, deve-se saber que é aquela escrita na forma y = ax + b, em que a e b são reais e a é diferente de zero.

O que é função do segundo grau?

O que é função do segundo grau? Essa regra matemática possui uma forma algébrica que pode ser escrita como f(x) = ax2 + bx + c.

O que é função sobrejetora?

O que é função sobrejetora? Nesse tipo, o contradomínio e a imagem são o mesmo conjunto, ou seja, todo elemento do contradomínio está relacionado a um elemento do domínio.

O que é função?

Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples.

O que é geometria analítica?

O que é geometria analítica? Esse ramo da Matemática estuda a geometria plana e a espacial utilizando processos algébricos.

O que é geometria?

O que é geometria? É o estudo das formas presentes na natureza e das propriedades que essas formas possuem.

O que é gráfico?

O que é gráfico? É uma representação de informações obtidas em pesquisas por meio de formas geométricas para facilitar a leitura dos dados.

O que é hipérbole?

O que é hipérbole? Essa é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone duplo de revolução.

O que é lei dos cossenos?

O que é a lei dos cossenos? Essa expressão relaciona lados e ângulos de um triângulo, que não precisa apresentar, necessariamente, um ângulo reto.

O que é logaritmo?

O que é logaritmo? Trata-se da operação que encontra o expoente de uma potência quando se conhece sua base e seu resultado, uma espécie de inverso da potenciação.

O que é losango?

O que é losango? Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos.

O que é média ponderada?

A média ponderada é uma das medidas estatísticas que representam grandes listas de informações por um único número.

O que é MMC (mínimo múltiplo comum)?

O que é mínimo múltiplo comum (MMC)? Dados dois ou mais números, o MMC é o menor dos múltiplos que esses números possuem em comum.

O que é multiplicação?

A multiplicação é uma das quatro operações básicas. Utilizamos a multiplicação para representar adições sucessivas de determinado número.

O que é número composto?

O que é número composto? É qualquer número que pode ser escrito como resultado da multiplicação entre números primos.

O que é número primo?

Um número primo é aquele que é dividido apenas por um e por ele mesmo. Entre 0 e 100 existem apenas 25 números primos.

O que é o conjunto dos números inteiros?

O que é o conjunto dos números inteiros? Ele contém todos os números naturais e seus opostos aditivos.

O que é o conjunto dos números irracionais?

O que é o conjunto dos números irracionais? É o conjunto cujos elementos são números decimais infinitos que não podem ser representados por frações.

O que é o gráfico da função do 2° grau?

Para saber o que é o gráfico da função do 2° grau, deve-se entender que esse conjunto de pontos do plano cartesiano deve seguir a condição y = f(x).

O que é o método de completar quadrados?

O que é o método de completar quadrados? Essa técnica é usada para resolver equações do segundo grau, tornando os cálculos mais fáceis.

O que é o módulo ou valor absoluto de um número?

O módulo ou valor absoluto de um número corresponde à distância que esse número está da origem na reta numérica.

O que é o teorema de Pitágoras?

O que é o teorema de Pitágoras? É uma das relações que podem ser feitas entre os lados de um triângulo retângulo.

O que é o Teorema de Tales?

O que é o Teorema de Tales? Esse teorema garante a proporcionalidade entre segmentos de retas formados em um feixe de retas paralelas.

O que é parábola?

Para entender o que é parábola, deve-se saber que essa figura geométrica plana é o conjunto de pontos cuja distância até a reta r é a mesma até um ponto F.

O que é paralelogramo?

O que é paralelogramo? Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.

O que é permutação?

O que é permutação? É um assunto discutido em análise combinatória que aborda as diferentes formas de se ordenar os elementos de um conjunto.

O que é pirâmide?

O que é pirâmide? Trata-se de um sólido geométrico que possui uma base poligonal e um ponto fora do plano onde se encontra essa base.

O que é plano cartesiano?

O plano cartesiano é composto por infinitos pontos. As coordenadas de cada ponto são representadas por um par ordenado.

O que é plano?

O que é plano? Trata-se de uma noção geométrica para a qual não existe definição, apenas a ideia de uma superfície que não descreve curva alguma.

O que é poliedro?

Poliedros são sólidos geométricos limitados por polígonos. Os poliedros são classificados em pirâmides ou prismas, que são variações da mesma definição.

O que é polígono?

Para entender o que é polígono, deve-se saber que essa figura é uma linha fechada inteiramente formada por segmentos de reta que não se cruzam, exceto em suas extremidades.

O que é polinômio?

O que é polinômio? Trata-se de uma expressão algébrica formada pela adição de monômios.

O que é prisma?

O que é prisma? Trata-se de um sólido geométrico formado por segmentos de reta paralelos cujas extremidades são polígonos também paralelos.

O que é probabilidade?

O que é probabilidade? É o estudo de um número que representa as chances que determinado resultado apresenta de acontecer.

O que é Progressão Aritmética?

Uma progressão aritmética é uma sequência numérica ordenada por uma razão, proveniente da subtração de um termo por seu antecessor.

O que é Progressão Geométrica?

Uma progressão geométrica é uma sequência numérica em que a divisão de um elemento pelo elemento anterior resulta sempre em um mesmo valor, a razão.

O que é proporção?

O que é proporção? Trata-se da igualdade entre duas ou mais razões provenientes das medidas extraídas de grandezas.

O que é propriedade fundamental das proporções?

Para entender o que é propriedade fundamental das proporções, deve-se saber que ela garante uma equivalência entre uma proporção e uma igualdade entre produtos.

O que é quadrado?

O que é quadrado? Trata-se de uma figura geométrica plana poligonal e convexa que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos também congruentes e retos.

O que é radiciação?

Entender o que é radiciação, uma operação matemática inversa à potenciação, e suas principais propriedades pode facilitar os cálculos envolvendo raízes.

O que é razão trigonométrica?

O que é razão trigonométrica? É a definição matemática capaz de relacionar os ângulos de um triângulo retângulo às medidas de seus lados.

O que é regra de três?

O que é regra de três? Essa técnica é usada para descobrir uma medida de duas grandezas proporcionais quando conhecemos outras três de suas medidas.

O que é reta numérica?

A reta numérica é uma reta que é numerada de forma ordenada e que demonstra de maneira organizada geometricamente o conjunto numérico.

O que é reta?

O que é reta? Trata-se de um objeto matemático presente em algum espaço que origina semirretas e segmentos de reta.

O que é semelhança de triângulos?

Semelhança de triângulos é a situação em que dois triângulos têm seus ângulos correspondentes com mesma medida e seus lados proporcionais.

O que é trapézio?

O que é trapézio? Trata-se de um quadrilátero com um par de lados paralelos, que são chamados de bases.

O que é triângulo?

Triângulos são figuras geométricas que possuem três lados. São polígonos e, por isso, herdam as características e propriedades deles.

O que é trigonometria?

O que é trigonometria? É o estudo das relações entre ângulos e lados e algumas extensões dessas relações nos triângulos retângulos.

O que são ângulos colaterais internos e externos?

Para entender o que são ângulos colaterais internos e externos, devemos saber a posição ocupada por eles em um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal.

O que são ângulos opostos pelo vértice?

O que são ângulos opostos pelo vértice? São aqueles que estão em duas retas concorrentes, mas não são adjacentes.

O que são as dimensões do espaço?

O que são as dimensões do espaço? São as possibilidades de obter as medidas de largura, comprimento e profundidade em figuras e sólidos geométricos.

O que são cônicas?

Para entender o que são cônicas, devemos compreender que essas figuras geométricas planas são obtidas pela intersecção de um cone de revolução com um plano.

O que são conjuntos numéricos?

O que são conjuntos numéricos? São coleções de números que compartilham alguma característica em comum, além do fato de serem números.

O que são diagonais dos polígonos?

O que são diagonais dos polígonos? São segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.

O que são equações incompletas do segundo grau?

O que são equações incompletas do segundo grau? Essas expressões podem ser escritas como ax2 + bx + c = 0, em que b = 0 ou c = 0, ou ambos são iguais a zero.

O que são frações equivalentes?

O que são frações equivalentes? Essas frações representam a mesma quantidade e podem ser encontradas multiplicando numerador e denominador pelo mesmo número.

O que são grandezas direta e inversamente proporcionais?

Para entender o que tornam grandezas direta ou inversamente proporcionais, é necessário observar as variações apresentadas por cada uma delas.

O que são medidas de centralidade?

O que são medidas de centralidade? São números utilizados para representar listas inteiras de dados quando não é possível analisar todos eles.

O que são monômios?

Monômios são expressões algébricas que têm um número, conhecido como coeficiente, multiplicando uma ou mais letras (variáveis), a parte literal

O que são múltiplos?

Múltiplos de um número inteiro são o resultado da multiplicação desse número por todos os outros números inteiros.

O que são números complexos?

O que são números complexos? Trata-se de um novo conjunto numérico que excede o conjunto dos números reais.

O que são números pares e ímpares?

O que são números pares e ímpares? Os pares são aqueles terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8. Já os ímpares são aqueles que não são pares e são terminados em 1, 3, 5, 7 ou 9.

O que são números racionais?

O que são números racionais? São elementos de um conjunto numérico formado por todos os números que podem ser escritos na forma de fração.

O que são números reais?

O que são números reais? São números pertencentes a um conjunto numérico formado pela união de outros dois conjuntos: Racionais e Irracionais.

O que são poliedros de Platão?

Os poliedros de Platão são aqueles que possuem características em comum, como é o caso do tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.

O que são polígonos convexos e regulares?

O que são polígonos convexos e regulares? Essa categorização baseia-se no formato e medidas de lados e ângulos.

O que são pontos de máximo e de mínimo?

O que são pontos de máximo e de mínimo? Dependendo do coeficiente de uma função do segundo grau, eles correspondem, respectivamente, a seus pontos mais alto e mais baixo.

O que são posições relativas?

Para entender o que são posições relativas, deve-se saber que se relacionam com o número de interações entre duas figuras geométricas que ocupam o mesmo lugar no espaço.

O que são produtos notáveis?

O que são produtos notáveis? Eles são usados para facilitar cálculos e agilizar procedimentos matemáticos.

O que são quadriláteros?

O que são quadriláteros? Trata-se de polígonos formados por apenas quatro lados. Os mais importantes são os trapézios e os paralelogramos.

O que são relações métricas no triângulo retângulo?

O que são relações métricas no triângulo retângulo? São expressões que relacionam apenas as medidas dos lados desse tipo de triângulo.

O que são seno, cosseno e tangente?

O que são seno, cosseno e tangente? Essas divisões entre lados de um triângulo retângulo são usadas para relacionar medidas de lados e ângulos desse polígono.

Potenciação

A potenciação é uma operação matemática que indica multiplicações sucessivas de fatores iguais.